iPhone sem som? Descubra como resolver o problema no celular da Apple

Pequenos ajustes podem evitar que você tenha que recorrer à assistência técnica


Por Lucas Mendes, para o TechTudo

Falhas no sistema de som do iPhone (iOS) é um problema que pode atingir muitos usuários. Depois de certo tempo de uso, é comum que alguns celulares comecem a apresentar defeitos. Porém, há algumas maneiras de descobrir o motivo pelo qual o som do iPhone não está funcionando, e resolver a situação com alguns ajustes.

O TechTudo separou algumas das possíveis causas para a falta de som no telefone da Apple. Os procedimentos listados abaixo são sugestões do suporte da fabricante. Se as dicas não atenderem ao seu caso, nossa sugestão é entrar em contato com a assistência técnica, para que eles possam diagnosticar a verdadeira causa do problema.

iPhone pode apresentar problemas no som (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) iPhone pode apresentar problemas no som (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

iPhone pode apresentar problemas no som (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Verifique os ajustes de áudio

Duas configurações específicas podem bloquear o som do seu iPhone: a chave lateral e a função "Não Perturbe". Portanto, certifique-se de que nenhum desses recursos é o causador do seu problema. Para isso, é só desativar o "Não Perturbe", tocando sobre o ícone de lua na central de controle, e checar a chave que fica na lateral esquerda do iPhone.

Desative a função Desative a função

Desative a função "Não Perturbe" do iPhone (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Teste em um app com som

Faça um teste com um app que tenha som. Pode ser um jogo ou o YouTube, por exemplo. Caso o som seja reproduzido, significa que as caixas de som do iPhone estão funcionando normalmente.

Conecte o seu fone de ouvido

Outro teste importante é o do fone de ouvido. Plugue o aparelho no seu celular e tente ouvir alguma música. Se o som funcionar, significa que o problema realmente pode ser a saída de som do iPhone.

Teste o iPhone com um fone de ouvido (Foto: Ana Marques/TechTudo) Teste o iPhone com um fone de ouvido (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Teste o iPhone com um fone de ouvido (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Desative o Bluetooth

Quando um celular está conectado a um dispositivo de som via Bluetooth, todo áudio do smartphone passa a ser reproduzido nesse aparelho. Portanto, desligue o Bluetooth para garantir que não é isso que está impedindo o som no seu iPhone.

Desative ao Bluetooth do iPhone (Foto: Reprodução/Lucas Mendes) Desative ao Bluetooth do iPhone (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Desative ao Bluetooth do iPhone (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Reinicie o iPhone

Por último, tente reiniciar o iPhone e testar novamente o som. Em alguns casos, o famoso "desliga e liga de novo" pode acabar funcionando.

Se, após o passo a passo acima, o problema continuar, procure o suporte da Apple. Para isso, veja como saber qual é a assistência técnica para iPhone mais próxima de você.

MAIS DO TechTudo