Armazenamentos

29/04/2011 15h12 - Atualizado em 25/05/2017 19h07

Como criar partições no seu HD

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

Particionar o HD pode ser útil para usá-lo com mais de um sistema operacional ou organizar os seus arquivos pessoais em uma unidade à parte, facilitando a formatação do computador. O procedimento é especialmente útil em computadores que vêm de fábrica com apenas uma única partição.

Como reinstalar o Windows 10 sem bloatware

Se você quer particionar o HD de um computador, confira o tutorial abaixo e saiba como usar as ferramentas nativas do próprio Windows para criar novas unidades. Ao fazer isso, a partição existe será reduzida para liberar espaço para criar novas unidades no PC. Você não perderá nenhum arquivo nesse processo.

Notebook demorando para ligar? Veja como fazer o PC iniciar mais rápido (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: Notebook demorando para ligar? Veja como fazer o PC iniciar mais rápido (Foto: Luana Marfim/TechTudo))Aprenda como criar partições no seu HD (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse sobre o botão Iniciar e, no menu que aparece, vá em "Gerenciamento de Disco";

Abra o gerenciador de discos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra o gerenciador de discos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, na janela do aplicativo de Gerenciamento de Disco, clique com o botão direito do mouse sobre a unidade que você quer reduzir e clique em "Diminuir Volume...";

Diminua uma das partições  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Diminua uma das partições (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Em "Digite o espaço a diminuir em MB" informe o tamanho da partição que você quer criar e clique em "Diminuir";

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Defina o tamanho a ser reduzido  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Defina o tamanho a ser reduzido (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre "Não alocado" e, no menu de contexto, clique em "Novo Volume Simples...";

Criando nova partição  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Criando nova partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. O assistente de criação de novas partições será aberto. Nele, clique em "Avançar";

Assistente de criação de novas partições  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Assistente de criação de novas partições (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Escolha o tamanho da partição que você quer criar – ela deve ser igual ao tamanho que foi diminuído no terceiro passo;

Defina o tamanho da nova partição  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Defina o tamanho da nova partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Selecione a letra da unidade que você quer usar e clique novamente em "Avançar";

Selecione a letra da nova partição  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Selecione a letra da nova partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Agora, escolha o formato e nome da nova unidade e nome e clique mais uma vez em "Avançar";

Defina o formato e nome da partição  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Defina o formato e nome da partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 9. Por fim, revise as configurações que você selecionou e, se estiver tudo certo, clique em "Concluir". Agora é só aguardar até que a nova partição seja criada e formatada;

Finalizando criação da nova partição  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Finalizando criação da nova partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 10. Quando o procedimento terminar, você já pode acessar a nova partição no Windows Explorer.

Partição criada pode ser acessada pelo Explorer  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Partição criada pode ser acessada pelo Explorer (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Dessa forma, você poderá particionar o disco rígido do seu computador para realizar backups ou organizar seus arquivos.

*Colaborou: Fabrício Janssen

Dúvidas sobre o Windows 10? Veja respostas e dicas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares