TechTudo

20/04/2011 19h05 - Atualizado em 22/10/2013 13h04

Como instalar o teclado virtual do Google no Google Chrome

Fábio Marinho Para o TechTudo

Nível: Básico
Software necessário: Google Chrome
Número de Passos: 5

O teclado virtual é um software que permite entrada de texto em programas de computador de maneira alternativa ao teclado convencional. O funcionamento se baseia em receber cliques do mouse sobre uma imagem de teclado. A imagem clicada é convertida para um caractere de texto, que é mostrada na tela.

Um importante uso do teclado virtual é dificultar a fraude em operações bancárias pela Internet. Uma das formas mais comuns de fraude é a instalação de um vírus no computador da vítima. O programa-espião copia todas as teclas digitadas e envia a listagem, por e-mail, para o computador do fraudador, que em seguida localiza os dados bancários, incluindo a senha, e usa estas informações para movimentar ilegalmente a conta bancária da vítima. Se a senha for digitada clicando-se com o mouse em um teclado virtual, o programa-espião não terá meios de obtê-la.

O Google Chrome possui uma extensão que funciona como um teclado virtual, e nesse tutorial nós vamos mostrar como instalar e configurar esse teclado em nosso idioma. Para isso, siga as instruções abaixo:

Instalando a extensão no Chrome (Foto: Reprodução/Fabio Marinho)Instalando a extensão no Chrome (Foto:
Reprodução/Fábio Marinho)

Passo 1. Abra o Google Chrome e instale a extensão do teclado virtual.

Passo 2. Clique em "Instalar" para que a extensão de teclado virtual seja instalada no seu Google Chrome. Assim que você der o comando, deverá aparecer uma pequena janela solicitando a confirmação da instalação como na figura ao lado. Confirme a instalação.

Passo 3. Agora vamos configurar o teclado virtual para o português do Brasil. Digite na barra de endereços: chrome://extensions/ ;

Passo 4. Agora visualize a extensão do teclado virtual e clique em opções. Surgirá uma janela com varias opções de idiomas. Escolha o português brasileiro. Agora você terá duas opções configuradas na parte direita da janela, "english" e "português brasileiro". Clique em "english" para eliminar essa opção e evitar algum conflito. Feito isso, salve as configurações ;

Detalhe do ícone (Foto: Reprodução/Fábio Marinho)Detalhe do ícone (Foto: Reprodução/Fábio Marinho)

Passo 5. Agora reinicie o Google Chrome para que a extensão funcione normalmente. Repare que aparecerá sempre um ícone de teclado quando for possível usar o teclado virtual.

Agora você terminou de configurar o teclado virtual do Google Chrome. Toda vez que existir algum campo para entrada de texto na página, você poderá usar o teclado virtual para digitar.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero


    TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade