18/05/2011 17h37 - Atualizado em 14/07/2011 06h47

Descubra como pagar um boleto vencido pela internet

Rudolfh Bantim
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Recurso necessário: Reboleto
Passos: 6

Na agitação do dia-a-dia, às vezes acabamos atrasando algum boleto de pagamento por puro esquecimento. Ao lembrar da conta, no entanto, não é raro nos surpreendermos com o prazo que já passou, e que nos impede de pagá-lo via Internet Banking ou Caixa Eletrônico; nos forçando a enfrentar aquela desprazerosa fila de banco só para calcular as multas e os juros.

Mas agora, graças à internet, você não precisa mais se preocupar com isso. Caso você tenha perdido o prazo de pagamento de um boleto e não tem tempo de enfrentar filas intermináveis nas agências bancárias, utilize o Reboleto, um serviço online que revalida seus boletos bancários.

Reboleto (Foto: Divulgação)Reboleto (Foto: Divulgação)

O processo é simples, seguro, e ainda uma prática legal, pois é utilizado pelo Reboleto o mesmo sistema empregado por bancos e lotéricas, que revalidam a data de vencimento e recalculam o valor do documento, com multas e juros de mora.

A única exigência do site é a de preencher corretamente os campos de juros e multa para que o valor pago seja compatível ao valor devido. Outro fator importante é que o sistema aconselha entrar em contato com o banco para o caso de boletos com mais de cinco dias de atraso. Você até conseguirá gerar um novo boleto, mas o sistema não pode assumir a responsabilidade.

Está com as contas atrasadas? Siga o passo a passo abaixo e se livre das filas de banco!

 

Os números que você deve digitar no site estão destacados no exemplo acima (Foto: Divulgação/Itaú)Os números que você deve digitar no site estão
destacados no exemplo acima (Foto: Divulgação/
Itaú)

Passo 1. Acesse o site Reboleto;

Passo 2. Digite o número do seu boleto, a “linha digitável” (parte numérica) formada por 8 sequências separadas por espaços ou pontos;

Passo 3. Na opção “Cálculo do valor”, em “Multa de”, preencha de acordo com o valor escrito no seu boleto, relativos às taxas pagas pelo atraso no pagamento, discriminado o valor para a multa, que é fixo;

Passo 4. Em “Juros de”, digite o valor dos juros, expresso em valor diário. Caso no seu boleto esteja expresso os juros por mês, divida-o por 30 e coloque este valor no campo. Se o seu boleto mostrar valores de juros em percentagem, você deve fazer o cálculo para Reais antes de preencher o campo;

Passo 5. Na opção “Novo Vencimento”, digite a data em que você pagará o boleto, em dia / mês / ano. No sistema do site, a data vem preenchida com o dia atual;

Passo 6. Clique em “Recalcular Boleto”. Suas informações aparecerão abaixo com a nova linha digitável e um novo valor a pagar. Confira se os seis primeiros campos do seu código de barra estão iguais ao do boleto vencido, pois o campo que alterará é apenas o último, e seu respectivo dígito verificador.

Pronto! Agora você tem um boleto com um novo vencimento. Não é necessário realizar este procedimento com boletos de convênios ou de cartão de crédito, pois são boletos contra apresentação, ou seja, pagos em qualquer vencimento. Eles apenas acarretarão juros, multas e encargos financeiros para você no boleto seguinte.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo
    2011-05-19T14:44:26

    Manoel, nao concordo com o programa, pois como vc mesmo falou,a pessoa pode realizar o pagamento com os valores a menor, logo nao acho um bom programa.No meu caso eu nao tenho como cobrar a diferenca na proxima fatura, como faço para receber este valor que o cliente faltou -pagar, entro em contato com vc e vc me devolve? meu boleto é simples e pego o meu retorno do banco e sinco com o meu sistema, caso alguem tenha pago o boleto com o seu reboleto, o meu sistema nao ira reconhecer. Sabemos que o boleto simples é mais barato logo com esse seu sistema teremos que utilizar boleto registrado +caro

  • Manoel Netto
    2011-05-19T11:34:57

    Marcelo, Os números alterados na linha digitável correspondem ao vencimento e ao valor (para incluir multa e juros), todo o resto do código, que identifica emissor, conta, etc. é mantido inalterado - faça um teste e comprove. O máximo de fraude que alguém pode cometer é pagar sem os devidos valores de mora, mas isso o emissor identifica facilmente e cobra na próxima fatura. Abraço e obrigado pelo comentário

  • Carlos Assumpção
    2011-05-18T19:48:16

    Legal, mas como fica o problema com os ladrões de dados e senhas? Muitos computadores estão infestados com vírus e o proprietário nem sabe. Eu, por exemplo, recebo por semana várias mensagens suspeitas, indicando que algum espertinho está tentando me passar a perna pretendendo levar os meus dados, tanto pessoais como bancários.

  • Fernando Menezes
    2011-05-18T23:07:45

    E no caso de boletos com data limite para pagamento? ou seja, se houver um boleto com data limite, seja por questões legais, ou comerciais, esse "sistema" permite que seja burlada essa regra? Normalmente um cx de banco rejeitaria, mas agora passa a ser possível? Acho que isso deve ser checado! Parece-me fora das normas do BC

  • Anderson Fogaça
    2011-05-18T21:37:06

    Tem alguma coisa errada. Porque o Banco Central, que normatiza procedimentos bancários não disponibiliza este tipo de serviço? Deve-se checar com BC se esta prática é realmente legal.

  • Manoel Netto
    2011-05-19T11:28:31

    Anderson Fogaça, Essa é uma boa pergunta. Por que todos os bancos não disponibilizam esse serviço? Vários já possuem, mas a maioria apenas para boletos registrados. O que me motivou a criar o reBoleto foi não haver opção disponível nos próprios bancos. Abraço e obrigado pelo comentário

  • Joao Silva
    2011-05-19T09:01:32

    Esse sistema pode ter sido criado com boas intenções, mas eu que trabalho em um banco percebo o quanto ele está sendo usado de má fé, para burlar multas e juros, acarretando em transtorno para os bancos...

  • Manoel Netto
    2011-05-19T17:17:10

    Marcelo, como você mesmo falou (em outras palavras) o problema não é o reBoleto, é o modelo do boleto sem registro. Qualquer um pode atualizar um boleto simples na mão, muita gente faz isso para "enganar" o credor. Com o reBoleto não dá pra pagar menos do que o valor original do boleto, mas a gente sabe que fazendo manualmente dá, certo? Então vamos proibir o uso de cálculo manual ;-). Abraço

  • Manoel Netto
    2011-05-19T11:29:58

    Fernando Menezes, O reBoleto avisa quando um título tem mais de 5 dias de vencido, um prazo até curto para cancelamento de título e protestos. Obrigado pelo comentário

  • Manoel Netto
    2011-05-19T11:27:02

    Carlos Assumpção, O reBoleto não pede nenhuma senha ou dados bancários, para usar basta digitar o código do seu boleto. O máximo que eu (o criador do site) poderia fazer seria pagar sua conta ;-) Abraço e obrigado pelo comentário.

  • Eduardo Vieira
    2011-05-19T15:56:04

    continuação... Entretanto, como a maioria das pessoas desconhecem a possibilidade de envio dos títulos vencidos a cartório (e principalmente os custos de retirada de cartório), a opção pode trazer contratempos para as empresas e bancos cedentes. Portanto, seria recomendável que os fornecedores da solução obtivessem a devida autorização dos bancos cedentes, uma vez que o sistema na verdade acaba por "burlar" um mecanismo de controle por eles instituído, sob pena de virem a ser responsabilizados por eventuais prejuízos que venham a causar a essas instituições.

  • Marcelo
    2011-05-19T15:34:39

    wagner shimatai, a honestidade tem que partir de quem usa, e o que vc acredita, que ira partir, ou que o pessoal ira utilizar esta ferramenta para pagar o boleto sem multa. Nao acredito nessa ferramenta, o banco so calcula com precisão a multa e juros quando o boleto é registrado, quando o boleto é simples o banco nao tem como saber quam o valor de multa e juros, a nao ser que o caixa leia as instrucoes escritas no boleto. Pense bem antes de chamar alguem de burro

  • Manoel Netto
    2011-05-19T11:32:04

    Joao Silva, Nenhuma ferramenta é isenta da desonestidade humana. Qualquer pessoa pode chegar em um caixa de banco ou lotérica com uma linha digitável vencida e informar ao atendente que fez acordo com o emissor do título para não pagar juros e multa. Eu já fiz isso (mas o acordo foi real) e não me questionaram absolutamente nada. Abraço e obrigado pelo comentário

  • Manoel Netto
    2011-05-19T17:18:33

    Eduardo Vieira, obrigado pelo conselho. Abraço

  • Wagner Shimatai
    2011-05-19T15:08:38

    Como tem pessoas desinformadas nesse país! É claro que alguns bancos já disponibilizam serviço similar em seus próprios Internet Banking. Mas é só para títulos do mesmo banco. Por exemplo, eu já digitei um boleto vencido no Internet Banking do Banco do Brasil e o mesmo automaticamente recalculou juros e mora, pois o título era do próprio Banco do Brasil. O reBoleto é para facilitar a vida de pagamentos vencidos a pouco tempo. A honestidade tem que partir de quem usa também. Em tempo, eu desenvolvi um aplicativo para o reBoleto para smartphones Android, só estou aguardando o Manoel liberar.

  • Marcelo
    2011-05-19T10:46:20

    NÂO ACREDITO QUE A GLOBO>COM PERMITIU ESSA MATERIA NO SEU SITE> UM ABSUDO ALEM DE SE TORNAR CUMPLICE A UMA FRAUDE. QUEREMOS SABER DE COISAS INTERESSANTES E LICITAS. Como posso ter a certeza que a conta corrente que esse numero de boleto gerou é a mesma do primeiro boleto, visto que o site so fornece a numeração. Como posso comporovar que realizei o pagamento, pois a numeracao do meu boleto é diferente da numeracao oferecida pelo programa. Acho um absurdo, pois essa medida é passivel de varios erros como no caso do sistema gerar uma numeracao ja existente, ou mesmo de um outro sacado.

  • Eduardo Vieira
    2011-05-19T15:49:52

    Wagner/Manoel, Já pararam pra pensar que, se os bancos incluíram o fator de vencimento no código de barras dos boletos, foi justamente para evitar que os boletos fossem pagos via auto-atendimento fora da data de vencimento? Se o Banco oferece a opção de recálculo automático para seus próprios títulos, ele o faz por sua própria conta e risco, não implicando, de forma alguma, na aceitação da prática a todos os títulos da rede bancária. Concordo que a possibilidade de pagamento a menor não é desculpa para a não implementação da facilidade, pois, para quem age de má-fé, bastaria o campo desconto.