Facebook, Messenger e Instagram: como enviar fotos privativas e que somem

Imagens efêmeras fazem sucesso na internet. Em tutorial, aprenda como usar a função nos aplicativos para Android.


Por Barbara Mannara, para o TechTudo

Os aplicativos do Facebook, Messenger e Instagram permitem enviar mensagens privadas que duram apenas 24 horas ou ainda menos pelo celular. Com o recurso, que tem diferentes nomes em cada rede social ou mensageiro, o usuário pode compartilhar fotos e vídeos "secretos" mantendo sua privacidade.

No Facebook, o "Direct" é uma caixa de entrada separada no app. Ao enviar uma mensagem, seu amigo pode abri-la mais de uma vez durante as 24 horas. No Instagram, a função é ainda mais restrita: a mídia desaparece depois de visualizada. Já no Messenger a "Conversa Secreta" permite ativar criptografia de ponta a ponta e escolher o tempo para o recado sumir entre cinco segundos e um dia.

Quer saber como usar cada recurso? Veja o passo a passo neste tutorial para Android.

Veja como enviar mensagens privadas que duram 24 horas ou menos no Facebook, Messenger e Instagram (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo) Veja como enviar mensagens privadas que duram 24 horas ou menos no Facebook, Messenger e Instagram (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Veja como enviar mensagens privadas que duram 24 horas ou menos no Facebook, Messenger e Instagram (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Facebook

Passo 1. Abra o aplicativo do Facebook no celular e toque no ícone em formato de avião de papel, no topo esquerdo da tela. Depois selecione o botão de "Enviar foto/vídeo".

Toque no botão do Facebook Direct e inicie uma nova mensagem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Toque no botão do Facebook Direct e inicie uma nova mensagem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Toque no botão do Facebook Direct e inicie uma nova mensagem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Faça a captura usando o botão central. Também é possível trocar para a câmera frontal (no botão de câmera) e usar os efeitos de realidade aumentada e filtros (no ícone de varinha mágica) como se fosse postar na sua História. Depois da captura, digite textos usando o botão (Aa) do topo ou faça desenhos (ícone de lápis). Continue no botão branco de "seta".

Crie seu Facebook Direct pelo celular, personalize e envie privadamente (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Crie seu Facebook Direct pelo celular, personalize e envie privadamente (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Crie seu Facebook Direct pelo celular, personalize e envie privadamente (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Em seguida, marque a pessoa para quem deseja mandar a Direct pelo Facebook. Confirme na seta azul para enviar. Será mostrada uma confirmação de envio. O destinatário poderá abrir a mensagem várias vezes, dentro das 24 horas de envio, e o conteúdo não será publicado para outros amigos.

Escolha para qual amigo o Facebook deseja mandar a Direct (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Escolha para qual amigo o Facebook deseja mandar a Direct (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Escolha para qual amigo o Facebook deseja mandar a Direct (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Seu amigo poderá responder diretamente pelo Direct, usando uma foto, texto ou emoji. Note que será mostrado um alerta quando alguém te enviar uma Direct. Use a barra de texto para digite mensagens, enviar emojis ou selecione a câmera para enviar uma resposta por mídias, que têm as mesmas funções já mostradas.

Responda a Facebook Direct dos seus amigos pelo app no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Responda a Facebook Direct dos seus amigos pelo app no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Responda a Facebook Direct dos seus amigos pelo app no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Facebook Messenger

Passo 1. Abra o Messenger no Android e toque no botão de perfil, no topo do app. Encontre o item de "Conversas secretas".

Acesse seu perfil e depois entre em conversas secretas no Messenger pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Acesse seu perfil e depois entre em conversas secretas no Messenger pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse seu perfil e depois entre em conversas secretas no Messenger pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Agora ligue o recurso na chave de "Conversas secretas" e confirme em "Ativar". Ela ficará em azul.

Ative o recurso de conversas secretas no Messenger pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Ative o recurso de conversas secretas no Messenger pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ative o recurso de conversas secretas no Messenger pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Encontre seu amigo no Messenger e abra uma conversa normal com ele pelo celular. Depois toque no botão de "i" no topo direito e selecione "Ir para uma conversa secreta".

Acesse mais informações da conversa com seu amigo e abra uma mensagem secreta (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Acesse mais informações da conversa com seu amigo e abra uma mensagem secreta (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse mais informações da conversa com seu amigo e abra uma mensagem secreta (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Note que a janela de conversa oculta é diferente, com barras e botões em preto. Toque no botão em formato de relógio e estipule por quanto tempo sua mensagem ficará disponível após ser visualizada, com opções entre 5 segundos e 1 dia (24 horas). Agora digite sua mensagem temporária no campo de texto ou envie uma foto/vídeo da sua câmera ou galeria do celular.

Escolha o tempo para o recado ficar disponível e envie textos, fotos e emojis (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Escolha o tempo para o recado ficar disponível e envie textos, fotos e emojis (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Escolha o tempo para o recado ficar disponível e envie textos, fotos e emojis (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Quando a pessoa visualizar o conteúdo, no seu celular ele já ficará oculto com um efeito borrado. No final do tempo estipulado tudo simplesmente desaparecerá da conversa, em ambos celulares, automaticamente.

A imagem ficará borrada quando visualizada e desaparecerá no tempo estipulado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) A imagem ficará borrada quando visualizada e desaparecerá no tempo estipulado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

A imagem ficará borrada quando visualizada e desaparecerá no tempo estipulado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Instagram

Passo 1. Abra o Instagram e toque no ícone de "câmera" no topo esquerdo da tela, como se fosse fazer um Stories. Será aberto o recurso de câmera: você pode registrar uma foto/vídeo na hora ou selecionar uma da galeria do celular. Além disso, é possível usar todos os efeitos divertidos nas selfies, com filtros de realidade aumentada (botão de carinha). Capture a imagem com um toque no botão central ou mantenha pressionado para gravar vídeos.

Crie seu conteúdo no Instagram pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Crie seu conteúdo no Instagram pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Crie seu conteúdo no Instagram pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Personalize sua imagem com ícones divertidos (carinha), desenhos à mão (botão de lápis) ou texto (Aa) usando as ferramentas no topo do app. Em seguida, continue em "Avançar". Selecione o amigo para o qual deseja enviar o conteúdo de forma privada. Confirme em "Enviar". A imagem/vídeo desaparecerá depois de visualizada e em nenhum momento ficará disponível nas suas histórias públicas.

Personalize e envie o conteúdo privadamente para um amigo no Instagram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Personalize e envie o conteúdo privadamente para um amigo no Instagram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Personalize e envie o conteúdo privadamente para um amigo no Instagram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Você também pode enviar mensagens que desaparecem diretamente pela tela de Direct. Para isso, toque no botão de "avião de papel" no topo direito da tela e selecione uma das conversas privadas com seus amigos.

Abra o recurso de Direct no Instagram para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Abra o recurso de Direct no Instagram para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Abra o recurso de Direct no Instagram para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Toque no botão de câmera azul, no canto esquerdo. Note que ele é diferente do ícone de enviar imagens sem prazo de validade (ao lado do coração). Registre o conteúdo com o app de câmera, usando as mesmas funcionalidades já mostradas, e personalize como preferir. Agora confirme em "Enviar". O conteúdo desaparecerá depois de visualizado.

Envie uma mensagem direta com o conteúdo que desaparece depois de visualizado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Envie uma mensagem direta com o conteúdo que desaparece depois de visualizado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Envie uma mensagem direta com o conteúdo que desaparece depois de visualizado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Qual a sua rede social favorita? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Mais Instagram: aprenda como fazer Stories

Mais Instagram: aprenda como fazer Stories

MAIS DO TechTudo