28/04/2011 14h58 - Atualizado em 14/07/2011 06h52

Crie um site profissional de forma prática, rápida e barata

Ramon Cardoso
por
Da redação

Nível: Avançado
Aplicativos necessários: BaseKit
Passos: 10

Foi-se a época em que ter um website de qualidade era coisa exclusiva à grandes empresas. Conhecimentos de programação e web design, disponibilidade de verba e contratação de serviços especializados eram apenas alguns dos fatores que tornavam inviável a criação de um site profissional por pessoas comuns.

Hoje em dia, com a ampla disseminação da internet entre a população e o consequente aumento da importância de "estar online", é comum encontrarmos na rede muitos sites de pequenas empresas, artistas e profissionais liberais; coisa inimaginável há alguns anos. Porém, muita gente não sabe como criar seu próprio site ou ainda acha que essa é uma tarefa muito complicada - e cara.

Para solucionar esse problema, a empresa inglesa BaseKit -  uma das líderes mundiais em criação, hospedagem e navegação simplificada de websites - trouxe para o Brasil o seu serviço que, de forma simples e barata (a partir de R$ 14 por mês), possibilita a criação de um website profissional em apenas 3 etapas. O serviço inclui 100 diferentes opções de template (além da opção de upload de um template próprio) e até 5 GB para armazenamento de dados.

Basekit (Foto: Reprodução)Basekit (Foto: Reprodução)

O TechTudo teve a oportunidade de testar a ferramenta e apresenta abaixa um passo a passo para auxiliá-lo na criação do seu site.

Passo 1. Clique no link de acesso do BaseKit, informe seu e-mail e senha e clique no botão "Acesso".

Passo 2. Agora, opte por selecionar um dos temas (Selecionar um tema) do banco de dados do site ou fazer upload do um tema criado no Photoshop (Importar PSD). Para este tutorial, selecionaremos um dos temas disponíveis.

Escolha do tema (Foto: Reprodução/TechTudo)Escolha do tema (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 3. Após localizar o tema desejado, clique sobre ele e, em seguida, em "Selecione tema". Neste exemplo, utilizaremos o tema padrão "Five Star Restaurant".

Opções de temas (Foto: Reprodução/TechTudo)Opções de temas (Foto: Reprodução/TechTudo)

Com o tema selecionado, chegou a hora de editá-lo. É possível adicionar widgets, criar caixas, inserir imagens, textos e arquivos para serem baixados pelos usuários. Para isso, basta utilizar a coluna de menus à esquerda.

Basekit (Foto: Reprodução/TechTudo)Coluna de menus (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 4. Na parte superior da coluna de menus, podemos criar novas páginas e configurar as páginas do site criadas. Para a primeira opção, basta clicar em "Criar página", no canto esquerda. Para configurar uma página, clique sobre o símbolo de engrenagens "Page Settgins".

Configurações da página (Foto: Reprodução/TechTudo)Configurações da página (Foto: Reprodução/TechTudo)

Na parte inferior da coluna, iremos escolher os widgets desejados, as imagens que serão utilizadas no site e os arquivos que ficarão disponíveis para download.

Passo 5. Para adicionar um widget (como um vídeo ou um mapa de localização, por exemplo), basta clicar sobre o item desejado e arrastá-lo para uma área da página.

Adicionando um widget (Foto: Reprodução/TechTudo)Adicionando um widget (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 6. Para adicionar uma imagem, clique na aba ao lado (Imagens) e, em seguida, em "Adicionar" para fazer o upload de uma imagem do computador.

Basekit (Foto: Reprodução/TechTudo)Menu de imagens (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 7. As imagens ficarão disponíveis na janela e, para adicioná-las a uma caixa da página, basta clicar sobre a foto e arrastá-la até o local desejado.

Passo 8. Para adicionar arquivos ao site, clique na última aba (Arquivos) e em "Adicionar" para fazer upload do arquivo ou documento desejado.

Passo 9. Para editar as caixas de texto ou imagem do site, clique sobre a caixa e, na aba que se abrir, clique no ícone com símbolo de um lápis. Também é possível movimentar a caixa (primeiro ícone da aba) ou excluir o item (símbolo de "x").

Editando as opções da caixa de imagem (Foto: Reprodução/TechTudo)Editando as opções da caixa de imagem (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 10. Após definir todas as confiugrações de acordo com as suas preferências, clique em "Visualizar", para ver o resultado, ou em "Publicar", para escolher um domínio e publicar seu site.

BaseKit disponibiliza ainda muitas opções e possibilidades de personalização do seu site. Recomendamos que você navegue pelos recursos da ferramenta e faça testes para criar um website com a sua cara. Também é possível escolher entre as 3 tipos de contas oferecidas pela empresa: Conta Básica, Conta Plus, Conta Pro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares