TechTudo

20/04/2011 15h52 - Atualizado em 14/07/2011 06h53

App Store: Como cancelar a compra e receber seu dinheiro de volta

Vivian Fiorio Para o TechTudo

Nível: Básico
Material/Aplicativos necessários: uma conta na App Store
Número de Passos: 4

Se você é um apaixonado por novidades em aplicativos móveis, já deve ter baixado várias apps para iPod, iPhone e iPad. Mas, com tanta facilidade, não seria de estranhar se você acabasse, vez ou outra, se arrependendo de uma compra. Como estamos habituados a não reclamar, ou apenas reclamar sem tentar solucionar o problema, acabamos acumulando uma série de apps sem utilidade.

Quantas vezes algum amigo seu indicou a compra de um app que parecia super legal e você, confiando nas recomendações, se deixou levar mas se arrependeu depois? Se essa situação lhe parece familiar, fique tranquilo. A App Store, embora não divulgue amplamente, não apenas aceita o cancelamento de uma compra, como também devolve o dinheiro ou os créditos para você sem qualquer taxa surpresa.

Para saber como cancelar sua compra na App Store, siga os procedimentos abaixo:

App Store (Foto: Divulgação)App Store (Foto: Divulgação)

Passo 1. O primeiro passo é acessar a App Store e efetuar o seu login (no link “Conta”, canto superior direito da página) normalmente para que o sistema abra a sua conta. O cancelamento também pode ser feito na versão americana iTunes Store.

Passo 2. Com a página da sua conta aberta, você deve solicitar a exibição do seu relatório completo compras de apps realizadas no site desde o início do seu cadastro clicando em “Histórico de Compras”. Como o processo de cancelamento não é nada intuitivo, ou seja, você não encontra nenhum link chamado “Cancelar compra” no site, então é necessário que você acesse o botão “Comunicar um Problema”. Essa ação mostrará uma lista com os downloads realizados. Então, novamente, clicque em “Comunicar um Problema” no app que você não quer mais.

Passo 3. O site solicitará uma “explicação” sobre o motivo do cancelamento. Você pode simplesmente escolher uma das opções indicadas no campo “Problema” ou também aproveitar o recurso para deixar um comentário específico sobre o cancelamento. A vantagem de dedicar uns segundinhos a isso é que a sua reclamação ou sugestão pode ser levada em consideração pela empresa, caso a queixa seja recorrente entre os usuários.

Passo 4. Por fim, clique em “Enviar” e seu pedido de cancelamento será mandado ao sistema. Você receberá em poucos instantes um e-mail da Apple para confirmar o cancelamento da sua compra e dar as informações necessárias sobre o reembolso do valor em dinheiro ou créditos do gift card. Obviamente, após esse procedimento, a equipe da App Store bloqueará a sincronização do aplicativo com o seu iPod, iPad ou iPhone.

Vale lembrar que esse processo todo, apesar de fácil e seguro, funciona como um último recurso. O mais importante é que você se informe bem sobre cada app que deseja adquirir ao invés de sair comprando todos por empolgação para depois não se arrepender.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero


    TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade