Skype ganha 'Stories'; veja como postar histórias na seção de Destaques

Aplicativo de chamadas copia Snapchat e permite enviar fotos e vídeos para seus contatos. Saiba como funciona.


Por Elson de Souza, para o TechTudo

O Skype também aderiu à onda de “cópias do Snapchat” e lançou sua própria versão dos posts que somem: os Destaques (Highights). Disponível na versão 8.0 do app para Android, o recurso permite que o usuário compartilhe fotos e vídeos com seus contatos no aplicativo de chamadas por até uma semana.

Assim como no Instagram Stories, WhatsApp Status, Facebook Stories e "Meu Dia" do Messenger, é possível adicionar adesivos e fazer desenhos nas suas capturas. Veja, neste tutorial do TechTudo, o passo a passo de como publicar um Destaque no Skype.

Skype ganhou função Destaques similar às Stories do Instagram e Snapchat (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Skype ganhou função Destaques similar às Stories do Instagram e Snapchat (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Skype ganhou função Destaques similar às Stories do Instagram e Snapchat (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Como funcionam os Destaques

No geral, a captura e a edição de fotos ou vídeos é bastante parecida com a do Instagram ou Snapchat. No entanto, a principal diferença é que apenas as pessoas autorizadas verão os destaques no aplicativo de imagens. Ou seja, será necessário enviar uma solicitação para seguir os amigos antes de ver as histórias deles.

Além disso, os destaques duram uma semana, bem mais que as 24 horas das histórias do Snapchat e Instagram. Os usuários podem interagir ainda através de texto ou reações com os adesivos da rede social. Se quiser, também é possível enviar as criações para amigos e grupos de forma privada.

Os destaques fazem parte de uma reformulação completa do aplicativo do Skype. A novidade está disponível primeiro no Android, mas deve chegar ao iPhone (iOS) e outras plataformas em breve.

Como publicar Destaques

Passo 1. Na tela inicial do Skype, toque na guia “Capturar”.

Passo 2. A interface de câmera será aberta normalmente. Toque no botão central rapidamente para capturar uma foto ou longamente para gravar. Se quiser importar da galeria, toque no ícone de imagens.

Skype tem aba separada para captura de destaques (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Skype tem aba separada para captura de destaques (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Skype tem aba separada para captura de destaques (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

App do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 3. Na tela seguinte, observe que há três botões no topo direito para adicionar elementos à sua captura:

Adicionar texto: Nessa opção, o usuário pode adicionar uma legenda para o seu destaque. Para mudar a fonte ou estilo, toque repetidamente no botão. Já as cores podem ser alteradas na paleta ao lado.

Usuário pode adicionar textos aos destaques do Skype (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Usuário pode adicionar textos aos destaques do Skype (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Usuário pode adicionar textos aos destaques do Skype (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Adesivos: O Skype possui diversos emojis e stickers personalizados. Para adicioná-los, toque no segundo botão para escolher uma personagem. É possível também navegar por diferentes categorias na parte inferior da tela.

Skype Destaques Stories (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Skype Destaques Stories (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Skype Destaques Stories (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pintar: Toque no ícone de pincel para escrever sobre a tela com tinta. O recurso é bastante parecido ao encontrado no Snapchat e Instagram. Para desfazer, basta tocar no botão de seta na parte inferior da tela.

Função pincel permite fazer desenho nas histórias do Skype (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Função pincel permite fazer desenho nas histórias do Skype (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Função pincel permite fazer desenho nas histórias do Skype (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Se quiser salvar sua fotografia na galeria antes de enviar ou publicar, toque no ícone de seta para baixo.

Passo 5. Para adicionar uma foto diretamente nos seus destaques, basta tocar sobre o ícone de diamante.

Usuário pode salvar a imagem antes de adicionar aos destaques do Skype (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Usuário pode salvar a imagem antes de adicionar aos destaques do Skype (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Usuário pode salvar a imagem antes de adicionar aos destaques do Skype (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Dica: também é possível enviar as fotos no chat. Para isso, toque sobre o ícone de seta azul e selecione os contatos na tela seguinte.

Usuário pode enviar fotos ou vídeos do Skype diretamente para amigos (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Usuário pode enviar fotos ou vídeos do Skype diretamente para amigos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Usuário pode enviar fotos ou vídeos do Skype diretamente para amigos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Como seguir amigos e ver os destaques deles

Passo 1. Acesse a guia “Destaques” na tela inicial do Skype e toque sobre o botão de pessoa no canto superior direito.

Passo 2. Toque no botão de “seguir pessoas” na mesma posição.

Usuário deve seguir amigos para ver as histórias deles (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Usuário deve seguir amigos para ver as histórias deles (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Usuário deve seguir amigos para ver as histórias deles (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Digite o nome da pessoa que você deseja seguir.

Passo 4. Toque no botão "seguir", ao lado do nome dela, para enviar a solicitação. Aguarde até que o contato aceite.

Usuário precisa enviar solicitação para ver destaques de amigos no Skype (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Usuário precisa enviar solicitação para ver destaques de amigos no Skype (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Usuário precisa enviar solicitação para ver destaques de amigos no Skype (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Após a autorização, a história aparecerá na guia Destaques. Toque nela para visualizar.

Passo 6. É possível enviar uma mensagem tocando sobre o ícone "A" ou uma reação a partir do botão de emoji, ambos na parte inferior da tela.

Usuário pode ver e interagir com destaques publicados por amigos (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Usuário pode ver e interagir com destaques publicados por amigos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Usuário pode ver e interagir com destaques publicados por amigos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Qual a sua rede social favorita? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo