Tablet

24/02/2011 14h48 - Atualizado em 18/10/2013 09h56

Precisa dar satisfação de onde você está? Use o GPS do celular como prova!

Fernanda Cavalcanti
por
Da redação

Com o recurso do GPS disponível em praticamente todos os aparelhos celulares mais novos, muitos aplicativos legais começaram a aparecer. Há os que cumprem a função tradicional de nos guiar pelas ruas da cidade, mas há outros, como o próprio Twitter e o Facebook, que usam a sua localização como um marcador nas fotos e nas postagens. Tem até uma rede social que usa esse recurso para que você dê check-ins nos locais que você frequenta, compartilhando sua localização com seus amigos (Foursquare). 

Confira também as dicas do Techtudo de como tirar risco da tela do celular!

Clique em "Send a Glympse" (Foto: Reprodução/Fernanda Cavalcanti)Clique em "Send a Glympse" (Foto: Reprodução/
Fernanda Cavalcanti)

Nessa onda de reinventar o uso do GPS, alguém teve a ideia genial de criar um aplicativo para transformar seu celular em uma espécie de 'rastreador'. E a ferramenta do qual estamos falando é o Glympse.

O aplicativo funciona assim: Você cria um “Glympse” informando a sua localização, escolhe um destino e informa quanto tempo você pretende levar para chegar ao local. Depois disso, basta escolher alguém para receber as mensagens do aplicativo, que envia mensagens constantemente sobre o seu progresso na rota em questão.

Você pode usar esse aplicativo para avisar seus amigos que está chegando ao ponto de encontro, ou mostrar a sua localização para alguém sem ter que precisar ficar pegando o telefone. É uma ótima forma de você provar que não está mentindo para os seus pais, namorado(a) ou esposo(a).

Para isso, basta programar a função e deixar que seus amigos acompanhem seu progresso pelo computador ou celular. Você decice quem vai ver, quando e por quanto tempo ele terá acesso (além da frequencia de atualização da sua localização). O aplicativo é gratuito e está disponível para celulares Android, iPhone / iTouch / iPad e Windows Mobile. Siga os passos abaixo e veja como criar um Glympse:

Configurando o percurso (Foto: Reprodução/Fernanda Cavalcanti)Configurando o percurso (Foto:
Reprodução/Fernanda Cavalcanti)

Passo 1. Entre no site www.glympse.com/get_glympse e baixe a versão compatível com o seu celular. Caso você possua um aparelho Android, procure por “Glympse” no Android Market;

Passo 2. Para enviar um Glympse, clique em “Send a Glympse”;

Passo 3. Selecione um contato da sua lista de contatos. Você pode enviar o Glympse para um telefone ou para um e-mail;

Passo 4. Em “Details”, estabeleça uma duração, escreva uma mensagem ou configure um destino. Quando terminar, clique em “Send”;

Passo 5. Quando sua mensagem for enviada, você será perguntado se deseja adicionar aos seus favoritos. Clique em “Add to Favorites”;

Passo 6. O botão de “History” vai exibir o seu histórico de Glympse. Para modificar o Glympse, clique em “Modify”. Isso permite que você altere as configurações de “Details” (detalhes);

Settings (Foto: Reprodução/Fernanda Cavalcanti)Settings (Foto: Reprodução/
Fernanda Cavalcanti)

Passo 7. Você pode publicar o Glympse na sua conta do Twitter ou do Facebook também;

Passo 8. Em “Settings”, clique nos ícones do Twitter e Facebook para colocar as suas informações de conta. Isso vai ativar o botão de compartilhamento em rede social;

Passo 9. Para ver um Glympse que foi enviado para você, use a URL disponível na mensagem de texto ou no email que você recebeu.

Passo 10. Qualquer pessoa que tenha 3G ou Wi-Fi no celular ou um computador com internet pode receber um Glympse, mesmo que esta pessoa não tenha o aplicativo instalado em seu dispositivo. Para isso, basta que ele tenha acesso ao link.
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares