TechTudo

16/03/2011 18h24 - Atualizado em 14/07/2011 06h59

Saiba como trocar o teclado de seu notebook

Gustavo Ats
por
Para o TechTudo

Nível de dificuldade : Intermediário
Material necessário: Chave Phillips, chave de fenda, fita dupla face automotiva (para teclados não originais ou compatíveis)
Número de passos: 8

Quando um teclado de desktop apresenta algum problema, a solução costuma ser bem simples: Você o desconecta do computador, joga o teclado defeituoso fora, coloca um outro novo no seu lugar e, depois de conectado, reinicia o computador. Certo? Infelizmente o mesmo procedimento não pode ser feito nos notebooks. Nos computadores portáteis, o trabalho é um pouco diferente, mas mesmo assim é algo que você pode fazer em casa, seguramente.

Neste tutorial você aprenderá a substituir o teclado do seu notebook. Basta seguir o passo a passo abaixo:

Resultado final do trabalho (Foto: Gustavo Ats)Resultado final do trabalho (Foto: Gustavo Ats)

Passo 1: Prepare o terreno. Antes de começar a desmontar o notebook, é preciso que você retire a bateria do mesmo e desconecte-o da tomada.

Passo 2: Desparafusando o teclado. Na maioria dos notebooks, os teclados são parafusados, e esses parafusos são encontrados na parte de baixo do notebook. Utilizamos para fazer este tutorial um notebook Samsung Q320, como você pode ver nas fotos. Há alguns modelos em que a tampa é apenas encaixada. Verifique o procedimento correto de abertura e desmonte-o corretamente. No detalhe abaixo, você pode ver a identificação dos parafusos deste modelo.

Identificação dos parafusos do teclado (Foto: Gustavo Ats)Identificação dos parafusos do teclado (Foto: Gustavo Ats)

Passo 3: Com cuidado, utilize a chave de fenda para desencaixar o teclado, assim como na foto abaixo:

Retirando o teclado. Cuidado para não riscar o notebook (Foto: Gustavo Ats)Retirando o teclado. Cuidado para não riscar o notebook (Foto: Gustavo Ats)

Passo 4: Depois de removido, é preciso remover o cabo do teclado. Com cuidado, retire-o da placa.

Instalação do teclado novo

Agora que você já removeu o teclado defeituoso, é hora de colocar o teclado novo:

Passo 5: Para instalar o teclado novo, recomendamos que você remova toda a poeira e sujeira acumulada no local onde estava alojado o antigo teclado.

Passo 6: Agora, com cuidado, encaixe novamente o cabo do novo teclado no conector da placa-mãe.

Conector da placa-mãe (Foto: Gustavo Ats)Conector da placa-mãe (Foto: Gustavo Ats)

Passo 7 : No nosso caso, o teclado novo não possui abertura para um dos parafusos. Mesmo assim, nosso teclado é compatível com o modelo R430, também da Samsung, e apesar de encaixar perfeitamente no espaço do case, ele não segue exatamente o desenho dos parafusos. Então, neste caso, utilizamos a fita dupla face para ajudar a fixar o teclado. A fita foi aplicada nas bordas para uma melhor estabilidade.

Com o teclado instalado, basta configurar o layout correto no painel de controle do Windows e pronto! Você já tem um teclado novo no seu notebook.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares