16/05/2011 16h22 - Atualizado em 14/07/2011 06h48

Aprenda a monitorar seus batimentos cardíacos usando o seu celular

Rudolfh Bantim
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Aplicativo: Instant Heart Rate para Android ou para iPhone
Passos: 08

Você deve ter lido o título deste tutorial e pensado: como um celular pode identificar meu ritmo cardíaco? Pois é. Em apenas quinze segundos é possível saber o seu batimento. Isso, graças ao Instant Heart Rate, um aplicativo fantástico capaz de mensurar a sua pulsação sem precisar de nenhum gadget adicional ou equipamento externo - apenas o seu smartphone.

Instant Heart Rate (Foto: Divulgação)Instant Heart Rate (Foto: Divulgação)

Certamente a essa hora você deve estar curioso para entender como funciona realmente este recurso do aplicativo. Pois bem...

Colocando o seu dedo indicador sobre a lente da câmera o aplicativo consegue detectar suaves mudanças na coloração da pele, causadas pelo fluxo de sangue entre cada batida do coração. Assim, então, ele consegue medir seus batimentos cardíacos.

Para transformar seu iPhone ou Android em um monitor de frequência cardíaca, siga as instruções abaixo e monitore o seu coração seja aonde estiver:

Passo 1. Busque na Android Market o aplicativo Instant Heart Rate (ou no iTunes, clicando aqui);

Passo 2. Clique em "Install" e aguarde o download e a instalação;

Passo 3. Execute o aplicativo e clique em “Start Using”, no final da tela de boas vindas do aplicativo;

Passo 4. Clique no botão de Menu do seu smartphone e vá em “Settings”;

Opções de compartilhamento (Foto: Divulgação)Opções de compartilhamento (Foto: Divulgação)

Passo 5. Marque a opção “Automaticaly end measure” para que o monitoramento cardíaco finalize em 15 segundos após identificar seus batimentos cardíacos;

Passo 6. Retorne à tela principal do aplicativo. Pressione levemente o seu dedo indicador contra a lente da câmera de seu aparelho por uns 15 segundos. É importante estar em um ambiente bem iluminado, de preferência com luz natural, e que você não pressione tanto a câmera. Se o seu smartphone tiver flash o resultado pode ser muito melhor e mais preciso;

Passo 7. Em seguida, aguarde a definição do Instant Heart Rate e veja a sua frequência cardíaca;

Passo 8. Clique em “Share” para compartilhar seus batimentos cardíacos com seus amigos, se assim quiser. Depois, basta escolher a rede social que você deseja compartilhar, seja o Twitter, o Facebook, ou mandar por e-mail via Gmail, dentre vários outros serviços.

Pronto! Agora você pode acompanhar a sua saúde usando o seu smartphone para otimizar as suas atividades físicas e monitorar seu ritmo cardíaco. Vale ressaltar que o uso deste recurso não exclui o seu acompanhamento médico, muito menos as precisas ferramentas médicas.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares