Sistemas Operacionais

03/01/2011 18h48 - Atualizado em 03/06/2015 13h21

Veja como configurar e usar o TeamViewer

Ticiano Sampaio
por
Para o TechTudo

Neste tutorial, você vai aprender como usar o TeamViewer. O programa é uma solução multiplataforma que configura uma conta para centralizar, em um mesmo lugar, o acesso remoto a diversos computadores, sem que eles possuam IPs externos válidos. Em condições normais, não há necessidade sequer de alterar firewall, configurações de port forwarding ou qualquer coisa do tipo.

Através do acesso remoto ao computador, é possível visualizar um arquivo, e-mail ou realizar algum procedimento de manutenção à distância. Uma vez instalado na primeira máquina, seja ela Mac ou PC, rodando Windows ou Linux, você poderá criar uma conta no sistema para conectar diversas máquinas, e acessá-las também através de aparelhos com AndroidiOS e Windows Phone instalado.

Nos computadores

Passo 1. Baixe TeamViewer - para Windows, Linux ou Mac – e instale na máquina que desejar incluir na sua conta do sistema. Depois de concluído o download, escolha a opção “Install”. Não é necessário marcar “Show advanced settings”, a não ser que você conheça bem o software e queira fazer uso de configurações avançadas;

Passo 2. Clique em “Next”. Escolha o ambiente de utilização, lembrando que apenas a opção de uso não comercial é gratuita;

Passo 3. Clique em “Next”. Aceite os termos da licença e clique em “Next” novamente;

Passo 4. Aqui você deverá escolher se a máquina onde está instalando o TeamViewer deverá ser acessada remotamente ou se será usada apenas para acessar outras máquinas. Caso deseje ter o controle remoto da máquina onde está fazendo a instalação, selecione “Yes” e clique em “Next”;

Defina o nome e a senha do computador (Foto: Reprodução)Defina o nome e a senha do computador (Reprodução)

Passo 5. Na primeira tela de configuração que se abrir, clique em “Next”. Na segunda tela, você deverá dar um nome ao computador e escolher uma senha, que deve ser repetida para confirmação antes de clicar em “Next”;

Passo 6. Agora você estará na etapa que permite criar uma “Team Viewer Account”. Ela não é obrigatória, mas altamente recomendável porque facilita criar uma rede que deixa todas as máquinas que você pretende administrar, facilitando o acesso a qualquer uma delas, a qualquer momento, mesmo que não haja diante do computador alguém para autorizar esse controle. Crie a sua conta, ou faça login na que já possui, selecione a opção “Sign me in automatically” e clique em “Next” para concluir a configuração.

Configure a sua conta no Team Viewer (Foto: Reprodução)Configure a sua conta no TeamViewer (Reprodução)

Seguidos esses passos, o Team Viewer estará instalado naquela máquina, fazendo parte da rede criada com a sua conta. Caso você deseje criar uma rede de máquinas a serem acessadas remotamente, todas elas devem ser vinculadas a essa mesma conta durante o processo de configuração. Ao abrir o Team Viewer em qualquer dessas máquinas, ele exibirá a lista das demais como "Meus Parceiros" e, se você tiver seguido os passos aqui descritos, bastará um clique duplo sobre o nome de uma delas para que você assuma o controle.

Interface do Team Viewer no Windows 7 mostrando a lista de parceiros (Foto: Reprodução)Interface do TeamViewer no Windows 7 mostrando a lista de parceiros (Foto: Reprodução Ticiano Sampaio)

No smartphone ou tablet

O TeamViewer permite ainda usar um Android ou iOS (iPhone ou iPad) para visualizar e interagir com a área de trabalho dos computadores, diretamente da tela desses dispositivos. O app não está no Android Market e, caso queira instalá-lo, você deverá ir com o navegador do smartphone ou do tablet até a nossa área de download e movê-la para o smartphone. Aprenda como instalar aplicativos fora do Android Market clicando aqui. Feita a instalação, siga os seguintes passos, que serão idênticos tanto no Android quando no iPhone/ iPad.

Para baixar a versão para iPhoneAndroid e Windows Phone clique aqui.

Configure o Team Viewer no Android ou no iOS (Foto: Reprodução)Configure o TeamViewer  (Reprodução)

Passo 7. Observe a barra de opções na parte inferior da tela. Para entrar na rede criada pela sua conta do TeamViewer, possibilitando acesso mais fácil às demais máquinas, você deverá usar a opção “Partner list”, inserir o nome de usuário e a senha da sua conta e tocar em “Sign in”.

Um detalhe importante é que essas informações de login a serem usadas para acessar a "partner list" são sempre as da conta, e não as de uma das máquinas individualmente.

Passo 8. Uma vez conectado à conta, será exibida a mesma lista de desktops disponíveis e você poderá, então, acessar e interagir com a área de trabalho de qualquer um deles diretamente da tela do seu smartphone ou tablet. É possível usar remotamente funções de teclado e de mouse, de maneira que o controle da máquina possa ser total.

Desktop do Windows 7 visto através da tela do Android (Foto: Reprodução)Desktop do Windows 7 visto através da tela do Android (Foto: Reprodução Ticiano Sampaio)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Kelvin
    2014-11-07T18:24:13

    olha se eu tiver no team viwer com outra pessoa e meu computador desligar e eu naoconsseguir fazer login mais na minha conta como eu cancelo a conecxao me ajude porfavor

  • Adriano Guimaraes
    2013-09-24T11:59:37

    No linux ele não salva as configurações feitas, toda vez reinicia o pc ou desliga volta ao default...

  • Claudia Costa
    2013-09-23T15:04:33

    achei uma otima ferramenta.