28/12/2010 15h16 - Atualizado em 14/07/2011 07h08

Como identificar um notebook recondicionado

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Número de passos: 4

Computadores remanufaturados (refurbished, em inglês) são mais comum do que se imagina. Trata-se de máquinas que apresentam algum tipo de problema, voltam para o fabricante para correção do falha e são encaminhadas para a loja novamente.

Esses computadores geralmente são vendidos por um preço abaixo da média do mercado, o que pode ser um bom negócio dependendo do problema e do preço. O problema em questão pode ser com um simples tecla ou com o processador. Dependendo do caso a falha pode ter sido corrigida definitivamente e nunca mais voltar, ou dar muita dor de cabeça ao futuro dono.

A anomalia pode ser detectada em testes de qualidade do próprio fabricante ou por algum consumidor. Nesse último caso, além de recondicionado o computador também estará usado, mesmo que por alguns dias. Isso acontece porque algumas marcas oferecem troca imediata de produtos defeituosos.

Usando notebook no sofáUsando notebook no sofá (Foto: stock.xchng)

Se você planeja comprar um notebook, essas dicas foram feitas para você. Vamos apresentar dicas básicas para que você não caia em uma cilada:

Passo 1. Desconfie: Apesar dos portáteis estarem cada vez mais acessíveis, dificilmente iremos encontrar um computador que normalmente custa 3 mil reais sendo vendido pela metade do preço. Se isso acontecer, existe a grande probabilidade de ser um produto ilegal ou recondicionado;

Passo 2. Pergunte: Não tenha medo, vendedores são treinados para lhe auxiliar e responder as suas dúvidas da forma mais honesta possível. Mas na prática, infelizmente, sabemos que isso dificilmente acontece. Portanto, compre sempre com um vendendor de confiança;

Passo 3. Teste: Antes de fechar negócio, peça para ligar o computador. Não tenha pressa, teste o que for necessário. Verifique se tudo está funcionando como deveria, e cheque sempre o processador, memória, HD… enfim, se o que você está levando é realmente o que lhe foi apresentado;

Passo 4. Olhe: A maioria das fabricantes diferenciam um produto recondicionado com alguma sigla — R, RB, número de série diferenciado e/ou um asterisco ao lado. Mas preste muita atenção, trata-se de um detalhe tão pequeno que na maioria das vezes chega a passar despercebido.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares