Internet

18/03/2011 09h23 - Atualizado em 14/07/2011 06h59

Como criar um grupo compartilhado no Facebook

Ramon Cardoso
por
Da redação

Nível: Intermediário
Passos: 10

O Facebook é uma ótima forma de compartilhar fotos e imagens, sites preferidos, pensamentos, enfim, qualquer conteúdo com seus amigos. Porém, dependendo das nossas atividades diárias, local de trabalho e lugares frequentados, é natural que tenhamos diferentes grupos de amizade com interesses específicos. Isso faz com que um assunto extremamente relevante para uma pessoa ou grupo não tenha absolutamente nenhuma importância para outra.

É por isso que existem os grupos compartilhados do Facebook. Esses grupos são páginas destinadas a um círculo social específico que, geralmente, possuem interesse e assuntos em comum. Assim, você não corre o risco de, por exemplo publicar um vídeo super interessante pra você e alguns de seus amigos, mas totalmente irrelevante para outros, que provavelmente o ignorariam ou, pior, o achariam inconveniente. Aprenda a utilizar esse recurso:

Passo 1. Caso ainda não seja cadastrado, crie uma conta no Facebook.

Passo 2. Faça o login com os dados da sua conta.

Grupo compartilhado do Facebook (Foto: Reprodução/TechTudo)Criar grupo compartilhado no Facebook (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 3. Na página inicial, clique em "Criar grupo", escolha um nome e adicione os membros iniciais digitando seus nomes.

Passo 4. Na opção "Privacidade", defina se o grupo será "Aberto" (qualquer um pode ver todas as informações do grupo), "Fechado" (qualquer um pode ver o grupo e seus membros, mas somente os membros veem os posts) ou "Secreto" (Apenas os membros do grupo podem ver suas informações).

Opções do grupo (Foto: Reprodução/TechTudo)Opções do grupo (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 5. Após definir as primeiras configurações, clique em "Criar" e aguarde enquanto suas opções são salvas. Após essa etapa, você será direcionado à página do grupo criado, onde é possível realizar algumas modificações.

Passo 6. Para alterar o nome ou a privacidade do grupo, clique em "Editar grupo" e selecione a opção desejada. Também é possível adicionar uma breve descrição.

Opções do grupo (Foto: Reprodução/TechTudo)Opções do grupo (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 7. Para adicionar um novo mebro, clique em "Adicionar amigos ao grupo" e busque pelo nome desejado.

Passo 8. Caso mais de um membro do grupo esteja on-line no chat do Facebook, é possível criar uma conversa coletiva. Para isso, clique em "Conversar com o grupo". Todos os membros on-line receberão as mensagens digitadas na janela.

Passo 9. Para alterar as configurações de notificação, clique em "Editar confiugrações" e selecione os tipos e formas de alerta desejados.

Passo 10. Para sair do grupo, clique em "Deixar grupo". Nesse caso, seus privilégios administrativos serão transferidos para outro membro.

Com esse recurso, você poderá optar por publicar conteúdos em seu mural público do Facebook ou no grupo criado. Para isso, basta escolher, no momento da publicação, o local desejado. Caso deseje partilhra algum conteúdo com o seu grupo, clique sobre o nome do mesmo no coluna da esquerda, abaixo da sua foto do perfil.

Veja também:
Facebook: O guia definitivo
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares