Internet

23/02/2011 18h50 - Atualizado em 14/07/2011 07h01

Como fazer para que o MSN pare de pedir para instalar a nova versão

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

Nível: Avançado
Aplicativos Necessários: Windows Live Messenger, ResHacker
Número de passos: 15

O Windows Live Messenger é um dos clientes de bate-papo mais utilizados do mundo e o mais usado no Brasil. Recentemente, uma nova versão do programa foi lançada com várias novidades interessantes - e alguns retrocessos.

A última versão popular MSN conta com guias nas conversas, eliminando aquele monte de janelas quando estamos conversando com mais de uma pessoa; e integração com o Facebook. Entretanto, o Messenger 2011 também eliminou a possibilidade de conversas offine, e essa integração com outras redes sociais deixou o programa bastante confuso e pesado.

O Windows Live Messenger 2009, porém, continua funcionando normalmente. Alguns usuários que preferem esta versão do MSN são constantemente questionados sobre a atualização para a versão 2011, e se você é um deles e não pretende instalar o novo MSN, este tutorial vai lhe ensinar a se livrar de vez dessas notificações.

Backup

Antes de começar, é bom fazer uma cópia de segurança dos arquivos que vamos alterar para evitar eventuais problemas. As alterações que faremos são simples, porém extremamente precisas. Portanto, é melhor se prevenir.

Passo 1. Acesse a pasta de instalação do Windows Live Messenger (geralmente em “C:\Arquivos de Programas\Windows Live\Messenger”). Se você não souber onde o programa está instalado, clique com o botão direito do mouse sobre um atalho qualquer do MSN e vá em “Propriedades”. Na guia “Atalho”, clique no botão “Abrir Local do Arquivo” para acessar o diretório que o Messenger está instalado;

Fazendo backup do Windows Messenger (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Fazendo backup do Windows Messenger (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Crie um backup do arquivo “msnmsgr.exe”. Simplesmente faça uma cópia de segurança no mesmo local com o nome “msnmsgr_backup.exe” ou copie o arquivo para um local seguro;

Modificando a versão

Agora nós vamos "mentir" o número da versão do Messenger, fazendo com que ele pense que está atualizado para a última versão disponível, no caso o MSN 2011. Esta é a parte mais delicada do tutorial, então seja cauteloso.

Passo 3. Baixe e descompacte o “ResHacker” em sua área de trabalho ou outro local de sua preferência;

Passo 4. Clique com o botão direito do mouse sobre o aplicativo “ResHacker” e selecione “Executar como administrador”;

Passo 5. Clique no menu “File”, e em seguida em “Open”;

Passo 6. Com o Messenger completamente fechado, acesse o diretório em que o programa está instalado (conforme descrito no primeiro passo) e abra o executável “msnmsgr.exe” (o original, não o backup);

Passo 7. Expanda a categoria “Verson Info”, depois “1”, e clique em “1033”. No painel direito, note que é possível editar o texto que lá se encontra. Tome muito cuidado para não alterar o que não deve. A modificação a ser feita é simples, porém deve ser precisa;

Modificando a "version info" (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Modificando a "version info" (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Localize as linhas VALUE "FileVersion", "14.0.8117.0416" e VALUE "ProductVersion", "14.0.8117.0416";

Passo 9. Substitua a sequência de números “14.0.8117.0416” por “15.4.3508.1109” (a última versão) em ambas as linhas. Deve ficar igual a imagem abaixo, sem nenhuma vírgula a mais:

Substituindo os valores do programa (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Substituindo os valores do programa (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 10. Clique no botão “Compile Script”;

Passo 11. Clique no menu “File” e depois em “Save”. Se quiser, já pode fechar o “ResHacker”;

Modo de compatibilidade

Nos próximos passos, vamos enganar o Windows Live Messenger mais uma vez. Faremos com que ele pense estar sendo executado no Windows XP. A última versão do Messenger é incompatível com o XP, portanto, a atualização para o MSN 2011 não deve ser oferecida.

Passo 12. Clique com o botão direito sobre o arquivo “msnmsgr.exe” e vá até “Propriedades”;

Passo 13. Na guia “Compatibilidade”, marque a opção “Executar esse programa em modo de compatibilidade”;

Passo 14. Logo abaixo, selecione o “Windows XP (Service Pack 3)”;

Usando o modo de compatibilidade (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Usando o modo de compatibilidade (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 15. Clique em “Ok” para confirmar as alterações;

Pronto! Experimente abrir o Messenger agora. Se tudo correu como planejado, o programa deve ser executado sem nenhuma complicação, mas com o diferencial de que você não será mais notificado sobre a atualização para o Windows Live Messenger 2011.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares