25/05/2011 13h28 - Atualizado em 22/07/2013 11h42

Seu computador está seguro? Teste a eficácia do seu antivírus

Ramon Cardoso
por
Da redação

A eficácia de um antivírus pode ser avaliada de acordo com vários critérios. Um dos principais é a capacidade que o programa tem de detectar vírus e arquivos maliciosos presentes ou em execução no sistema e alertar os usuários sobre a ameaça. Nesta dica, mostraremos como criar um arquivo que simula um vírus para verificar se o seu antivírus é capaz de identificá-lo, exibindo o alerta de ameaça.

Seu computador está seguro? (Foto: Arte/TechTudo)Seu computador está seguro? (Foto: Arte/TechTudo)

Importante: o arquivo em questão é criado no bloco de notas ou qualquer outro editor de texto e não é capaz de causar nenhum dano ao sistema. Trata-se de um EICAR, um arquivo de teste de 68 bytes, composto por uma sequência de caracteres e utilizado pela indústria para testar a eficácia de softwares antivírus.

Passo 1. Abra o bloco de notas do Windows e copie o seguinte código: X5O!P%@AP[4\PZX54(P^)7CC)7}$EICAR-STANDARD-ANTIVIRUS-TEST-FILE!$H+H*
 

Teste de detecção de vírus (Foto: Reprodução/TechTudo)Teste de detecção de vírus (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 2. Clique em "File" (Arquivo) e selecione a opção "Save as..." (Salvar como).

Passo 3. Dê qualquer nome ao arquivo criado, determine uma extensão qualquer e clique em "Save" (Salvar). Exemplo: virus.exe

Teste de detecção de vírus (Foto: Reprodução/TechTudo)Teste de detecção de vírus (Foto: Reprodução/TechTudo)

Ao ser salvo, o arquivo deve ser automaticamente reconhecido pelo seu programa antivírus como uma ameaça e uma tela de alerta deverá ser exibida, como a tela abaixo.

Teste de detecção de vírus (Foto: Reprodução/TechTudo)Teste de detecção de vírus (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 4. Existe ainda um tipo de variação do código do EICAR. Para testá-lo, repita os passos acima utilizando o seguinte código no bloco de notas:
X5O!P%@AP[4\PZX54(P^)7CC)7}$EICAR-ANTIVIRUS-TEST-FILE-ALTERADO!$H+H*

Nesse caso, o arquivo será detectado como um vírus de nome "EICAR.mod", igualmente inofensivo ao computador.

O teste acima é apenas uma forma de verificar a eficácia do antivírus quanto à sua capacidade básica de detecção, visto que os arquivos de teste são amplamente conhecidos. O não reconhecimento desses arquivos pode representar uma vulnerabilidade do sistema ou desatualização do programa antivírus.

Do mesmo modo, um antivírus não pode ser considerado totalmente eficaz por detectar o arquivo EICAR, não significando, necessariamente, que o computador está protegido contra ameaças mais avançadas.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Jean Oliveira
    2014-10-04T17:05:51

    O meu avast não detectou nenhum dos dois

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gleydson Cam
    2014-05-22T19:27:11

    mc afee pago teste 1 ok

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Paim
    2014-03-03T12:37:03   , respondido respondido 2014-05-21T16:12:38

    Pessoal, lembrando que esse tipo de teste só adinata com antivirus pagos, não comantivirus básicos que só servem para blokear páginas maliciosas e com virus obrigado pela atenção.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fernando Paim
      2014-03-03T12:37:03   , respondido respondido 2014-05-21T16:12:38

      No meu McAfee nenhum dos dois foram detectados.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Wenner Fernandes
    2014-05-21T16:12:07

    Eu testei os dois com o antivírus "AVIRA" e na hora que eu clico em salvar ele já detecta. Antivirus grátis também reconhece.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roni Ramos
    2014-03-09T15:56:06

    olha....tenho Avast Antivirus Free....o primeiro ele pegou.....o segundo....nada....acredito q ele nao seja lah tao bom quanto falam...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diogo
    2014-02-09T02:48:58

    O Comodo Antivirus detectou assim que eu salvei o arquivo. Funfou legal :)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eric Valini
    2014-01-26T18:33:05

    O Avira, lógico, pegou os dois arquivos... e é FREE hein...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gilenio Camilo
    2013-12-25T21:47:50

    O teste para o antivírus funcionou legal. Obrigado ao pessoal do TechTudo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Tadeu Santana
    2013-11-12T19:24:40

    BitDefender Internet Security 2013 pegou os dois de primeira. Ao pessoal do TechTudo o meu muito obrigado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo
    2013-10-27T01:01:33

    o meu KASPERSKY INTERNET SECURITY 2013 é pago e só detectou o primeiro teste e o segundo, eu também fiz os mesmo procedimento da Marcia Caminha e não detectou nada! e eu acho também que o meu anti-vírus deveria ter detectado o segundo teste, até porque é PAGO, talvez uma atualização nos seus bancos de dados, resolveria este problema...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ygor Oliveira
    2013-10-10T15:06:25

    Meu antivírus Avast Free, detectou na hora o suposto "vírus"

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • David
    2013-08-27T13:31:24

    eu mal salvei o arquivo e o meu AVG(versão free) detectou na hora!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcia Caminha
    2011-09-08T12:24:14

    Meu antivírus é o McAfee Total Protection e só detectou o primeiro. O segundo, fiz o escaneando rápido e não detectou nada!!! Eu pago anualmente a renovação, agora vou pensar antes de renovar. Pensamos que estamos protegidos e nada, ainda bem que esses testes são bons para detectar e pensarmos mais em qual antivírus devemos ter em nossas máquinas, claro que nem todos são maravilhosos e super seguros, mas esta falha do teste "techtudo" o McAfee deveria ter pego os 2(dois).

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Flavio Blanco
    2011-05-26T08:57:41

    Meu Avira Antivir Personal Freeware rodando em Win XP não pegou nenhum dos dois.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Davi Melo
    2011-05-29T04:36:42

    O meu BitDefender Internet Security 2011 pegou os dois de primeira!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gilberto
    2011-05-26T19:30:46

    Em terra de cego, até caolho é rei.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Viviane Ceschim
    2011-05-26T16:39:57

    Meu antivírus é o McAfee Total Protection e só detectou o primeiro. O segundo, nem escaneando só o arquivo ele detecta... A gente paga pra que? tsc tsc tsc

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bárbara Rocha
    2011-05-26T10:46:34

    Meu antivírus é o ESET, versão 4.0.474.0, e ele só pegou o primeiro arquivo... O segundo ele não detectou nada.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ítalo Fernandes
    2011-05-26T10:33:09

    O primeiro foi bloqueado pelo Avast na ciração do arquivo, não deixou ser criado. Já o segundo, não detectou absolutamente nada, nem fazendo o escaneamento no próprio arquivo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Silva
    2011-05-26T09:10:43

    O meu anti-virus aki é o Comodo Internet Security Premium (que é grátis). Pegou os dois arquivos no momento em que eu abri a pasta onde eles estavam. O primeiro foi detectado com o código EICAR Test String. O segundo foi detectado, mas como "objeto malicioso desconhecido".

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gedalias Silva
    2011-05-26T09:02:08

    Possu o o "Eset NOD32 Antivirus 4.2.64.12" original devidamente registrado, mas... nessa o Nod passou batido, aqui não detectou nada em nenhum dos dois arquivos, nem mesmo clicando sobre eles e mandando escanear. #fail

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael
    2011-05-26T08:50:58

    Uso o Avast Free, ele só detectou o primeiro arquivo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renato Oliveira
    2011-05-26T00:44:58

    Testado no AVG 2011 Free e Windows 7 Professional. Tudo ok. Detectado nos dois arquivos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jorge Santos
    2011-05-25T21:24:15

    no notebook não detectou usando o avg grátis, já no desktop com o avg profissional pegou os dois.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Karla Santos
    2011-05-25T21:12:27

    O meu Avast Free detectou o primeiro rapidamente mas, já no segundo teste, não acusou qualquer problema.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário