GIFs no Android: turbine seu mensageiro com animações sem baixar apps

WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram oferecem busca interna em acervo de GIFs. Passo a passo explica como encontrar as imagens animadas no celular.


Por Barbara Mannara, para o TechTudo

Os usuários de celulares com Android podem encontrar GIFs divertidos no celular por um acervo embutido em mensageiros já utilizados no dia a dia. Isso sem precisar lotar o espaço baixando aplicativos extras, nem perder tempo pesquisando as imagens na internet. O WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram oferecem esse recurso interno, com acesso simples.

É possível fazer buscas por palavras-chave utilizando títulos de séries, filmes, esportes, emoções ou até o nome daquele seu ator favorito, com suporte para o português. A dica ajuda a animar a conversa com amigos ou grupos, para ir além dos textos e emojis. O teclado GBoard do Google também permite encontrar GIFs, compatível com os três mensageiros. Curioso para saber como tudo funciona? Veja o passo a passo neste tutorial completo.

Veja como encontrar GIFs no WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e Gboard (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Veja como encontrar GIFs no WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e Gboard (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Veja como encontrar GIFs no WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e Gboard (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Pelo WhatsApp

Passo 1. Primeiro vamos explicar como encontrar a busca por GIFs embutida no WhatsApp. Abra o aplicativo mensageiro no Android e, em seguida, encontre uma conversa com seu amigo no grupo. Na tela de chat, toque no ícone de emoticon com "carinha feliz".

Abra uma conversa e toque no emoji de carinha no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Abra uma conversa e toque no emoji de carinha no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Abra uma conversa e toque no emoji de carinha no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 2. Na base na aba de emojis, toque no botão de "GIF". Na tela serão exibidas as animações mais populares no momento no app.

Encontre o botão de GIF no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Encontre o botão de GIF no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Encontre o botão de GIF no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Faça uma busca usando o botão de "lupa", digitando um termo-chave. Ao encontrar o GIF perfeito, toque na imagem para ampliar. A animação será reproduzida e será possível adicionar uma legenda na mensagem. Para enviar, selecione a seta em verde.

Pesquise por um GIF especifico no WhatsApp e envie para seus amigos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Pesquise por um GIF especifico no WhatsApp e envie para seus amigos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pesquise por um GIF especifico no WhatsApp e envie para seus amigos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Assista ao vídeo abaixo para aprender a enviar GIFs pelo WhatsApp.

Como enviar GIFs no WhatsApp

Como enviar GIFs no WhatsApp

Pelo Facebook Messenger

Passo 1. Encontre uma conversa com um amigo ou grupo do Messenger. Em seguida, toque no emoji de "carinha feliz", na barra para digitar recados. Será aberta uma aba na base do aplicativo. Agora, basta tocar em "GIF" para acessar as animações mais populares recentemente.

Abra a conversa com seu amigo no Messenger e encontre a galeria de GIFs (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Abra a conversa com seu amigo no Messenger e encontre a galeria de GIFs (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Abra a conversa com seu amigo no Messenger e encontre a galeria de GIFs (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Utilize a barra de "Pesquisar" para encontrar GIFs com temas específicos. Depois basta tocar na imagem para enviar na conversa com seu grupo ou amigo.

Pesquise por GIFs no Facebook Messenger e envie na conversa (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Pesquise por GIFs no Facebook Messenger e envie na conversa (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pesquise por GIFs no Facebook Messenger e envie na conversa (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pelo Telegram

Passo 1. O Telegram também oferece uma busca interna por GIFs mas nem todos os usuários sabem disso porque a função fica escondida em um código. Para descobrir, abra uma conversa com um amigo ou grupo. Em seguida, digite o atalho "@ gif" (sem aspas) e dê um espaço no texto. O Telegram vai ativar uma busca pelas imagens animadas, mostrando as mais populares no topo.

Abra a conversa no Telegram e digite o atalho para buscar GIFs (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Abra a conversa no Telegram e digite o atalho para buscar GIFs (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Abra a conversa no Telegram e digite o atalho para buscar GIFs (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Faça uma busca por um tema específico, digitando a palavra logo após do comando "@gif" (como no exemplo abaixo). Toque no GIF para expandir na tela e confirme o compartilhamento na conversa em "Enviar".

Pesquise por GIFs no Telegram e envie para seu amigo (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Pesquise por GIFs no Telegram e envie para seu amigo (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pesquise por GIFs no Telegram e envie para seu amigo (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

No Gboard

Caso você já use o teclado oficial do Google no seu Android, saiba que ele tem acesso a um acervo de GIFs, compatível para enviar em mensageiros como WhatsApp, Messenger e Telegram. Encontrar as animações e enviar na conversa fica bem mais simples assim, já que você só precisa decorar um caminho.

Passo 1. Abra uma conversa com seu amigo ou grupo em um mensageiro compatível. Depois toque no campo de texto, como se fosse digitar uma mensagem para a pessoa. O teclado virtual Gboard será expandido na base da tela. Selecione o emoji de "Carinha feliz". Depois toque em "GIF" para mostrar as animações.

Abra o teclado Gboard do Google e encontre o acervo de GIFs (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Abra o teclado Gboard do Google e encontre o acervo de GIFs (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Abra o teclado Gboard do Google e encontre o acervo de GIFs (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. O Gboard já oferece sugestões de temas rápidos, como GIFs de "Bate aqui", "bater palmas", "bacana", "sim", "fazer brinde" e "abraços". Para ver as animações em cada tema, basta tocar em uma das opções. São armazenados inclusive seus GIFs de "uso recente", na primeira categoria, para você não perder tempo buscando novamente. No topo há uma barra de "Pesquisar GIFs", para encontrar seu tema preferido por palavra-chave. Para enviar na conversa, basta tocar na imagem.

Encontre GIFs com temas específicos e envie na conversa com seu amigo no mensageiro (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Encontre GIFs com temas específicos e envie na conversa com seu amigo no mensageiro (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Encontre GIFs com temas específicos e envie na conversa com seu amigo no mensageiro (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como baixar GIFs do WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo