Internet

24/02/2011 19h15 - Atualizado em 14/07/2011 07h01

Como procurar empregos usando o Twitter

Pedro Villalobos
por
Para o TechTudo

Nível: Fácil
Número de Passos: 6

Atualmente existem vários ferramentas e serviços para se encontrar um emprego usando a internet, mas grande parte deles são sites ou blogs focados em determinados nichos e que não necessariamente oferecem as vagas mais novas, ou as informações mais recentes. Neste caso, o Twitter poder ser uma ferramenta e tanto na sua recolocação profissional.

O Twitter é uma rede social de microblogs que, após uma primeira onda de usuários conversando sobre uma vaga, outras empresas e perfis especializados em vagas de emprego e estágio começam a divulgar essas tais vagas dos usuários. Mas há um método para que você encontre esses empregos em praticamente qualquer área pretendida, e normalmente já com o contato direto do responsável pela vaga.

Por isso o TechTudo preparou este tutorial. Aprenda, em apenas três passos, como procurar empregos usando o Twitter.

Página inicial de busca no Twitter (Foto: Reprodução/Pedro Villalobos)Página inicial de busca no Twitter (Foto: Reprodução/Pedro Villalobos)

Passo 1. Acesse a busca do Twitter (http://search.twitter.com/)

Passo 2. Efetue sua busca usando uma das hashtags relacionadas a vagas de emprego (#emprego, #vaga, #estagio) em conjunto com a especialidade da vaga (engenheiro, programador, designer, telemarketing, etc).

Exemplos de busca:

#vaga engenheiro
#estagio programador
#emprego administrador

Passo 3. Agora basta selecionar a vaga e acessar o endereço anunciado, ou enviar seu currículo para o e-mail especificado.

Um exemplo de busca por vaga para programador (Foto: Reprodução/Pedro Villalobos)Um exemplo de busca por vaga para programador (Foto: Reprodução/Pedro Villalobos)
Um exemplo de busca de baixa qualidade, veja como o avatar é o desenho de um ovo (Foto: Reprodução/Pedro Villalobos)Um exemplo de busca de baixa qualidade, veja
como o avatar é o desenho de um ovo (Foto:
Reprodução/Pedro Villalobos)

Dicas Extras

Passo 4. Geralmente você pode ignorar todas as respostas que tenham o desenho de um ovo como avatar, pois estes são compostos de usuários novos ou que só fazem spam.

Passo 5. Se você busca uma vaga somente na sua cidade ou estado, pode personalizar colocando o nome dela na busca também, por exemplo: #vaga analista #bh , que indica vagas de analistas para Belo Horizonte.

Passo 6. Para buscar vagas em empresas estrangeiras, uma boa ideia é procurar em inglês, usando a hashtag #job, como em #job developer, em busca de uma vaga para desenvolvedor.

Agora é com você! Aproveite para ver também como achar vagas de trabalho em sua área usando o Google Alerts, como filtrar conteúdos indesejados no Twitter e . Boa sorte na sua busca por um novo emprego!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares