WhatsApp, Instagram e Facebook têm autenticação dupla; aprenda como ativar

Segurança extra permite proteger melhor o mensageiro e as redes sociais. Aprenda a usar o método de verificação em duas etapas.


Por Barbara Mannara, para o TechTudo

Eles estão entre os aplicativos mais usados pelos brasileiros. WhatsApp, Instagram e Facebook oferecem um recurso de segurança chamado verificação em duas etapas. Trata-se de um camada extra de proteção, além do acesso pessoal com login e senha. Essa função é importante para quem deseja manter suas informações pessoais longe do acesso indevido de estranhos e é simples de ativar pelos apps no celular Android.

No caso das redes sociais citadas acima, o smartphone é usado para receber um código via SMS, necessário para acessar sua conta. Então mesmo que a outra pessoa tenha sua senha, ela não poderá ver seu perfil. Já no mensageiro, é possível registrar um código extra e pessoal, que é solicitado ao instalar o app no celular e durante o uso do mensageiro.

Descubra neste tutorial todos os truques e o passo a passo de como configurar.

Veja como ativar a verificação em duas etapas no Facebook, Instagram e WhatsApp em celulares Android (Foto: Tainah Tavares/TechTudo) Veja como ativar a verificação em duas etapas no Facebook, Instagram e WhatsApp em celulares Android (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)

Veja como ativar a verificação em duas etapas no Facebook, Instagram e WhatsApp em celulares Android (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)

Facebook

Passo 1. Abra o aplicativo no celular e toque no ícone de menu, indicado por três linhas, no topo direito do app. Depois, encontre a categoria de "Configurações da conta". Na tela seguinte, toque em "Segurança e login".

Acesse as configurações da conta e segurança no Facebook pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Acesse as configurações da conta e segurança no Facebook pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse as configurações da conta e segurança no Facebook pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Selecione o recurso "Use autenticação de dois fatores" e marque a caixa de texto no topo, ao lado de "Autenticação de dois fatores".

Inicie a ativação da verificação em duas etapas do Facebook pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Inicie a ativação da verificação em duas etapas do Facebook pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Inicie a ativação da verificação em duas etapas do Facebook pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Toque em "Iniciar configuração" para configurar a segurança extra. Depois, selecione "Continuar" para receber uma mensagem de texto de confirmação no celular. Vale lembrar que para ativar a verificação em duas etapas é necessário ter um número de telefone associado ao seu perfil.

Selecione seu celular para receber o código de acesso do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Selecione seu celular para receber o código de acesso do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Selecione seu celular para receber o código de acesso do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. O app vai pedir sua senha de login do Facebook para confirmar a ativação. Depois, digite o código SMS recebido no celular, com seis dígitos, e toque em "Continuar".

Adicione sua senha e código de confirmação recebido via SMS no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Adicione sua senha e código de confirmação recebido via SMS no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Adicione sua senha e código de confirmação recebido via SMS no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Marque a caixa de texto para ativar o código imediatamente e confirme em "Fechar". Agora, quando você for entrar no Facebook, logo após de digitar o login e senha no celular ou web, será solicitado um código único enviado via SMS para continuar o acesso.

No login do Facebook será necessário digitar o código extra recebido pelo celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) No login do Facebook será necessário digitar o código extra recebido pelo celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

No login do Facebook será necessário digitar o código extra recebido pelo celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Instagram

Passo 1. Abra o aplicativo do Instagram e toque no ícone de perfil, indicado por um avatar no canto direito da tela. Em seguida, selecione o menu, indicado por três pontos, no topo. Nas configurações de conta, acesse a categoria de "Autenticação em dois fatores".

Abra as configurações de perfil do Instagram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Abra as configurações de perfil do Instagram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Abra as configurações de perfil do Instagram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Ative a chave em "Exigir código de segurança" no topo da tela (que vai ficar em azul) e toque em "Adicionar número" para cadastrar seu celular pela primeira vez. Digite o número do seu telefone usando o padrão de +55 (código do Brasil), o DDD da sua cidade e o número completo. Toque no botão de seta azul para continuar.

Ative a verificação em duas etapas do Instagram e configure seu telefone (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Ative a verificação em duas etapas do Instagram e configure seu telefone (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ative a verificação em duas etapas do Instagram e configure seu telefone (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Você vai receber um código de segurança via SMS que deve ser digitado. Para prosseguir, toque no botão de seta azul no topo. Depois, faça um print dos seus códigos de reserva para acessar sua conta do Instagram caso você tenha problemas recebimento de SMS no smartphone, por exemplo.

Confirme com o código via SMS e salve os códigos de reserva do Instagram no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Confirme com o código via SMS e salve os códigos de reserva do Instagram no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Confirme com o código via SMS e salve os códigos de reserva do Instagram no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Agora, ao acessar pelo celular ou navegador web desconhecidos será necessário digitar um novo código recebido via SMS.

WhatsApp

Passo 1. Abra o mensageiro no Android e toque no menu do topo, indicado por três pontos. Depois, selecione "Configurações" e toque na categoria "Conta".

Abra as configurações de conta do WhatsApp pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Abra as configurações de conta do WhatsApp pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Abra as configurações de conta do WhatsApp pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Selecione o item de "Verificação em duas etapas" e continue em "Ativar".

Inicie a ativação da verificação em duas etapas do WhatsApp no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Inicie a ativação da verificação em duas etapas do WhatsApp no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Inicie a ativação da verificação em duas etapas do WhatsApp no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Digite um código pessoal com seis números e depois confirme o mesmo PIN.

Adicione um código pessoal de verificação do WhatsApp no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Adicione um código pessoal de verificação do WhatsApp no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Adicione um código pessoal de verificação do WhatsApp no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Digite seu email pessoal para recuperação de conta, caso você esqueça seu PIN pessoal. Pronto, sua verificação será ativada no mensageiro. Assim ficará mais difícil de alguém conseguir usar seu WhatsApp indevidamente instalando em outro aparelho, por exemplo.

Adicione seu e-mail de recuperação e conclua a configuração no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Adicione seu e-mail de recuperação e conclua a configuração no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Adicione seu e-mail de recuperação e conclua a configuração no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

A autenticação em duas etapas dos três aplicativos abordados neste texto requer que o telefone esteja conectado na rede de telefonia. O passo a passo é válido para a maioria dos casos, mas vale fazer um lembrete aos viajantes: quando você visita outro país e coloca um novo chip de telefonia, deixa de receber as mensagens SMS direcionadas ao seu número original. Portanto, muito cuidado quando estiver viajando e tiver algum serviço com a autenticação dupla em funcionamento.

Qual o melhor app que você tem no seu celular? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais WhatsApp: cinco dicas para usar o app com segurança

Mais WhatsApp: cinco dicas para usar o app com segurança

MAIS DO TechTudo