18/03/2011 19h35 - Atualizado em 14/07/2011 06h58

Aprenda a fazer backup da sua conta do Gmail

Fox Xavier
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Aplicativo necessário: Gmail Backup
Número de passos: 5

O Gmail é um dos serviços de e-mail mais usados no mundo e agrada muitos usuários e empresas pela sua mobilidade e praticidade. Mas acontece que o serviço de e-mail do Google pode apresentar falhas, e suas consequências são tão graves que desesperam seus usuários e causam até repercussão na imprensa.

Para não deixar os clientes do Gmail na mão, o TechTudo preparou este tutorial para ensinar à você como fazer uma cópia de segurança do seu Gmail com um programa bem interessante e fácil de utilizar. Mão a obra:

Passo 1. Antes de começar, é importante ativar a função IMAP nas configurações da sua conta. Acesse o link “Configurações” na barra superior do seu e-mail e depois clique em “Encaminhamento e Pop/Imap". No último item do menu de configurações clique em “ativar IMAP”, depois em “Salvar alterações”;

Configure sua conta para que o programa funcione corretamente (Foto: Reprodução/Fox Xavier)Configure sua conta para que o programa funcione corretamente (Foto: Reprodução/Fox Xavier)

Passo 2. Agora sim, faça o download do programa nesse link (o software tem versões para Windows e Linux);

Passo 3. Inicie a instalação (pressione “Avançar” até que o processo seja completado);

Passo 4. Abra o programa e preencha todos os dados necessários: Endereço de login e senha da sua conta, escolha uma pasta para armazenar o backup e o intervalo de tempo dos e-mails que serão salvos.

Preencha os dados da sua conta para executar o backup (Foto: Reprodução/Fox Xavier)Preencha os dados da sua conta para executar o backup (Foto: Reprodução/Fox Xavier)

Passo 5. Clique em “backup” e espere até que o programa salve seus e-mails. O tempo desse processo vai depender da quantidade de mensagens e do volume de dados que serão copiados.

Fique tranquilo, pois o programa faz a cópia de segurança no seu computador sem deletar as mensagens do seu e-mail. É importante que você dedique uma pasta especial para armazenar o backup.

O programa também é capaz de fazer o processo inverso. Para restaurar seu e-mail, basta selecionar o diretório com os arquivos de segurança, preencher todas as informações da conta e clicar em “Restore”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo Santos
    2014-09-15T16:14:04

    É possível subir o backup em outra conta de email ? Como se fosse um arquivo pst para consulta?