Internet

10/01/2011 17h40 - Atualizado em 14/07/2011 07h07

Como sincronizar o iTunes entre vários computadores usando o Dropbox

Fernanda Cavalcanti
por
Da redação

Nível: Básico
Aplicativos necessários: iTunes, Dropbox
Número de passos: 4

Ao utilizar o iTunes em vários computadores, a chance de você ter algum problema para manter sua biblioteca sincronizada é grande. Vamos mostrar como você pode sincronizar o iTunes em vários computadores através do Dropbox, um serviço de armazenamento de arquivos na nuvem bem eficiente. A partir desse programa é possível acessar a sua biblioteca de diferentes computadores ou até do seu smartphone, basta você ter o aplicativo instalado em todos eles.

Caso você não tenha acesso a nenhum dos seus dispositivos, mas queira mostrar ao seu amigo alguma música, pode também logar no site do Dropbox e ter acesso a sua biblioteca, já que ela está sincronizada com a sua conta.

iTunes 10 (Foto: Divulgação)iTunes 10 (Foto: Divulgação)

Usando o Dropbox

Se você possui até 2GB de dados na sua biblioteca do iTunes, poderá utilizar o serviço gratuitamente. O serviço oferece até 14 GB a mais se você indicar amigos e eles passarem a utilizar o programa. Agora, se você utilizar mais do que o espaço disponibilizado gratuitamente pelo Dropbox, precisará pagar por uma conta de 50GB ou 100GB, o que custará $10 ou $20. A aquisição pode valer a pena já que o espaço extra pode ser usado para sincronizar outros arquivos.

É muito simples sincronizar os arquivos de música na pasta do iTunes com o Dropbox. Só é preciso mudar sua pasta do iTunes para dentro do Dropbox e avisar ao iTunes aonde está. No entanto, é preciso resolver alguns detalhes para que não haja problemas. Veja só:

Tudo que está na biblioteca do iTunes deve ser enviado para o Dropbox e depois sincronizado com suas outras máquinas. Se você tiver ‘Sincronismo por LAN’ ativado nas preferências do Dropbox, sincronizar com os dispositivos pode ser bem rápido. No entanto, enviar tudo para o Dropbox pode levar um tempo, principalmente se você tem uma biblioteca grande e uma conexão lenta. É recomendado que seja feita uma cópia da biblioteca para uma unidade de disco rígido externa, antes de iniciar o processo.

Sincronize tudo!

Passo 1. Ache sua pasta da biblioteca do iTunes e mova para o Dropbox; É importante que a pasta esteja exatamente no mesmo lugar em todos os seus dispositivos, ou o iTunes pode ficar confuso;

Passo 2. Mesmo que você tenha uma conexão de internet rápida, levará algum tempo para sincronizar os arquivos; Você pode pausar a sincronização se precisar, mas o melhor é deixar acontecer durante toda a noite ou no fim de semana;

Passo 3. Configure a nova localização da sua biblioteca em todas os dispositivos;
Para isso, segure as teclas alt/option (ou shift no Windows); Com isso, aparecerá uma janela pedindo que você escolha a biblioteca do iTunes; Agora selecione a nova biblioteca do iTunes dentro do Dropbox.

Passo 4. Você só pode ter uma cópia do iTunes aberta por vez; Então tenha sempre certeza que você fechou manualmente o programa antes de abri-lo em outro computador;

Passo 5. Agora tente copiar algumas novas músicas para o iTunes em um dispositivo; Quando terminar, feche-o e abra-o em outro computador.

Se suas novas músicas estiverem lá, como devem estar, o Dropbox está sincronizado com a sua biblioteca.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares