20/04/2011 16h50 - Atualizado em 14/04/2014 10h53

Como criar sua própria rede Wi-Fi sem roteador

Vivian Fiorio
por
Para o TechTudo

A possibilidade de se acessar a internet de qualquer lugar por redes sem fio se tornou realidade para muita gente. Mas o que muita gente ainda não sabe é que é possível criar uma rede sem fio na sua casa ou escritório. Siga o tutorial e aprenda como criar uma rede Wi-Fi sem roteador, tanto no Windows 7 quanto no XP.

Antes de começar, é importante destacar que segurança não é o ponto forte desse tipo de conexão. Portanto, dê preferência a usar esta rede sem fio em casa, apenas. Também é necessário, caso sua máquina seja mais antiga, adquirir um adaptador Wi-Fi para o seu computador (trata-se de uma peça USB que pode ser encontrada em qualquer loja do ramo).

Exemplo de rede com roteador, à esquerda, e rede ad-hoc, à direita (Foto: Arte/TechTudo)Exemplo de rede com roteador, à esquerda, e rede ad-hoc, à direita (Foto: Reprodução/TechTudo)

 

No Windows 7

Passo 1. Abra a Central de Rede e Compartilhamento no Painel de Controle do seu computador e selecione a opção "Rede Doméstica", caso ela não esteja marcada.

Passo 2. Clique em "Gerenciar redes sem fio" no menu lateral e depois acesse o botão "Adicionar". Uma nova janela será exibida, com opções para você criar sua rede. Basta clicar em "Criar rede ad hoc".

Passo 3. A janela seguinte é uma introdução para o procedimento de configuração da sua rede sem fio. Apenas avance.

Passo 4. Depois disso, você terá a opção de indicar o nome da rede. Crie um nomeação que a identifique, para quando você precisar buscá-la em outros dispositivos.

Passo 5. Logo abaixo, deixe selecionada a opção "WPA2-Personal" e crie uma senha com pelo menos 8 dígitos. Por fim, marque a opção "Salvar esta rede".

Passo 6. Clique em "Avançar" e pronto. Você criou a rede!

Passo 7. Para permitir que outros computadores também tenham acesso à internet sem fio, você deve ativar o "Compartilhamento de Conexão com a Internet" no computador principal da rede.

No Windows XP

Passo 8. Clique com o botão direito do mouse em “Conexão de rede sem fio” no painel de controle e depois em “Exibir redes sem fio disponíveis”.

Passo 9. Acione o link “Alterar configurações avançadas” e depois selecione a opção “Redes sem fio – Avançado”.

Passo 10. Entre as opções de conexão, ative a “Apenas redes ad-hoc”. A partir desta etapa a configuração da rede é bem semelhante à do Windows 7. Basta seguir os passos anteriores e definir nome e senha antes de concluir.

É importante ressaltar que alguns poucos dispositivos, como celulares e televisões, não possuem suporte à ad-hocs. Notebooks, netbooks e outros computadores, porém, não possuem problema algum em reconhecer essas redes.

Outro detalhe que não deve ser esquecido é que se o computador principal da rede for desligado, a rede é desativada.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Thiago Freitas
    2011-10-27T17:52:37

    mas essa dica sem o uso de roteador, permitira uma rede com mais de 2 computadores? basta cada um deles ter um adaptador wifi usb conectado então?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Juan Paulino
    2013-03-22T11:14:26   , respondido respondido 2014-04-15T15:48:49

    ñ consigo achar a Central de Rede e Compartilhamento no Painel de Controle

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Juan Paulino
      2013-03-22T11:14:26   , respondido respondido 2014-04-15T15:48:49

      Va em rede e internet , ou vai no icone embaixo na area de notificaçoes aonde tem um computadorzinho com um X se tiver sem net ou normal se tiver

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Wanessa Rinbeiro
    2013-07-29T15:49:00

    E se o sistema for android?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Celeste Tavares
    2012-01-05T16:14:37

    tenho dois computadores em minha casa + 1 notebook, onde funcionava sistema de rede, somente entre os dois computadores, e o note nao tinha internet ainda,foi adquirido a pouco tempo, ai o papai noel nos trouxe um aparelho de wi-fi, fomos instalar, AAAHHHFFFHHH, so o pó,....so conecta um computador, ou um ou outro, desconfigurou tudo e agora nao conseguimos mais nem rede nem WI-FI, vcs poderiam me ensinar como fazer, eu prefiro aprender do q pagar (qdo se pode né), me orientem por favor onde estou errando, obrigada

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Freitas
    2011-10-27T18:03:10

    nailsom, vc falou que é uma dica absurda mas esquece que essas 8 horas de pc ligado pra possibilitar o compartilhamento é teoria, pode ser mair ou menos. claro que um router consome muito menas energia que um pc, mas este geralmente é mantido funcionando 24h por dia. E a dica trata-se somente de uma "dica" e não uma solução em rede, só o fato de possibilitar a transferencia de dados entre pcssem todo aquele cabeamento isso já é uma mão na roda, creio que seja possivel até jogar em rede se forem adaptadores com uma boa recepção de sinal.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Freitas
    2011-10-27T17:55:06

    alias meu inquilino e minha irmã moram no mesmo quintal que eu e queria fazer uma rede de 3 computadores. 1 andar separam meu pc dos outros dois. qual marca de adaptador usb vcs me aconselham. vlw!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Juan Paulino
    2013-03-22T11:13:46

    Central de Rede e Compartilhamento no Painel de Controle

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Douglas Conceição
    2013-03-08T22:33:00

    No meu windows não consigo! pois não acho q opção "Gerenciar redes sem fio" e está em REDE PRIVADA...já fiz de tudo pra tentar mudar mas não consigo! alguém pode me ajudar? obrg.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Júnior
    2012-12-03T10:57:15

    Não aparece Gerenciar redes sem fio no lado esquerdo da tela, como devo fazer?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Charles Andrade
    2012-07-10T22:51:41

    eu fiz tudo ! tudo mesmo!mas quando tentei conectar apareceu do lado da rede "aguandando usuarios" ai não entendi como faço para tirar isso e entrar na net?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Douglas Braz
    2012-01-19T18:34:43

    gostaria de saber se é possivelusar a net pelo celular pelo wifi usando o modo de compartilhamento ad hoc ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ariston Deluchi
    2011-08-23T13:05:40

    Muito bom, agora quando minha namorada for com o note la em casa não precisa ficar puxando cabos de rede... dica válida!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Noronha
    2011-08-23T12:14:46

    Bom dia, será que eu consigo fazer isso com um modem 3G? ja tentei algumas vezes e não consegui.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Frederico Frediani
    2011-08-23T12:11:32

    Eu achei bem legal, porque muitas pessoas não sabem dessa possibilidade, além de aumentar o conhecimento, quem não pode adquirir um roteador imediato, pode ir usando essa funcionalidade como um "quebra galho".

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Mauricio
    2011-04-22T09:28:32

    Eu criei a wi - fi mas, como eu vou usar a internet se há necessidade de desconectar o meu provedor para entrar na Wi -FI?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Nailson Junior
    2011-04-22T08:29:06

    Me desculpem, mas acho essa dica ridícula. Está certo que muitos não sabem dessa possibilidade de funcionamento do Windows, mas deve-se levar em conta o consumo de energia do aparelho. Se for pra você manter um computador ligado 8 h por dia para fornecer internet sem fio a um notebook, a cada três meses você paga um roteador sem fio! (200w/h x 8h x 30 dias = 48kw x R$ 0,5 = R$ 24,00). E olha que considerei a taxa aqui de Goiás, pois tem lugar que o KWh custa mais caro. Então, para os que lerem essa notícia, uma dica: comprem o roteador se forem usar o notebook por várias horas durante o dia.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Maicol Vieira
    2011-04-21T23:17:15

    Muito bom o topico para quem gostaria ou nem sabia que podia fazer isso Nota 10! ^^

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário