Internet

11/05/2011 20h51 - Atualizado em 27/02/2014 12h09

Como ativar o corretor ortográfico no Firefox

Arize Oliveira
por
Da redação

O Firefox possui um corretor ortográfico para auxiliar na identificação de erros. Quando tiver a extensão do Firefox instalada, será muito mais fácil escrever no navegador.

Aproveite os recursos do Firefox (Foto: Divulgação)Use o corretor ortográfico do Firefox (Foto: Divulgação)

Isso porque as palavras não reconhecidas pelo add-on serão grifadas. Assim, você pode conferir sua ortografia e evita os erros de digitação.

Vale lembrar que nem todos os campos de texto são reconhecidos pelo corretor ortográfico. Ou seja, apesar de ter a extensão instalada, é sempre bom produzir seus textos atentamente.

Outros navegadores e versões mais atualizadas possuem revisores automáticos instalados no browser. Mas você também pode acrescentar o complemento para verificação ortográfica no seu Mozilla Firefox.

Existem várias opções de corretor ortográfico para Firefox, como por exemplo o Verificador Ortográfico Vero. E também existem programas que possuem um corretor embutido, como o Mozilla Thunderbird.

Nessa dica, você saberá o passo a passo para instalar um dicionário no idioma português, que irá ativar o corretor ortográfico integrado do Firefox, que identifica as palavras erradas.

Passo 1. Antes de mais nada, você deve verificar se a opção de corretor ortográfico do Firefox está ativada. Vá no menu Ferramentas >> Opções e selecione o painel 'Avançado';

Verificando se o corretor ortográfico do Firefox está ativado (Foto: Reprodução)Verificando se o corretor ortográfico do Firefox está ativado (Foto: Reprodução)

Passo 2. Na parte de navegação, observe se o campo 'Verificar ortografia ao digitar' está marcado. Se não estiver, marque;

Passo 3. Agora vamos instalar o dicionário. Vá até o menu 'Ferramentas' do seu Firefox e clique na opção 'Complementos';

Passo 4. Clique no painel 'Adicionar' e procure por 'Ortografia Português/Brasil – Dicionário [pt-BR]';

Passo 5. Selecione o dicionário e adicione. Será necessário reiniciar o navegador para ter o complemento instalado;

Passo 6. Depois que o Firefox for reaberto, é possível notar que as palavras erradas serão grifadas em alguns campos;

Passo 7. Ao clicar na palavra com o botão direito do mouse é possível escolher a forma correta ou adicionar aquele termo ao dicionário, igual ao corretor do Word. E com o botão direito do mouse também é possível trocar o idioma do corretor ortográfico do Firefox.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares