Internet

18/03/2011 17h53 - Atualizado em 14/07/2011 06h58

Guia: 7 coisas legais que você pode fazer no Google Street View

Gustavo Ribeiro
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Número de passos: 7

Quando foram lançados o Google Maps e o Google Earth, a nossa possibilidade de ver qualquer pedaço da Terra mudou radicalmente. A partir de então, é possível ver o mundo de várias outras perspectivas e forma antes inimagináveis. Mas o Google decidiu ir ainda mais longe e lançar o Street View, que mostra o mundo na altura dos olhos, como se estivéssemos caminhando pelas ruas.

A ferramenta dá aos usuários milhares de novas possibilidades. Uma simples caminhada pela rua, uma viagem por uma longa estrada ou, simplesmente, paradas obrigatórias em lugares turísticos, são algumas das coisas mais legais de se fazer no Street View. A gama de opções é imensa e infinita. Separamos aqui alguns exemplos das coisas mais legais que você pode fazer com esta ferramenta, no conforto do seu lar.

Coliseu de Roma (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Coliseu de Roma (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)

Vale lembrar que, no Brasil, somente as cidades e regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo estão inclusas no serviço, assim como algumas cidades históricas do interior. Pois bem. Vamos ao que interessa?

Passo 1. Antes de qualquer coisa, acesse o Google Maps e clique no bonequinho amarelo no canto direito da tela. Com isso, a ferramenta vai mostrar onde está disponível o Street View. Não confunda o serviço com simples imagens dos usuários. Normalmente onde tem o serviço, as áreas de cobertura são maiores.

Google Street View (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Google Street View (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)

Passo 2. Viaje sem sair de casa. Faltou dinheiro para aquela viagem dos sonhos? O jeito então é conhecer o seu destino turístico preferido pelo computador. Claro que não é a mesma coisa, mas você pode ao menos ter uma ideia de como é o local e continuar sonhando um pouco.

Museu do Louvre em Paris (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Museu do Louvre em Paris (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)

Passo 3. Conheça o lugar onde você vai ficar. Conseguiu aquele dinheiro para viajar mas não tem ideia de como e onde é o albergue ou hotel que você vai dormir? Sem problemas! Use o Street View, coloque o endereço do local e saiba, ao menos por fora, como é o lugar onde vai ficar. Aproveite para já conhecer os arredores e não ficar perdido quando viajar.

Albergue em Genebra na Suíça (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Albergue em Genebra na Suíça (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)

 

Passo 4. Retorne aos lugares que marcaram sua vida. A rua da infância, o colégio, a primeira balada, o primeiro beijo, a lua de mel, e assim vai...

Lugar aleatório, na Nova Zelândia (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Lugar aleatório, na Nova Zelândia (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)

Passo 5. Conheça a vizinhança. Chegou a hora de se mudar, mas você ainda não sabe para onde? O Street View pode ajudar. Tenha uma ideia de como é a vizinhança e as ruas antes de você se deslocar ao local. Essa dica é especialmente útil para quando você está procurando por imóveis. Tudo para facilitar a sua vida na hora de se mudar.

Conheça a vizinhança (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Conheça a vizinhança (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)

Passo 6. E o colégio das crianças. Já se mudou? Mas aí tem que escolher a escola para os seus filhos, o supermercado da região, as pracinhas e comércios do local,... Passeie pelas regiões onde você pretende morar. Basta dar uma passadinha nos arredores e ver como é o bairro que você vai morar.

Saída de colégio (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Saída de colégio (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)

Passo 7. A Terra como objeto de estudo. De um ponto de visto mais didático, as aulas de geografia podem ficar ainda mais interessantes. Pesquisas sobre vegetação, relevo e geopolítica não precisam mais se limitar apenas aos desenhos e ilustrações de livros. Essa é uma boa dica para os professores, não só de geografia, mas biologia e arquitetura, por exemplo.

Estudo de vegetação e relevo, na Espanha (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Estudo de vegetação e relevo, na Espanha (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)

A partir daqui fica por conta da sua imaginação. Se você tiver mais ideias legais, compartilhe conosco nos comentários abaixo. E boa viagem!

Clique aqui para acessar o Google Street View.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Simao
    2011-11-01T21:06:15

    concordo com o comentario em baixo

  • Gabriel Peters
    2011-10-30T15:39:22

    Se o usuário possuir uma internet de banda larga de alta velocidade eu admito pra que viajar de avião para conhecer o mundo se pode usar esse recurso que é revoluncionário

  • Luis Gonçalves
    2011-10-29T08:42:10

    Bacana mesmo! Eu ja havia usado desse expediente nostálgico! Uma boa ideia que já estou usando, é anexar o link no seu endereço. Claro que nem sempre será conviniente, mas em alguns casos poderá ser bem útil. Por exemplo quando alguem for te visitar pela primeira vez. Não é difícil salvar o link, pois tem essa opção lá. É só procurar na página aberta.

  • Vicente Neto
    2011-10-29T07:17:20

    Legal de mais.

  • Alexandrina Silva
    2011-03-22T01:36:04

    Excelente sugestão! Nem tinha lido a matéria toda e resolvi abrir logo o Google Street View, me veio a ideia de procurar pela rua que eu morava quando criança (ñ tinha lido o Passo 4 ainda), a rua ñ estava fotografada, mas por outra rua ao lado consegui ver meu prédio, e o melhor, a escola q estudei, a lojinha q comprava meus livros, a padaria... Noooossa! Foi mt bom, bem nostalgico, veio várias recordações. Recomendo a todos dar uma voltinha no seu passado pelo Street View. Abraços.

  • Pedro Guerra
    2011-03-21T02:33:12

    Este artigo é muito legal e útil no dia a dia. Além do uso para ver hotel e albergue, dá para ver aquela casa noturna ou espaço de eventos que você vai, se tem estacionamento pago perto, se o local é seguro, etc.

  • Carlos Silva
    2011-03-21T00:35:14

    Será que estou certo? Ainda não temos este serviço por aqui? Mais alguem tentou acessar? Aguardo. Grato. OBS: Não achei o bonequinho Amarelo do lado direito.

  • Tiago Fernandes
    2011-03-21T00:03:32

    O Google já deu vários "tiros certos", mas o street view foi com certeza um dos melhores. Caminhei por locais onde visitei, morei ou passei férias e me senti nostalgicamente lá novamente. Perfeito, vale a pena.

  • Eliane Vieira
    2011-03-20T20:32:30

    Esse albergue da foto é muito bom!! É o City Hostel Geneve...Estive lá em fevereiro e adorei, desde a chegada até o esquema de convivencia que faz mesmo você se sentir em casa. O que eu adorei é que na cozinha cada um deixa as suas sobras de compras, então sempre tem a colaboração de todos:um pouco de macarrão, de sal, de açúcar...Eu mesma não sabia disso e comprei 1 kg de açúcar, usei para adoçar 01 café com leite, doei as 900 g que sobraram e o leite que não tomei...

  • Luiz Mascarenhas
    2011-03-20T13:27:40

    Já testei o Google Street e achei muito interessante. Onde moro, pude ver o zelador, a imagem é fixa, na porta do edifício. Gostei.