Edição e criação

15/02/2011 17h51 - Atualizado em 05/08/2013 11h38

Como editar vídeos no Windows Movie Maker

Teresa Furtado
por
Para o TechTudo

Editar vídeos no Windows Movie Maker é uma forma simples de produzir conteúdo para a Internet ou produzir vídeos caseiros, que não exigem o uso do Final CutAdobe Premier ou outro software, como o Camtasia Studio. Esses vídeos podem ser destinados a um blog, site ou portal e também para a família, amigos e conhecidos.

O Windows Movie Maker , software de edição de vídeo que já vem instalado em todos os sistemas operacionais Windows, facilita todo desenvolvimento desses vídeos. Sua arquitetura simples e intuitiva permite que qualquer pessoa edite filmes facilmente. Por isso, o TechTudo fez este tutorial, mostrando o básico para que você comece a fazer seus próprios vídeos caseiros:

Passo 1: Antes de começarmos a editar, crie uma pasta e coloque todo material que você pretende usar dentro dele, seja vídeo, foto ou música. Não os delete se pretender fazer alterações no vídeo futuramente.

Passo 2: Abra o Windows Movie Maker e vá em “Salvar Projeto”. Salve-o em sua pasta. Ele é seu arquivo fonte, e nele você poderá alterar a ordem dos elementos, excluí-los ou incluir novas mídias.

Editando vídeos simples no Windows Movie Maker (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Antes de começar um projeto, salve-o dentro de uma past (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

Passo 3: Para importar elementos, vá em “Importar Foto”, “Importar Áudio” ou “Importar Vídeo”, e selecione o que desejar dentro do seu computador. O arquivo aparecerá na coluna central do programa. Agora, basta arrastá-lo para a timeline.

Editando vídeos simples no Windows Movie Maker (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Depois de exportar arquivos para a "Coleção", arraste-os para a linha do tempo, embaixo (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

Passo 4: Para adicionar efeitos de vídeo ou transição, clique em sua opção e vá para “Mostrar Linha do Tempo”. No caso de efeitos no vídeo, arraste o efeito desejado para a estrela no canto do elemento; e no caso de transição, arraste para o espaço entre fotos/vídeos.

Editando vídeos simples no Windows Movie Maker (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Insira transições entre seus vídeos para deixar os cortes de cena mais profissionais (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

Passo 5: Concluir seu projeto é muito simples: Escolha onde deseja salvá-lo, o nome do arquivo e a pasta. Você também pode escolher a qualidade que deseja, porém é recomendável que use a maior, para não perder resolução.

Editando vídeos simples no Windows Movie Maker (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Salvando o resultado final como um arquivo de vídeo (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

É interessante salvar seu projeto com frequência, pois na falta de energia, você pode acabar perdendo o seu trabalho. Para visualizar como está o andamento, basta clicar no player do canto superior direito. Para ver em tela cheia, só clicar no botão em cima do “Executar”. É um programa básico, porém eficiente para produções de vídeo simples.

Certifique-se que os arquivos estão em formato compatível antes de iniciar o trabalho. Caso seja necessária alguma alteração, aqui tem uma sugestão de conversor, que transforma seus vídeos para qualquer formato: http://www.baixatudo.com.br/formatfactory

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Irapuam Pires
    2011-03-30T12:42:59

    As informacoes são otimas, porem gostaria de uma pergunta; como procedo se quiser salvar o que foi feito em CD para ser reproduzido em um DVD payer?