TechTudo

28/03/2011 19h49 - Atualizado em 14/07/2011 06h57

Aprenda a rastrear e localizar o seu iPad em caso de perda ou roubo

Allan Melo Da redação

Nível: Básico
Aplicativos necessários: Find My iPad
Recursos necessários: Apple ID, iPad
Número de passos: 7
 

Recentemente vimos nos jornais um caso que provou como a tecnologia ajudou a prender uma quadrilha de assaltantes. Segundo a vítima, os ladrões roubaram - entre vários outros pertences - o seu iPad. Mas o que os assaltantes não contavam é que o dono do gadget usaria um simples aplicativo gratuito para rastreá-los e informar as coordenadas deles em tempo real para a polícia. Resultado: Todos os itens recuperados e dois dos três bandidos presos.

O caso, por sorte, não gerou nenhuma vítima ou dano físico às vítimas, principalmente pelo fato de eles não esboçarem nenhum tipo de reação contra os bandidos. Mas será que você, dono de um iPad, estaria tão seguro quanto ele para recuperar os seus pertences? Seu gadget está protegido para o caso de você perdê-lo ou for roubado? Então nós te mostraremos como se prevenir corretamente usando o Find My iPad.

Find My iPad (Foto: Divulgação)Find My iPad (Foto: Divulgação)

Find My iPad é um aplicativo da Apple para que você possa rastrear a localização do seu iPad ou iPhone sem interferir no desempenho do seu aparelho. Todas as informações só poderão ser acessadas por você mediante a confirmação de login e senha, que também guardará a sua conta nos servidores do MobileMe com todos os seus dados pessoais.

Se por acaso você perder ou ter o seu aparelho roubado, basta acessar o serviço e rastreá-lo. Você também pode enviar uma mensagem, ativar um toque para achá-lo e/ou travar o tablet com uma senha de quatro dígitos. E se você não tiver mais esperanças de recuperá-lo, basta formatar o seu iPad para que suas informações não sejam roubadas.

Interessado no aplicativo? Siga o passo a passo abaixo e saiba como se prevenir dessas situações:

Passo 1. No seu iPad, acesse a App Store e digite “Find My iPad” no campo de buscas, ou clique aqui para fazer o download do aplicativo;

Passo 2. Vá em "Settings" e escolha a opção "Mail, Contacs, Calendars". Com as opções abertas, selecione o MobileMe e registre-se com o seu Apple ID e sua senha (os mesmos dados usados por você para se conectar a iTunes Store);

Find My iPad (Foto: Divulgação)Find My iPad (Foto: Divulgação)

Passo 3. Ative todas as opções de sincronização para que você mantenha os seus dados protegidos caso o seu tablet seja roubado ou você o perca. Se aparecer a opção, clique em "Merge with MobileMe" para sincronizar os dados. Caso contrário, continue o tutorial (seus dados já serão atualizados automaticamente, não se preocupe);

Passo 4. No fim das opções, ative o aplicativo Find My iPad e aperte "Save".

Passo 5. Ative o "Passcode Lock" para que nenhuma outra pessoa possa desligar o serviço. Para isso, vá em "Setting" > "General" > "Passcode Lock" e adicione uma senha;

Pronto! Seu iPad já está seguro. Agora você aprenderá como acessá-lo em caso de perda ou roubo.

Passo 6. Usando qualquer computador, acesse o site do www.me.com e faça login usando sua Apple ID (a mesma usada para sincronização). Ao clicar em "Iniciar Sessão" você terá acesso ao seu dispositivo. Agora basta rastrear o seu gadget ou enviar uma mensagem para ser exibida na tela, com um aviso para quem achá-lo.

Localize o seu iPad e envie uma mensagem para ser exibida em sua tela (Foto: Divulgação)Localize o seu iPad e envie uma mensagem para ser exibida em sua tela (Foto: Divulgação)

Se, em todo caso, você não tiver mais esperanças de recuperar o seu iPad, selecione a opção "Wipe Data" para formatá-lo.

Passo 7. É possível fazer as mesmas funções diretamente do seu iPhone. Para isso, acesse o aplicativo do "Find My iPhone" com a mesma Apple ID e saiba aonde está o seu gadget.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Christine Aranha
    2012-12-15T12:12:12

    Tive o iphone roubado e utilizei o find my iphone comandando bloqueio localizei na favela o aparelho so qque estava desligado acionei oapagar tudo aguardando quando ligassem acontecer, minha duvida e que comprei outro e tenho receio de quando configura-lo este comando se aplique ao novo! É possivel ou ele identifica o novo aparelho ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Alves
    2012-05-06T20:15:19

    pra localizar o IPad roubado, ele vai ter de estar conectado à internet? se ele estiver bloqueado, vai ter de ter uma rede wifi livre que o ipad se conecta por ela p conseguirmos localiza-lo?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Douglas Ito
    2011-11-15T15:16:40

    Oi Allan td bem ? Entendi, vou tentar usar as dicas q vc sugeriu ! obrigado !!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Allan Melo
    2011-11-14T14:07:11

    Oi Douglas. Nunca vi esse tipo de problema acontecer, mas pode haver duas situações para isso. 1º Seu iPad está usando um ponto de acesso Wi-Fi para obter a localização, e esse ponto, por algum acaso bizarro, está direcionado para lá. 2º Seu iPad está descalibrado (ou, no pior dos casos, com defeito). Vá para um algum local sem cobertura, como a rua ou uma varanda, e espere o GPS 'se achar' corretamente. Usar o 3G pode ajudar nessa tarefa. abcs,

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Douglas Ito
    2011-11-13T15:32:45

    Boa tarde Allan td bem ? por gentileza uma informaçao, em relaçao a localizao do meu ipad ele nao indica o endereço certo, para vc ter uma noçao a "localizacao atual" no mapa aparece no pais Vietna. porem estou no brasil, com isso eu nao tenho a localizar exata do meu ipad em caso d roubo. por acaso vc sabe o motivo d estar dando posicao errada do meu aparelho ?aguardo respostas. obrigado

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade