TechTudo

07/04/2011 16h52 - Atualizado em 14/07/2011 06h55

Como fazer um cartão de visitas usando o Corel Draw

Teresa Furtado
por
Para o TechTudo

Nível: Intermediário
Aplicativos necessários: Corel Draw
Número de passos: 5

O Corel Draw é um dos programas mais utilizados para edição de imagens, e apesar de não ser o queridinho dos editores de imagem, entre diretores de arte ou designers, certamente ele está presente em todas as gráficas e pequenos bureaus de criação.

A facilidade de adaptação de objetos e a simplicidade de sobreposição de elementos fazem deste programa um dos mais completos editores de imagem, e ao mesmo tempo um aplicativo intuitivo. Por estes motivos, fazer um cartão de visitas nele, além de simples, pode ser muito divertido.

No passo a passo abaixo veremos como criar e imprimir seu cartão de visitas:

Configurando o arquivo no Corel Draw (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Configurando o arquivo no Corel Draw (Foto:
Reprodução/Teresa Furtado)

Passo 1: Com o programa aberto, defina o tamanho do seu cartão (o comum é 9x5cm; caberá em qualquer porta cartões de clientes). Troque a unidade de medida para centímetros.

Configurando margens no Corel Draw (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Configurando margens no Corel Draw (Foto:
Reprodução/Teresa Furtado)

Passo 2: Para definir as margens, clique em cima da régua e arraste até o ponto. O recomendado é deixar 0,5mm de espaço (para todos os lados).

Passo 3: Para delimitar a área de impressão do seu cartão, dê um duplo clique em cima da ferramenta retângulo. Selecione-o e clique na cor que desejar com o botão esquerdo do mouse. Se você fizer o mesmo e clicar com o botão direito, será colorida a borda do objeto.

Criando objeto no Corel Draw (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Criando objeto no Corel Draw (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

Passo 4: Caso possua um logotipo, importe-o pelo atalho “CTRL + i”. Para isso, no entanto, é necessário que o arquivo seja um vetor (.cdr, .ai, .png). Se você não possuir um logo, não há problemas. Continue o passo a passo.

Para colocar nome, endereço, contatos, é só escolher, no menu da esquerda, a ferramenta de texto. Para configurá-lo, selecione-o e no menu superior, onde aparecerão as opções de fontes, tamanhos e outros.

Para mudar os elementos de camada, deve-se clicar sobre o desejado com o botão esquerdo do mouse e optar por “Avançar um/Recuar um”, que descerá ou evoluirá um objeto, ou “Para frente/Para trás”, mandando o objeto para trás ou para frente de outros objetos, como em um recorte de jornais. Disponha-os da forma que achar mais adequado. A sugestão aqui é pegar cartões de empresas que considere boas e se inspirar na diagramação.

Configurando objeto no Corel Draw (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Configurando objeto no Corel Draw (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

Passo 5: Para imprimi-lo, entre no menu “Arquivo” e após, “Impressão”, e selecione “Visualização de Impressão” no canto inferior esquerdo. No menu, à esquerda, clique na “Layout de Imposição” e configure a impressão para 2 (colunas) x 5 (linhas).

Configurando arquivo para impressão Corel Draw (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Configurando arquivo para impressão Corel Draw (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

Na mesma janela, escolha defina as linhas de corte e escolha a opção “Posição das Marcas” no menu superior.

Configurando objeto no Corel Draw (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Configurando objeto no Corel Draw (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

Seu cartão está pronto para a impressão. Bons negócios.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares