07/04/2011 11h19 - Atualizado em 13/02/2012 17h01

Como ativar e desativar o firewall no Windows 7

Ramon Cardoso
por
Da redação

Não há dúvida quanto à importância de um firewall para a segurança do computador. Porém, pode ser que algumas pessoas desejem desativar o recurso nativo do Windows para utilizar um software de sua preferência ou para permitir, ainda que temporariamente, o acesso de algum programa ao sistema. Siga o passo a passo abaixo e veja como ativar e desativar o firewall do Windows 7.

O Firewall é um mecanismo desenvolvido para impedir o acesso não autorizado de pessoas e softwares ao sistema. Por meio do controle do tráfego de dados de uma rede, um Firewall ajuda a aumentar a segurança do computador e impedir danos causados por códigos mal-intencionados. Existem vários programas que realizam essa função e, a partir do Windows XP, a Microsoft passou a incluir o recurso em seus sistemas operacionais.

Ativando o Firewall do Windows

Passo 1. Clique no botão "Iniciar" do Windows e abra o "Painel de Controle".

Firewall do Windows 7 (Foto: Reprodução/TechTudo)Cpmo ativar o Firewall do Windows 7 (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 2. Clique na opção "Sistema e Segurança" e escolha o item "Firewall do Windows".

Passo 3. Na barra de menus da esquerda, clique na opção "Ativar ou Desativar o Firewall do Windows". Pode ser necessário que você informe a senha de administrador.

Ativar e desativar o Firewall do Windows 7 (Foto: Reprodução/TechTudo)Como ativar o Firewall do Windows 7 (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 4. Marque a opção "Ativar o Firewall do Windows" para habilitar o recurso de proteção na rede.

Passo 5. Caso deseje que o Firewall de Windows bloqueie todas as conexões e programas, marque também a opção "Bloquear todas as conexões de entrada, incluindo as que estejam na lista de programas permitidos" e clique em "OK".

Ativando o Firewall do Windows 7 (Foto: Reprodução/TechTudo)Ativando o Firewall do Windows 7 (Foto: Reprodução/TechTudo)

Destativando o Firewall do Windows

Passo 6. Para desativar o Firewall do Windows, repita os passos de 1 a 3 e, na janela de configurações, marque a opção "Desativar o Firewall do Windows (não recomendado)" e clique em "OK".

Passo 7. Você receberá um alerta de que o Firewall está desativado e o computador está desprotegido. Caso possua um outro programa, ignore o alerta.

Reativando o Firewall do Windows 7 (Foto: Reprodução/TechTudo)Reativando o Firewall do Windows 7 (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 8. Para ativar o Firewall (após desativá-lo) sem precisar realizar os passos acima, clique no ícone da "Central de Acções do Windows", à direita da barra de ferramentas, e selecione a opção "Ativar Firewall do Windows (Importante)".

A menos que você possua um outro programa de Firewall e/ou saiba exatamente o que está fazendo, não é recomendável que a proteção do Firewall do Windows fique desativada. Fazendo isso, você aumenta a vulnerabilidade do sistema em uma rede e possibilita o acesso ao computador por softwares mal-intencionados e hackers.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares