Sistemas Operacionais

05/04/2011 13h59 - Atualizado em 14/07/2011 06h56

Como criar um ponto de restauração no Windows XP

Ramon Cardoso
por
Da redação

Nível: Intermediário
Passos: 10

Até o presente momento, o Windows 7 é a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft. Apesar disso, uma grande quantidade de usuários continua utilizando o Windows XP, seja por não terem se adaptado à nova versão ou simplesmente por já estarem habituados e preferirem o sistema antigo.

O TechTudo já explicou como criar um ponto de restauração no Windows 7, mas, se você utiliza o Windows XP e estava achando que esquecemos de você, acompanhe mais esta dica. Nela, você irá aprender, passo a passo, como criar um ponto de restauração no Windows XP e adicionar um pouco mais de segurança ao seu sistema.

Criando o ponto de restauração

Passo 1. Clique no botão "Iniciar", no canto esquerdo da barra de tarefas, e expanda a opção "Todos os programas".

Ponto de restauração no Windows XP (Foto: Reprodução/TechTudo)Ponto de restauração no Windows XP (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 2. Abra a aba "Acessórios" e, em "Ferramenta de sistemas", clique em "Restauração do sistema".

Ponto de restauração no Windows XP (Foto: Reprodução/TechTudo)Ponto de restauração no Windows XP (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 3. Uma nova janela será aberta. Nela, marque a opção "Criar um ponto de restauração" e clique em "Avançar".

Passo 4. Em seguida, adicione um nome ao ponto de restauração que será criado e clique em "Criar". Uma dica é utilizar um termo que remeta ao estado do sistema anterior à criação do ponto como, por exemplo, antes da instalação de um programa.

Ponto de restauração no Windows XP (Foto: Reprodução/TechTudo)Ponto de restauração no Windows XP (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 5. Na próxima tela, você receberá uma confirmação de que o ponto de restauração foi criado. Clique em "Fechar" para encerrar o assistente.

Restaurando o sistema

Passo 6. Repita os passos 1 e 2 utilizados para criar o ponto de restauração.

Passo 7. Dessa vez, na janela de restauração, marque a opção "Restaurar o computador mais cedo" e clique em "Avançar".

Passo 8. Na tela seguinte, será exibido um calendário com os pontos de restauração criados. Selecione a data para a qual deseja restaurar o sistema para os pontos disponíveis sejam exibidos do lado direito.

Passo 9. Na lista da direita, escolha o ponto desejado e clique em "Avançar".

Passo 10. Uma tela de confirmação será exibida, juntamente com alguns avisos importantes. Leia atentamente e clique em "Avançar" para dar sequência ao processo.

A partir desse momento, o Windows dará início ao processo de restauração do sistema. Como será necessário reiniciar o computador, é importante que você salve os seus arquivos e finalize as atividades em programas abertos. Nenhum documento ou arquivo seu será excluído, o sistema apenas retornará ao estado em que se encontrava na data selecionada por você.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares