Sistemas Operacionais

11/05/2011 18h51 - Atualizado em 18/10/2013 11h20

Saiba como evitar a tarefa de instalar seus apps preferidos depois de formatar - ou trocar - o seu Android

Allan Melo
por
Para o TechTudo

Seja qual for o motivo que o levará a formatar o seu smartphone Android, se você já o formatou antes certamente sabe o como é chato ter que reinstalar todos os seus aplicativos preferidos pela Android Market, buscando-os de um em um.

Confira também como instalar e baixar apps direto no cartão SD e não na memória interna do seu celular!

Por outro lado, se você acaba de adquirir um Android novo, já deve ter percebido que o Google faz backup apenas dos seus dados pessoais (contatos, e-mail, agenda,...) e dos aplicativos comprados.

Pois bem. Além de levar um tempo considerável, sabemos também que a probabilidade de você esquecer de instalar algum aplicativo é grande. E é por este motivo que te apresentaremos esta não-tão-conhecida solução: o AppBrain.

Famoso por ser uma fonte alternativa de categorização de aplicativos, oferecendo buscas e listas complexas que podem indicar até os apps mais baixados da semana na sua região, o AppBrain também possui uma ferramenta simples, mas essencial para quem está com um Android zerado em mãos.

Aprenda como usar esta ferramenta nos tutorial abaixo e economize algumas horas fazendo os downloads:

O "Manage And Sync" do AppBrain (Foto: DIvulgação)O "Manage And Sync" do AppBrain (Foto: DIvulgação)

Antes de formatar seu Android (ou trocar de aparelho)

Passo 1. Baixe o aplicativo AppBrain pela Android Market, caso ainda não o tenha instalado;

Passo 2. Ao acessá-lo pela primeira vez, confirme a mensagem de boas vindas e acesse a função "Manage And Sync";

Passo 3. Antes de prosseguir com o backup da sua lista de aplicativos, é necessário logar no serviço. Ao acessar a área de login, opte por criar uma conta usando a sua própria conta Google, Facebook ou Twitter (evitando mais senhas à lembrar). Ao optar por um dos serviços, confirme a permissão de acesso do AppBrain;

Passo 4. De volta a tela do "Manage And Sync", agora com o seu login feito, clique no botão "Sync" (ou "Sync with AppBrain"), no canto inferior esquerdo. O serviço guardará a lista dos seus aplicativos instalados no servidor;

Passo 5. Formate o seu telefone ou pegue o seu novo Android;

Depois de formatar (ou já com o novo aparelho em mãos)

Passo 6. Vá no Android Market e baixe o baixe o AppBrain;

Passo 7. Abra o aplicativo e acesse a função "Manage And Sync";

Passo 8. Faça o login com a sua conta cadastrada.

Passo 9. Clique em "Sync" (ou "Sync with AppBrain") para recuperar sua antiga lista de aplicativos.

Passo 10. Se você está usando o mesmo aparelho, pule para o Passo 13. Mas se você acabou de adquirir um novo Android, certamente já deve ter percebido que nenhum aplicativo da antiga lista foi restaurado. Por conta disso, você precisará acessar o site do AppBrain por meio de um computador.

Passo 11. No canto superior direito da página oficial do serviço, clique em "Entre" e faça o login com a sua conta.

Passo 11. Na barra lateral esquerda, em "As suas listas de aplicações", você deverá ver os seus dois telefones listados - o antigo e o novo. Clique sobre a lista do antigo modelo.

Passo 12. Reconheceu os seus aplicativos antigos na lista? Agora clique no botão "Adicionar à lista" e selecione a opção relativa ao seu novo telefone. Toda a lista do antigo telefone será copiada para a do novo telefone. Sincronize a lista novamente no seu novo Android para atualizá-la.

Copiando a lista de aplicativos do antigo telefone para o novo telefone (Foto: Reprodução)Copiando a lista de aplicativos do antigo telefone para o novo telefone (Foto: Reprodução)

Passo 13. Já com a antiga lista de aplicativos registrada no seu smartphone, clique em "Execute changes" para fazer com que o AppBrain comece a abrir as páginas de download dos apps na Android Market para você.

Infelizmente o processo é manual e você precisará confirmar as permissões dos apps na mão, mas só o fato de ter toda a sua lista recuperada já é gratificante.

Atenção! Alguns detalhes que merecem ser ditos sobre este recurso:

- Alguns modelos de Android costumam a criar filas de download, não permitindo que você prossiga com a instalação de novos aplicativos até que a lista tenha sido baixada e instalada. Você saberá se o seu telefone possui esta limitação se, por acaso, você não conseguir dar OK nas permissões. Se isso acontecer, basta esperar a lista esvaziar para continuar o trabalho.

- O mesmo processo descrito para a transferência de aplicativos de um celular velho para um celular novo pode ser usado caso você tenha trocado a ROM do seu Android. Com a nova ROM, é importante ressaltar que o AppBrain reconhecerá seu aparelho como um novo aparelho.

- Se durante os downloads o Android Market anunciar que não foi possível localizar algum aplicativo, prossiga com a instalação e esqueça o app em questão. A não localização acontece ou porque o aplicativo não está mais disponível no Android Market, ou porque o seu aparelho não é compatível com ele.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares