Sistemas Operacionais

04/01/2011 19h57 - Atualizado em 27/02/2012 18h57

Como melhorar a performance do sistema Ubuntu Linux com preload

Fábio Marinho
por
Para o TechTudo

O preload é uma aplicação para sistemas operacionais Linux que é executada como um daemon ou serviço, ou seja, é executada em segundo plano, tendo como objetivo principal monitorar os programas que você usa com mais frequência para que em um momento posterior os mesmos sejam carregados mais rapidamente.

Ubuntu (Foto: Divulgação)Ubuntu (Foto: Divulgação)

Essas informações são armazenadas em um arquivo que servirá como cache para os programas na memória RAM para que aumente a velocidade de carregamento das aplicações quando forem executadas.

Quando você iniciar um programa o sistema não vai buscar os binários e suas dependências no disco rígido e sim na memória, acessando os arquivos neste cache gerado pelo preload, agilizando o carregamento das aplicações.

No início pode parecer que o preload não faz nada de diferente, o que é normal, já que ele precisa “aprender” com o decorrer do tempo, quais aplicações o usuário usa com mais frequência.
Instalando no Ubuntu:

Para instalar o preload no ubuntu iremos utilizar o gestor de instalação de programas pela linha de comandos, que será uma tarefa bem simples é só seguir o passo a passo a seguir.

Passo 1. Abra um terminal como root e digite o comando: sudo apt-get install preload

Passo 2. Logo após a instalação o serviço é iniciado automaticamente, sem a necessidade de intervenção do usuário, mas recomendo que faça a inicialização manual. Execute o seguinte comando: sudo service preload restart

Passo 3. Verifique se o serviço foi iniciado corretamente com o seguinte comando: ps ax | grep preload

Depois desta etapa, você deverá receber a seguinte resposta ao comando anterior: /usr/sbin/preload -s /var/lib/preload/preload.state

 

Terminal Linux (Foto: Reprodução/Fábio Marinho)Terminal Linux (Foto: Reprodução/Fábio Marinho)

A localização dos arquivos que o preload usa são as seguintes:

/usr/sbin/preload que é a aplicação em si.
/etc/preload.conf que é o arquivo de configuração da aplicação.
/var/log/preload.log que é o arquivo de logs da aplicação
/var/lib/preload/preload.state que é o arquivo no qual o preload faz a monitoração do estado da memória.

Monitorando a execução do preload

Passo 4. Para ter informações mais detalhadas sobre quais arquivos o preload esta cacheando em seu sistema, verifique com o seguinte comando: sudo less /var/lib/preload/preload.state

Com este tutorial você poderá usar o preload para utilizar parte disponível da memoria RAM do seu computador para melhorar a performance geral do seu desktop Linux.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gregory Pacheco
    2013-10-20T10:46:11

    Muito bom mesmo... Consegui sem problemas. Parabéns!

  • Idenir Carneiro
    2013-05-09T20:58:54

    Um tutorial pra leigos seria ideal né, não entendi nada disso ai, fiz tudo um após o outro, mas não melhorou nada, meu primeiro dia de linux hoje :S sei nada dessa bagaça!

  • Tomaz Santos
    2012-12-24T01:15:28

    Muito bom! Precisamo de tutoriais técnicos como este.