Computadores

02/12/2010 17h51 - Atualizado em 29/02/2016 14h48

Transforme seu iMac, Mac Mini ou MacBook Pro em um roteador Wi-Fi

André Sugai
por
Para o TechTudo

Ter conexão Wi-Fi disponível é essencial se você quer checar redes sociais, mandar e-mails e manter, de maneira geral, a sua vida digital ativa. Porém, o que fazer em empresas ou hoteis que só oferecem internet a cabo?

Veja como rotear Internet no notebook sem instalar nada

Se você quiser conectar dispositivos móveis ou notebooks compactos que não têm porta Ethernet nesses locais, é preciso transformar seu computador em um roteador Wi-Fi. Aprenda a fazer isso em poucos passos usando computadores da Apple, como o Mac Mini, iMac ou MacBook

Passo 1.Acesse as configurações do Mac e clique em “Compartilhamento”;

Acesse as preferências de compartilhamento do Mac  (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as preferências de compartilhamento do Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Clique em “Compartilhar internet” sem marcar a caixa ao lado. Em seguida, selecione “Ethernet” no campo “Compartilhar sua conexão de”. Abaixo, marque “Wi-Fi”;

Canalize a conexão Ethernet para o Wi-Fi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Canalize a conexão Ethernet para o Wi-Fi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 3. Clique em “Opções do Wi-Fi”;

Acesse as opções da rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as opções da rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 4. Dê um nome para o seu Wi-Fi e deixe no canal padrão. Em “Segurança”, escolha “WPA2 Pessoal”;  

Defina um nome para a rede e ative a segurança (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Defina um nome para a rede e ative a segurança (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 5. Defina uma senha de pelo menos oito caracteres e confirme no segundo campo. Ao final, clique em “Ok”;

Defina a senha do Wi-Fi  (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Defina a senha do Wi-Fi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 6. Ao voltar para a tela anterior, marque a caixa de seleção ao lado de “Compartilhar Internet” e confirme a ativação na janela pop-up;

Inicie o roteamento da conexão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Inicie o roteamento da conexão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7.Para usar seu novo Wi-Fi, busque por uma nova rede em um celular ou computador sem cabo Ethernet e conecte usando a senha configurada no Passo 5.

Conecte-se à sua nova rede a partir de outro computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Conecte-se à sua nova rede a partir de outro computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


A partir daí o sinal de internet que chega no Mac via cabo Ethernet passará a ser canalizada para o Wi-Fi, gerando uma rede sem fio para conectar celulares, tablets e outros computadores. O Mac não perde a conexão ao servir de ponto de acesso, mas a conexão em si passa a ser dividida, perdendo velocidade conforme você conecta novos aparelhos à rede.

Por que meu roteador só funciona com o computador ligado? Comente no Fórum do TechTudo.

Muita gente não sabe, mas o notebook pode funcionar como roteador. O computador permite compartilhar rede Wi-Fi sem ajuda de qualquer aparelho, apenas realizando configurações no próprio sistema. Basta que o laptop esteja equipado com placa de rede sem fio, o que é praticamente a regra hoje em dia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Edilson Miguel
    2013-08-06T06:55:09  

    no meu mac não tem a opção airport o que fazer?

    recentes

    populares

    • Edilson Miguel
      2013-08-06T06:55:09  

      Clica em: Compartilhamento Não ativa, mas clica em Compart. de internet.( do lado esquec da tela) P.S Compart. de Arquivos tem que estar selecionado.( fica em cima do Compart de internet) Clica em: Compart sua conexao de: voce seleciona o nome que aparece no seu(o meu HUAWEI Seleciona, Ativa WI-FI Clica: Opçoes do WI-FI Coloca um nome para Rede( eu prefico iniciais do nome ou algo assim) Crie uma senha ( Numeros) e Clica OK Se abrir uma janela no MAC e vc nao tiver a senha clica em OK que vai. Caso apareça mas janela confirme que quer compartilhar, e pronto. Rotiador ativado.

    recentes

    populares

    • Edilson Miguel
      2013-08-06T06:55:09  

      Fiz em partes porque nao tem espaço suficiente para fazer explicadinho. Espero ter ajudado. Abraços

  • Allyson Carvalho
    2014-02-02T20:13:03

    Boa tarde. preciso de ajuda. Na primeira fase, o passo 3, o meu nao aparece PPPoE Service, sera que voces podem me ajudar mudar a configuraçao para que apareça. Fico na espera, Obrigado.

  • Andre Almeida
    2013-10-22T18:01:34

    tentei isso mais a rede bloqueia, alguem poderia me dizer pq?

  • Marli
    2013-08-25T08:28:26

    adorei, estava desesperada pra acessar o meu ipad na net, muito obrigada, me ajudou e muito

  • Edilson Miguel
    2013-08-06T06:57:09

    já fiz atualização mas na patilha não aparece