26/04/2011 15h28 - Atualizado em 22/08/2013 15h23

Faça mapas mentais sem instalar programas no computador

Gustavo Ats
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Recursos necessários: Creately
Número de passos: 12

Diagramas de fluxo de dados, mapas mentais, fluxograma, gráficos e diagramas melhoram muito a qualidade das apresentações, trabalhos, e até posts de blogs. Mas quem não quer apelar ou recorrer ao Microsoft PowerPoint para esse tipo de gráfico (e nem quer perder tempo fazendo downloads de programas), saiba que existe um site que pode te ajudar nesta tarefa via internet, sem downloads. É o que explicaremos agora para você.

Creately (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)Creately (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)

Passo 1. Acesse o site http://creately.com/ e clique em "Try now". Espere alguns minutos para que o app seja baixado. É bom lembrar que você precisará do Adobe Flash Player para que o aplicativo funcione.

Passo 2. Agora que o aplicativo carregou completamente, você terá uma interface parecida com essa, abaixo.

Área de trabalho do Creately (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)Área de trabalho do Creately (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)

A esquerda temos uma barra de objetos; acima, uma barra de ferramentas que te permite salvar, exportar, criar, novo, copiar, colar, recortar, colocar linhas, dentre outros; e também há a área de plotagem, que é onde você deve criar seus diagramas.

Criando um fluxograma simples

Passo 3. Para criar seu primeiro diagrama é preciso saber o que você quer criar. Feito isso, é preciso selecionar o tipo de diagrama na barra de ferramentas ao lado. No nosso caso, vamos criar um fluxograma simples, utilizando as instruções de uso de um Shampoo como exemplo. Utilizaremos então o flowchart para escolher os dados.

Passo 4. Arraste os objetos para a área de plotagem e adicione os objetos, como na figura abaixo.

Arrastando os objetos (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)Arrastando os objetos (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)
Editando os objetos (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)Editando os objetos (Foto:
Reprodução/Gustavo Ats)

Passo 5. Agora que os objetos já estão posicionados, clique sobre cada um deles e, depois, na letra A para modificar o texto do objeto.

Passo 6. Agora faremos as ligações dos objetos, clicando no item origem e selecionando o botão com um traço (o segundo botão na lista). Clique no botão e, em seguida, clique no objeto destino. Veja como o nosso fluxograma ficou, abaixo.

Fluxograma do Shampoo (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)Fluxograma do Shampoo (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)

Pronto! Se você não quis se registrar, perceberá que não será possível salvar o diagrama, mas você pode salvá-lo como imagem utilizando a tecla "Print Screen" do seu teclado.

Criando uma pequena árvore genealógica

Para criar uma árvore genealógica, você precisa basicamente seguir os mesmos passos que os que os vistos na criação do fluxograma, mas ao invés de utilizar os recursos do flowchart, vamos utilizar os recursos de ícones de pessoas, em People Shapes. No nosso exemplo, criaremos a árvore genealógica da família Corleone, do filme “O Poderoso Chefão”.

Árvore genealógica da família Corleone, de "O Poderoso Chefão" (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)Árvore genealógica da família Corleone, de "O Poderoso Chefão" (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)

Passo 7. Para deixar uma imagem semi-transparente, selecione a imagem ou objeto e clique em "Fill", na barra de ferramentas superior.

Mova o cursor Fade para alterar a transparência (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)Mova o cursor Fade para alterar a transparência (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)

Agora é só regular a transparência como você desejar.

Outros objetos

Passo 8. Certamente chegará uma hora que você precisará trabalhar com outros objetos além dos predefinidos no programa. Sua sorte é que existem várias bibliotecas de objetos disponíveis no próprio programa! Para exibi-las, clique em "Get More Objects" na barra de objetos à esquerda.

Passo 9. Selecione os objetos que você quer exibir ou esconder e clique em OK

Selecionando mais objetos (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)Selecionando mais objetos (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)

Repare que agora há ótimas opções para se montar diagramas de software, UML e web design; e que a barra lateral ficou com bem mais espaçosa para trabalhar.

Publicando o diagrama

Passo 10. Se você está criando uma apresentação para a Internet, talvez seja interessante publicá-la. Para isso, clique em "Publish", na barra lateral direita.

Passo 11. Copie o link ou clique no botão da sua rede social favorita para divulgar o diagrama.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares