Sistemas Operacionais

27/04/2011 20h57 - Atualizado em 30/03/2016 15h59

Como ativar e usar o firewall no Mac

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O firewall é um recurso importante de sistemas operacionais para proteger o computador. Com o Mac não é diferente. Com a ferramenta nativa é possível bloquear as conexões de um aplicativo específico em caso de suspeita de vírus ou impedir que qualquer conexão seja recebida pelo Mac – nesse último caso, procedimento útil em redes inseguras. Veja como ativar, configurar e desativar o firewall do Mac e se proteger de apps baixados de fontes desconhecidas ou da navegação em Wi-Fi público.

Aprenda a verificar o nível de tinta da sua impressora no Mac

Como ativar o firewall do Mac

Passo 1. Acesse o menu “Segurança e Privacidade” nas preferências do sistema;

Acesse o menu de segurança do OS X (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Acesse o menu de segurança do OS X (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Acesse o menu de segurança do OS X (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Na aba “Firewall”, clique no cadeado no canto inferior esquerdo da janela; 

Desbloqueie a função (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Desbloqueie a função (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Desbloqueie a função (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Digite sua senha e clique em “Desbloquear” para liberar a edição do firewall;

Insira sua senha para prosseguir (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Insira sua senha para prosseguir (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Insira sua senha para prosseguir (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Clique em “Ativar o firewall” para ligar a proteção.

Ligue o firewall (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Ligue o firewall (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Ligue o firewall (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como bloquear e permitir conexões

Passo 1. Clique em “Opções do firewall”;

Configure o firewall (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Configure o firewall (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Configure o firewall (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Clique no sinal de “mais” para adicionar um bloqueio de conexões para um programa;

Adicione um novo app à lista de exceções (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Adicione um novo app à lista de exceções (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Adicione um novo app à lista de exceções (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Escolha o app na sua lista de apps instalados;

Escolha um app cujas conexões você deseja bloquear (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Escolha um app cujas conexões você deseja bloquear (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Escolha um app cujas conexões você deseja bloquear (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Abra a lista ao lado do nome do app para bloqueá-lo;

Bloqueie as conexões de um app suspeito (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Bloqueie as conexões de um app suspeito (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Bloqueie as conexões de um app suspeito (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 5. Por padrão, todos os apps têm conexões permitidas. Mas, se você encontrar problemas e suspeitar que o firewall é o culpado, garanta que a conexão será liberada incluindo o app em questão na lista e marcando “Permitir conexões de entrada”;

Libere manualmente as conexões de um app problemático (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Libere manualmente as conexões de um app problemático (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Libere manualmente as conexões de um app problemático (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 6. Se estiver com receio de invasão no seu Mac, é possível bloquear todas as conexões de entrada com um clique – ou ative e saiba para que serve o Modo Stealth.

Bloqueie todas as conexões de entrada de uma vez (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Bloqueie todas as conexões de entrada de uma vez (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Bloqueie todas as conexões de entrada de uma vez (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como desativar o firewall do Mac

Para desativar o firewall – e todas as exceções de apps incluídas manualmente – volte à tela anterior e clique em “Desativar firewall”.

Desative o firewall do Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Desative o firewall do Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Desative o firewall do Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O que é melhor: notebook, ultrabook, MacBook? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares