03/12/2010 16h29 - Atualizado em 24/10/2013 09h12

Como fechar um programa no Windows sem usar o Gerenciador de Tarefas

Paulo Vanderley
por
Para o TechTudo

Para evitar que os usuários com vocação hacker curiosos possam causar problemas num computador Windows, muitas vezes o gerenciador de tarefas é desativado pelo administrador do sistema. Mas essa ferramenta é importante quando uma aplicação mal comportada congela e fica sem responder ao sistema operacional.

Olha só o tamanho do problema: Como fazer para encerrar a aplicação, se o botão fechar não responde e você não tem acesso ao gerenciador de tarefas? Fique calmo, tudo o que você precisa é do prompt de comandos do Windows.

Passo 1. Para acessar o prompt de comandos do Windows, acesse o menu Iniciar > Executar.

Passo 2. Dentro do campo de texto da caixinha que aparece, digite cmd e clique em OK. A janela do prompt de comandos deverá abrir-se para receber as suas ordens.

Passo 3. Antes de encerrar o programa malcriado, você deve saber qual é a identificação que o Windows deu para ele, chamada de PID (“Process Identifier” ou “identificador de processos”). Para ver uma lista dos processos (ou programas) em execução, digite o comando tasklist e tecle Enter. Irá aparecer uma relação contendo o nome dos processos, e na frente o PID de cada um deles.

Comando tasklist relaciona processos em execução no momentoComando tasklist relaciona processos em execução no momento (Foto: Reprodução)

Passo 4. Depois de localizar o PID do programa, vamos matá-lo de uma vez. Utilizando o exemplo acima, vou encerrar o próprio programa cmd, ou seja, vou forçá-lo a cometer um suicídio. Perceba que o PID do processo cmd é o 1852.

Passo 5. Agora ficou fácil: Basta digitar no prompt o comando assassino taskkill com o PID da vítima. Ou seja, nesse caso a linha de comando deverá ser taskkill /PID 1852.

Comando taskkill elimina um determinado processoComando taskkill elimina um determinado processo (Foto: Reprodução)

Pronto, o processo foi encerrado pelo Windows, sem utilizar o gerenciador de tarefas, com duas palavrinhas mágicas: tasklist e taskkill. Fácil não?

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares