27/04/2011 18h06 - Atualizado em 10/03/2015 12h25

Como fazer backup do Android usando o Helium

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Seja porque você precisa fazer um reset de fábrica para resolver um problema ou quer simplesmente guardar os dados do seu telefone ou tablet em um local seguro, é sempre bom fazer backups do Android. Mas, embora haja muitos apps que deem conta do recado, eles podem exigir acesso root, como é o caso do Titanium Backup, ou oferecer uma solução fragmentada. E é aí que entra o Helium, um app completo de backup. Veja como usá-lo.

Aprenda a mudar o IP e DNS do Android

Entre as vantagens de usar o Helium está a sua eficiência em guardar aplicativos instalados junto com seus dados. Portanto, é possível salvar o cache de apps de foto e até o progresso dos seus jogos. Além disso, o arquivo de backup pode ser movido para o computador, de onde pode ser transferido para qualquer lugar, inclusive para outro dispositivo Android.

Passo 1. Antes de começar a usar o app, será necessário baixar o Carbon para desktop Mac ou Windows direto do site da Clockworkmod;

Passo 2. No Android, acesse “Opções do desenvolvedor” (veja como ativar esse item) e ative a “Depuração USB”;

Ative a depuração USB (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Ative a depuração USB (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Ative a depuração USB (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Ative a depuração USB (Foto: Reprodução/Paulo Alves))


Passo 3. Conecte o aparelho ao computador via cabo USB. Depois, baixe o Helium para seu Android e toque em “Ok” na tela pop-up;

Toque em OK para continuar (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Toque em OK para continuar (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Toque em OK para continuar (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Toque em OK para continuar (Foto: Reprodução/Paulo Alves))


Passo 4. Abra o Helium no computador;

Abra o Helium (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Abra o Helium (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Abra o Helium (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Abra o Helium (Foto: Reprodução/Paulo Alves))

Passo 5. Permita a depuração USB na tela do seu Android. Se não quiser mais que essa pergunta feita no futuro, marque a caixa de diálogo. Se a conexão for feita com sucesso, você verá um aviso na tela do celular ou tablet. Toque em “Ok” para continuar;

Permita a depuração no seu telefone (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Permita a depuração no seu telefone (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Permita a depuração no seu telefone (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Permita a depuração no seu telefone (Foto: Reprodução/Paulo Alves))


Passo 6. Toque em “Select All” para incluir todos os seus apps no backup e desmarque a opção “App Data Only” – deixe esta opção marcada somente se você quiser gravar só os dados dos apps, o que obrigará você a baixa-los novamente via Play Store;

Selecione todos os seus apps (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Selecione todos os seus apps (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Selecione todos os seus apps (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Selecione todos os seus apps (Foto: Reprodução/Paulo Alves))

Passo 7. (Opcional) Arraste a tela com fundo preto para baixo para ver a lista de apps instalados no seu aparelho. Marque somente aqueles que você deseja incluir no backup;

Quais são os melhores aplicativos para Android?<b> Comente no Fórum do TechTudo.</b>

Permita a depuração no seu telefone (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Permita a depuração no seu telefone (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Permita a depuração no seu telefone (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Permita a depuração no seu telefone (Foto: Reprodução/Paulo Alves))

Passo 8. Ao final, toque em “Backup” e escolha o destino do arquivo de dados. Selecione “Internal Storage” para salvar tudo na memória do telefone ou em “Add Cloud Storage Account” para fazer o upload do seu backup para a nuvem do Google Drive, Dropbox ou Box (a opção “Schedule Backup” só está disponível na versão paga do Helium);

Escolha o desitno do seu backup (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Escolha o desitno do seu backup (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Escolha o desitno do seu backup (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Escolha o desitno do seu backup (Foto: Reprodução/Paulo Alves))

Passo 9. Digite uma senha caso queira proteger seu backup com criptografia. Mas, atenção, você só tem cerca de 5 segundos para digitar antes de o backup ser iniciado;

Proteja seu backup com senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Proteja seu backup com senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Proteja seu backup com senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Proteja seu backup com senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves))

Passo 10. Aguarde o fim do backup para desconectar o smartphone do computador. O tempo varia conforme a quantidade e tamanho dos apps salvos, podendo variar, em média, entre um minuto e uma hora.

Espere o fim do backup (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Espere o fim do backup (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Espere o fim do backup (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Espere o fim do backup (Foto: Reprodução/Paulo Alves))


Pronto. Agora seus dados estarão devidamente protegidos no seu PC ou na nuvem, podendo ser restaurado a qualquer momento até mesmo em outro dispositivo Android. Sendo assim, o Helium se torna um aliado importante na hora de trocar de aparelhos sem se preocupar com apps e jogos.

 

Seja o primeiro a comentar


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Gabriel Gracianao
    2013-08-18T16:23:27

    ta dando erro quando eu clico em backup

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário