Produtividade

04/01/2011 20h11 - Atualizado em 02/03/2012 12h13

Como instalar o LibreOffice no Ubuntu

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

Quando a Oracle comprou a Sun Microsystems, vários projetos de código livre apoiados pela empresa ganharam um futuro incerto. Mesmo com a Oracle oferecendo garantias ao OpenOffice.org, os desenvolvedores do software resolveram romper com a companhia, lançar sua própria fundação, a Document Foundation, e continuar o projeto com outro nome.

O resultado dessa confusão é o LibreOffice, que no estado atual é basicamente o OpenOffice.org (ou BrOffice.org, como é conhecido no Brasil por questões comerciais) com outro nome e sem vínculos com a Oracle.

A tendência é que a Canonical apoie o LibreOffice e o traga instalado por padrão em futuras versões do Ubuntu. Mas enquanto isso não acontece, nesta dica simples vamos mostrar como instalar e testar o LibreOffice no Ubuntu.

BrOffice 3 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)BrOffice 3 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 1. Abra o “Terminal”, no menu “Aplicativos”, “Acessórios”;

Passo 2. Digite o seguinte comando seguido de um Enter no final:

sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa

Passo 3. Quando solicitado, digite sua senha de usuário do Ubuntu e dê um Enter;

Passo 4. Ao término do processo anterior, insira o próximo comando:

sudo apt-get update && sudo apt-get install libreoffice

Passo 5. Confirme a instalação e aguarde alguns minutos até que o processo de download e instalação seja concluido;

Passo 6. Se você stá executando o Ubuntu, siga com o comando “sudo apt-get install libreoffice-gnome” (sem aspas). Caso seu sistema seja o Kubuntu, o comando deve ser “sudo apt-get install libreoffice-kde” (sem aspas).

Via: OMG! Ubuntu!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares