02/12/2010 12h14 - Atualizado em 02/07/2012 17h27

Como usar o bit.ly para inserir mais de um endereço em uma URL curta

Emerson Alecrim
por
Para o TechTudo

O limite máximo de 140 caracteres das mensagens do Twitter é um problema para quem quer compartilhar links nesta rede social. Felizmente, essa questão foi resolvida com o surgimento dos encurtadores de URLs. Mas, e se você precisar compartilhar mais de um link relacionado ao mesmo assunto, por exemplo, uma lista de sites para um trabalho da faculdade? Felizmente, já há solução para isso.

Recentemente, o bit.ly, um dos encurtadores mais populares da internet, criou o recurso Bundle, que permite ao usuário inserir mais de um endereço dentro de uma única URL curta. Assim, mesmo que você tenha vários links para compartilhar, poderá fazê-lo utilizando apenas um único link.

E como é que as pessoas acessarão cada endereço dentro da URL curta? Muito simples: o bit.ly criará uma página para o endereço curto. Essa página contém, além dos links, imagens e descrições destes. Interessante, não? Vamos então aprender a utilizar o recurso Bundle do bit.ly. Você verá que se trata de um procedimento rápido e fácil.

Criando o seu Bundle

Passo 1. Acesse o endereço http://bit.ly e clique em Sign Up para fazer seu cadastro. Você precisará informar apenas um nome de usuário (username), seu e-mail (email address) e uma senha (password). Se você já tem cadastro no bit.ly, pule esta etapa.

Como usar o bit.lyTela de login do bit.ly (Foto: Reprodução)

Passo 2. Com seu cadastro criado, você estará “logado” no bit.ly (clique em Sign In e insira suas informações, se isso não acontecer). Agora, basta clicar no botão Bundle, no lado direito do site. Você será direcionado para uma página onde poderá inserir os seus links.

Como usar o bit.lyOpção Bundle (Foto: Reprodução)

Passo 3. Você verá um campo de nome Add links to this bundle. Informe nele quantos endereços quiser. Para cada um, clique no botão Add to bundle, à direita. Para servir de teste, você pode cadastrar, por exemplo, as seguintes URLs: http://revistaepoca.globo.com/, http://g1.globo.com/ e http://redeglobo.globo.com/.

Como usar o bit.lyInserindo endereços (Foto: Reprodução)

Passo 4. Repare que, na coluna da direita, há uma caixa com várias informações, entre elas, a URL curta dos links que você criou. Agora, basta copiar esse endereço e espalhar para os seus amigos.

Como usar o bit.lyGerando a URL (Foto: Reprodução)

Dica extra

Você perceberá que o bit.ly montará um endereço do tipo http://bit.ly/bundles/nomedousuário/x para a URL curta, onde x é o número do bundle que você criou. Como autor, você poderá adicionar ou remover links. Qualquer pessoa que acessar a página poderá ver o número de cliques em cada endereço e, se quiser, inserir um comentário.
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares