TechTudo

16/12/2010 15h43 - Atualizado em 05/08/2011 16h24

HDR: O que é e como usar este recurso no iPhone 4

André Fogaça
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Número de passos: 4

Uma das maiores mudanças do iPhone 4 em comparação aos modelos anteriores - iPhone, iPhone 3G e iPhone 3GS - está na sua câmera, que agora conta com resolução de 5 MP, possibilidade de usar o flash que é gerado por uma única lâmpada LED e também grava bons vídeos em alta definição (720p).

Outra adição muito importante veio um pouco depois do lançamento do celular, mais precisamente em uma atualização do sistema operacional, que trouxe o HDR. Este recurso de nome não muito familiar tira três fotos iguais e em sequência após você pressionar o botão da fotografia, só que com diferentes configurações de exposição da luz. Quando a foto é analisada, o iPhone junta as três imagens em uma só, balanceando da melhor forma possível as cores e sombras.

Passo 1: Na tela principal do seu aparelho, toque na imagem da câmera

Passo 2: Quando a tela abrir mostrando o que há do outro lado, toque no botão quase transparente com o nome de "HDR". Se ele estiver como na imagem abaixo, já está acionado.

HDR do iPhone 4HDR do iPhone 4 (Foto: Reprodução/Andre Fogaça)

Passo 3: Após tocar no ícone de tirar a foto, aguarde com o celular firme nas mãos, pois é neste momento em que todas as três fotos são tiradas, ou seja, se você mover o iPhone vai borrar as outras imagens.

HDR do iPhone 4HDR do iPhone 4 (Foto: Reprodução/Andre Fogaça)

Passo 4. O resultado final das imagens com HDR são mais visíveis quando a quantidade de luz no ambiente é baixa, a noite por exemplo. Em condições normais de luz o recurso consegue retirar algum exagero de brancos, como o céu totalmente claro, evidenciando as nuvens em contraste com o azul do céu.

Confira um resultado de uma foto diurna com e sem o HDR:

HDR do iPhone 4Sem HDR (Foto: Reprodução/Andre Fogaça)

 

HDR do iPhone 4Com HDR (Foto: Reprodução/Andre Fogaça)

Há um pequeno porém no HDR, pois ele desbota um pouco da cor - nota-se no verde da foto diurna -, deixando claro que ele é um aliado que tem de ser corretamente balanceado, pois não seria bacana tirar uma foto de uma Ferrari vermelha e sair rosa na foto, né?

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares