Internet

15/12/2010 16h35 - Atualizado em 14/07/2011 07h09

Como integrar o Google Analytics a uma Página Oficial (Fan Page) do Facebook

Mariana Musa
por
Para o TechTudo

Nível: Avançado
Aplicativos necessários: Filezilla e Facebook Google Analytics Tracker
Número de passos: 14

O crescimento do Facebook no Brasil abriu uma grande porta de divulgação para empresas, blogs e sites brasileiros através da criação de Páginas Oficiais (Fan Page). Além de garantir a presença de sua marca nas redes sociais, as páginas ainda geram tráfego para o site. Para acompanhar todas as estatísticas de sua página no Facebook de uma forma mais ampla, com mais dados gerados do que no Facebook Insight, nada melhor do que integrá-la ao Google Analytics.

Crie uma nova conta no seu Analytics

Passo 1. Acesse sua conta do Google Analytics. Caso não tenha uma, você pode criar usando sua conta do Google ou com qualquer outro endereço de E-mail no endereço http://www.google.com.br/Analytics.

Passo 2. Depois de se logar, crie uma nova conta para sua página do Facebook clicando em "Adicionar nova conta" na direita da barra superior, a barra laranja.

Google Analytics no FacebookGoogle Analytics no Facebook (Foto: Reprodução/Mariana Musa)

Passo 3. Adicione suas informações nos campos pedidos: em URL do site, você pode colocar simplesmente Facebook.com ou o endereço de sua página no site, como Facebook.com/suapagina. Depois escolha o nome que identificará sua conta, acerte seu país, o fuso horário, e clique em "Continuar".

Passo 4. Preencha suas informações de contato.

Passo 5. Aceite os termos de serviço do Google Analytics e clique em "Criar nova conta".

Passo 6. Nas instruções de acompanhamento, escolha "Um Único domínio (padrão)", e clique em "Salvar e concluir". Você não vai precisar usar o código gerado na direita

Passo 7. Feito tudo isso, o Google Analytics vai gerar um código de tracking para sua página similar à UA-20176114-9.

Alterando seu código de tracking para adicionar ao Facebook

Com seu código de tracking em mãos, é hora de configurá-lo no Facebook. Para isso, usaremos o Facebook Google Analytics Tracker, uma ferramenta gratuita, que gerará um novo código, uma vez que o Facebook não aceita JavaSript.

Passo 8. Faça o download do Facebook Google Analytics Tracker na página oficial e extraia o conteúdo do zip para uma pasta no seu computador.

Passo 9. Faça o upload do conteúdo da pasta que você criou no seu pc em uma nova pasta - crie com o nome que preferir - dentro do diretório public_html do seu site usando uma conexão FTP. Para isso, você vai precisar de um programa como o FilleZilla, cujo download você faz no Baixatudo, no link: http://www.baixatudo.com.br/filezilla.

Google Analytics no FacebookGoogle Analytics no Facebook (Foto: Reprodução/Mariana Musa)

Passo 10. Use seu navegador para acessar a nova página criada em seu site. Vamos supor que você criou a pasta com o nome fbanalytics, para acessar seu conteúdo, você precisará entrar no endereço do seu site e adicionar /fbanalytics.

Exemplo: www.seusite.com.br/fbanalytics

Passo 11. Preencha os campos, dá seguinte forma:

- Analytics Code: É onde você deve colocar o código de Tracking obtido no cadastramento do Google Analytics no passo 7;
- Domain on Analytics: é o local onde deverá colocar o endereço da página que pretende filtrar, o mesmo utilizado no passo 3;
- Page Link: Nome que vai ser exibido na sua conta do Analytics para identificar o site. Você pode escolher o nome que quiser;
- Page Title: É o título da sua página, serve apenas para referência.

Passo 12. Gere o código apertando o botão "Generate Code".

Adicione o código a sua página oficial no Facebook

Passo 13. Acesse o Facebook, e adicione o aplicativo Static FBML à sua página oficial, através desse link http://www.facebook.com/apps/application.php?id=4949752878&b.

Passo 14. Entre na sua página oficial, vá em "editar página", selecione a aba "aplicativos". Todos os aplicativos que você tem adicionado a sua página vão aparecer, incluindo o Static FBML, que está abreviado como FBML - FBML. Depois de achar esse aplicativo, vá em "editar configurações" e use o código gerado no passo 12.

Pronto, agora é só acompanhar as estatísticas através do Google Analytics.

Veja também:
Facebook: O guia definitivo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Junior
    2011-02-03T11:53:54

    Mariana, segui todos os passos, porém no passo 12, qndo abro o "editar configurações" ele não abre um campo para inserir código, apenas pergunta se quero ativá-lo ou não. Poderia me ajudar? Tks