Sistemas Operacionais

28/04/2011 16h12 - Atualizado em 14/07/2011 06h52

Formatando discos CD-RW usando o terminal do Linux

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Número de passos: 3

Usando o terminal do Linux é possível ver o que realmente acontece nos processos que estão sendo executados. Cada detalhe é exibido com uma grande riqueza de detalhes, o que possibilita ao usuário saber exatamente o que aconteceu quando algo dá errado. E a partir disso, resolver o problema, obviamente.

Essa é uma característica muito poderosa do uso do terminal e que é comum a qualquer aplicativo executado a partir dele (mesmo uma aplicação que use interface gráfica). O outro benefício de usar o terminal vem da rapidez com que se faz todo o processo: bastam alguns comandos e pronto.

Terminal Linux (Foto: Reprodução/Fábio Marinho)Terminal Linux (Foto: Reprodução/Fábio Marinho)

Bem, vamos ao objetivo dessa dica, que é formatar um disco CD-RW no Linux, lembrando que a grande vantagem de se utilizar mídias CD-RW é a possibilidade de reutilizá-la depois de ter gravado algo nela.

Para limpá-las, basta apenas formatar. No Linux, para formatar um CD-RW de forma rápida, basta apenas um terminal e um comando.
 

Passo 1. Abra um terminal (No Ubuntu, fica no menu "Aplicativos > Acessórios > Terminal como root").

Passo 2. Caso o disco esteja montado, digite:

umount /dev/cdrom

Passo 3. Agora, para formatar, digite o comando:

wodim dev=/dev/cdrom blank=fast

E pronto! O CD-RW está formatado e já pode ser usado novamente.

Observe que /dev/cdrom é o endereço padrão da unidade de CD no Linux, caso seja diferente, lembre-se de ajustar essa informação nos comandos acima.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares