20/04/2011 19h20 - Atualizado em 14/07/2011 06h53

Deixe seu computador mais rápido limpando a memória RAM

Fox Xavier
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Aplicativo necessário: Memory Improve Master
Número de passos: 10

A memória Ram é um dos mais importantes componentes do computador. Ela é responsável por armazenar informações de programas que estão sendo executados pelo usuário, mas o computador fica cada vez mais lento na medida em que a memória RAM vai sendo preenchida pelos processos.

Para não obrigar o usuário a reiniciar o sistema operacional existem programas de "limpeza" da memória RAM, liberando espaço para outras atividades. Pensando nisso, o TechTudo preparou um guia de uso do Memory Improve Master. Acompanhe no passo a passo:

Passo 1. Faça o download do programa no Baixatudo;

Passo 2. Instale e abra o Memory Improve Master;

Gráficos demonstram o uso da memória RAM (Foto: Reprodução/Fox Xavier)Gráficos demonstram o uso da memória RAM (Foto: Reprodução/Fox Xavier)

Passo 3. O programa é organizado em um esquema de abas, a primeira delas (Information Overview), exibe um gráfico com o desempenho da memória. Na parte inferior do programa você pode observar a quantidade de RAM que está sendo usada e o estado do processador. No campo abaixo, o programa resume as informações com os dizeres “great, good, medium ou bad” (ótimo, bom, médio ou ruim). Você pode liberar memória clicando em “Free” (liberar) ou em “Compress” (comprimir);

Passo 4. A segunda aba, “Memory Optimization”, oferece opções mais avançadas. Você pode começar uma limpeza clicando em “Fast Free” ou “Deep Compress”;

Programa comprime e libera memória em um só clique (Foto: Reprodução/Fox Xavier)Programa comprime e libera memória em um só clique (Foto: Reprodução/Fox Xavier)
Mova a barra de rolagem para definir intervalo do processo automático (Foto: Reprodução/Fox Xavier)Mova a barra de rolagem para definir intervalo do
processo automático (Foto: Reprodução/Fox Xavier)

Passo 5. No campo abaixo você pode programar o Memory Improve Master para executar o trabalho automaticamente. Para isso, selecione a opção “Auto Free Memory” (liberar memória automaticamente) e defina o intervalo do processo na barra de rolagem abaixo;

Passo 6. Em “Rules” (regras), você pode definir o trabalho do programa. "White List" (Lista Branca) limpa processos que não possuem limite de memória; "Black List" (Lista Negra) faz com que os processos mais pesados parem de ocupar memória indevida;“Smart List” (Lista Inteligente), analisa os softwares mais usados pelo usuário, otimizando o uso deles; e “Idle List” (Lista de Inativos) varre os processos inativos que estão ocupando algum espaço no PC. Você pode editar essas listas no botão "Edit";

Defina quanto de memória o programa deve manter liberada (Foto: Reprodução/Fox Xavier)Defina quanto de memória o programa deve manter
liberada (Foto: Reprodução/Fox Xavier)

Passo 7. No menu direito, "Auto Compress Memory”, há a opção de comprimir a RAM, deixando sempre um espaço definido para rodar as aplicações. Na primeira barra de rolagem, você define o intervalo de execução desse processo. Em “compress a available memory being under” você define a partir de que valor deve-se iniciar a compressão; e em “then try to reclaim” configura-se o mínimo de memória que o programa deve liberar;

Passo 8. A aba “System Tuneup” é desenvolvida para usuários avançados. Nela é possível configurar os efeitos de vídeo do Windows, aperfeiçoar a velocidade da memória, do limite de cache e desativar da RAM DLL´s inativas. Não faça alterações se você não tiver conhecimento sobre o impacto dessas ações em seu computador;

Passo 9. Na aba ao lado, “Process Management”, é possível ter acesso as mesmas opções do seu gerenciador de tarefas do Windows, mas com uma opção a mais: a de liberar memória sem fechar o programa desejado;

Programa oferece um gerenciador de tarefas com opções extras (Foto: Reprodução/Fox Xavier)Programa oferece um gerenciador de tarefas com opções extras (Foto: Reprodução/Fox Xavier)

 

Passo 10. Em “Configurations Settings” você pode configurar Memory Improve Master para iniciar junto com o Windows, selecionando a opção “Autorun on Windows startup”. Em “Show notifications in System tray”, você ativa as notificações do programa na barra inferior. Nas últimas opções você determina o tempo de atualização dos gráficos exibidos em “Information Overview”.

Pronto! Agora você já tem um programa que vai te ajudar na hora de rodar aplicações mais pesadas e evitar que seu computador trave sempre.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Francisco Sousa
    2013-08-18T19:30:16

    kkk Foi boa Tony Freitas.

  • Tony Freitas
    2013-08-18T14:33:58

    O maior problema do computador e aquela peca que fica entre a cadeira eo desktop

  • Raphael Cardoso
    2013-08-13T00:25:04

    Usaria esta dica no meu 286 com Windows 95! kkkkk

  • Ricardo Rodrigues
    2013-08-12T14:01:13

    isso não vale nada!

  • Humberto Queiros
    2011-04-25T18:24:32

    Acho que a Globo não usa esse programa !!! USA ???

  • André Brandão
    2011-10-23T22:49:08

    Bela dica, mas também existe o TuneUp 2011. O infologico.com está sorteando duas licenças!

  • André Brandão
    2011-10-23T22:49:13

    Bela dica, mas também existe o TuneUp 2011. O infologico.com está sorteando duas licenças!

  • Gilberto
    2011-08-23T21:31:22

    A definição de memória RAM e sua função por si só já é uma "pérola". Sobre o crapware, nem comento.

  • Paulo Sirio
    2011-08-23T15:04:57

    Sinceramente né? Recomendar um programa desse é brincadeira...

  • Wallace Ferreira
    2011-08-23T09:33:00

    essa programa é um lixo testei no meu pc de vez conserta deixou ele mais lento ainda. vcs ñ foram bem dessa vez que lixo de programa...pesei que minha avó era a mulher + lerda do mundo ja vi que eu pensei errado o PROGRAMA E MAI LERDO QUE ELA MESMO KKK^^...

  • Wallace Ferreira
    2011-08-23T09:21:04

    que lixo de programa coloquei no pc de ves melhorar so piorou meu pc ficou mais lerdo do que minha avó pencei que minha avó era a mais lerda do mundo, mais ja vi que eu estava errado...kkk^^^ q pergrama lixo gentes eu desistalei ele ...

  • Wallace Ferreira
    2011-08-23T09:17:17

    essa programa é um lixo testei no meu pc de vez conserta deixou ele mais lento ainda vcs ñ foram bem dessa vez q lixo de programa...

  • Carlos Paiva
    2011-04-25T13:28:40

    Quem escreveu esta reportagem é ruim da cabeça ou doente dos pés. Traduzindo não entende da nada de TI. MEU DEUS. Aque ponto nós chegamos! Basta um "dedoff" e pronto.

  • AMARO FLORES
    2011-04-25T08:57:01

    Eta GLOBO...foi mal nessa hein....Tem coisa que deve ser melhor investigado antes de olocar em ação, mesmo porque, nem todos são experts em se tratando dea net.

  • Miyamoto Musashi
    2011-04-24T17:47:21

    quem é o responsavel pela area de TI d globo que publica uma coisas dessas? esse prog é um lixo

  • Alan Fischer
    2011-04-24T15:28:43

    Computador sem um monte de bagulhada e tranqueira instalado é a melhor maneira de manter a saúde e bom funcionamento do mesmo. Em vez de remediar, poderiam divulgar uma matéria com melhor práticas de uso.

  • Guilherme Santos
    2011-04-24T15:04:58

    Programa de fundo de quintal. Deixou meu PC lento e travando e não vale a pena. Infelicidade da Globo.com colocar um tipo de propaganda dessas no ar.

  • Vagner Souza
    2011-04-25T14:11:51

    Francamente onde está o ti da globo que permitiu e ou não foi consultado para se oferecer um programa desnecessário,Será que acham que só existem leigos no brasil se tratando de informática. Fala sério.

  • Doriles Neto
    2011-04-24T11:27:29

    RESPEITOSAMENTE sugiro que antes desse tipo de publicação, seja colocada a frase "informe publicitário". Me senti lesado no meu curto e precioso tempo. SE eu soubesse que era mais uma forma de venda, ( do tipo que eu DESTEST), jamais teria desperdiçado meu tempo. Acho que isso, DESTOA COMPLETAMENTE DO PADRÃO GLOBO! É por causa do Padrão Globo que o primeiro e ÚNICO provedor que assinei até agora é o Globo.com. Mas pelo jeito tenho que rever isso. DESCULPEM a sinceridade, mas me senti um palhaço, caindo numa daquelas pegadinhas idiotas!

  • Oscar Goes
    2011-04-24T11:26:19

    Não há comentário. A do Alexandre Fuzer e do Rogério Santos definem praticamente tudo. Sou assinante há mais de 10 anos. Cuidado com propaganda enganosa senhores.

  • Rogerio Santos
    2011-04-24T09:19:21

    Sempre leio as dicas do techtudo e quando li o título da matéria fiquei animado. Mas foi terminar de ler e veio a decepção com um texto que na verdade não ajuda em nada. Sugere uma configuração de um programa mas não tece nenhum comentário sobre outras configs e ainda, não diz quais são os "contras" do programa. Minha avaliação final sobre a matéria: simplesmente para promover mais um programa que promete um mundo e não é bem assim. Deviam ter mais responsabilidades e compromisso com os leitores.

  • José Silva
    2011-04-23T21:38:05

    Gostei do passo-a-passo, mas o melhor amigo do pc é o próprio usuário, por isso galera, cuidado no que for baixar, manter o ant-vírus atualizado, entre outros cuidados que devemos ter com o nosso amigo, vlw.

  • Nailson Junior
    2011-04-23T19:27:31

    A melhor limpeza de memória é a reinicialização do Sistema Operacional. Programas como esse resolvem a curto prazo, mas logo os usuários começarão a sofrer com travamentos e perda de dados.