Imagens

31/05/2011 15h34 - Atualizado em 14/07/2011 06h45

Transforme-se em um elemental do fogo usando o Photoshop

Juliane Costa
por
Para o TechTudo

Nível: Intermediário
Aplicativo necessário: Adobe Photoshop
Número de passos: 24

Neste tutorial de manipulação de imagens, faremos com que o personagem da foto aparente estar em chamas. A idéia inicial do tutorial é criar um belo efeito, utilizando técnicas simples, mas sempre com muita atenção e cuidado.

Passo 1. Neste tutorial foram utilizadas duas imagens para a manipulação. Caso queiram utilizar as mesmas imagens, faça o download da imagem 1 e imagem 2. Em seguida, abra as duas imagens no Photoshop.

Efeito Elemental do Fogo no Photoshop (Foto: Reprodução/TechTudo)Imagem principal (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 2. Com a imagem principal aberta (a que sofrerá os efeitos de fogo) duplicaremos essa imagem com o atalho "Ctrl+J". Renomeie-a como achar melhor. Neste tutorial, utilizaremos o nome “ImagemPrincipal”. Com isso, a imagem original será mantida.

Efeito Elemental do Fogo no Photoshop (Foto: Reprodução/TechTudo)Imagem principal duplicada (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 3. Duplique a layer “Background”. Em seguida, altere as cores de plano de fundo para Preto e Branco. Para isso, pressione ‘D” no seu teclado.

Passo 4. Clique na layer “Background copy” e preencha com a cor preta  (com a layer selecionada pressione Alt+Del)

Efeito Elemental do Fogo no Photoshop (Foto: Reprodução/TechTudo)Duplique e altere o background (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 5. Com a layer “ImagemPrincipal” selecionada, pressione Ctrl+Shift+U. Em seguida, pressione Ctrl+L para inverter as cores. A imagem ficará parecendo um negativo de filme, como o exemplo abaixo.

Efeito Elemental do Fogo no Photoshop (Foto: Reprodução/TechTudo)Desaturate (Foto: Reprodução/Juliane Costa)
Efeito Elemental do Fogo no Photoshop (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Invert (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 6. Duplique a layer “ImagemPrincipal” (Ctrl+J) e aplique o filtro Find Edges, no menu "Filter – Stilyze – Find Edges". Em seguida, inverta as cores (Ctrl+I) e altere o Blending Mode para "Hard Light".

Filtro Find Edges (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Filtro Find Edges (Foto: Reprodução/Juliane Costa)
Blending Mode: Hard Light (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Blending Mode: Hard Light (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 7. Para dar mais contraste às linhas brancas, duplique a layer novamente e altere o Blending Mode para "Screen".

Blending Mode: Screen para destacar as linhas (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Blending Mode: Screen para destacar as linhas (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 8. Agora, com a ferramenta Move Tool (V) arrastaremos a segunda imagem para dentro da janela “ImagemPrincipal”. Caso apareça um alerta de incompatibilidade, basta clicar em OK para efetuar a correção.

Inserindo a segunda imagem (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Inserindo a segunda imagem (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 9. Para melhor organizar as layers, renomeie a layer 2 para “Fogo” e altere a Blending Mode desta layer para "Scrren", escondendo, assim, as cores pretas. Veja abaixo como deverá ficar.

Escondendo as cores pretas da imagem Fogo (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Escondendo as cores pretas da imagem Fogo (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 10. Duplique a Layer “Fogo” (Ctrl+J), mantendo o Bleding Mode "Screen". Em seguida, torne-a invisível (desmarque o "olho") no painel de camadas, deixando visível somente sua cópia.

Duplicando a layer Fogo (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Duplicando a layer Fogo (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 11. Selecione a layer “Fogo copy” e, em seguida, pressione CTrl+T . Gire a imagem, redimensione-a até alcançar os cabelos da personagem da “ImagemPrincipal” e dê "Enter" ao concluir. Veja como ficou a imagem abaixo.

Redimensionando o fogo (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Redimensionando o fogo (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 12. Ainda com a layer “Fogo” selecionada, utilizaremos o comando "Warp – Edit – Transform – Warp". Curve a imagem do fogo, seguindo a linha dos cabelos, e pressione "Enter" quando finalizar.

Comando Warp para contornar os cabelos (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Comando Warp para contornar os cabelos (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 13. Duplique a layer “Fogo copy” (Ctrl+J) e redimensione com o comando Free Transform (Ctrl+T), preenchendo o cabelo.

Duplicando a layer Fogo (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Duplicando a layer Fogo (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 14. Repita o processo até cobrir todo o cabelo, redimensionando a imagem (Ctrl+T) sempre que necessário.

Cobrindo o cabelo (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Cobrindo o cabelo (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 15. Lembra da layer “Fogo”, que está invisível? Torne-a visível novamente, e altere seu Blending Mode para "Vivid Light".

Cobrindo o cabelo (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Cobrindo o cabelo (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 16. Aplique o Free Transform (Ctrl+T) à layer “Fogo”, cobrindo todo o corpo da personagem.

Cobrindo o corpo (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Cobrindo o corpo (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 17. Aplique à layer “Fogo” o filtro "Gaussian Blur – Filter – Blur – Gaussian Blur", com o valor abaixo.

Graussian Blur (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Graussian Blur (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 18. Adicione uma máscara à layer “Fogo” (clicando no símbolo mostrado abaixo). Em seguida, com um pincel com opacidade 100%, passe-o por toda a parte fora do corpo, tornando-o oculto.

Máscara (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Adicionar máscara (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 19. Agora, vamos remover as linhas brancas que ficaram. Para isso, crie uma nova layer (Ctrl+Shift+N) em branco e posicione-a abaixo da layer “Fogo”. Com um pincel, pinte toda a parte branca de preto.

Retirando as linhas (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Retirando as linhas (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 20. Selecione a camada superior (no tutorial é a “Fogo Copy 6″) e adicione duas camadas de ajuste: Hue Saturation e Brightness/Contrast. Muito cuidado para não inverter a ordem dos ajustes, ou a cor não ficará satisfatória.

Camadas de cor (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Camadas de cor (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 21. Vamor criar agora o efeito de faícas em volta da personagem. Altere as configurações de "Brush" conforme os dados abaixo.

Configurações do brush (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Configurações do brush (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 22. Agora, crie uma nova layer e posicione-a abaixo das configurações de cor (imagem da esquerda).

Passo 23. Em seguida, selecione 50% de cinza na paleta Swatches (imagem da direita). A partir disso, podemos começar a criar as faícas, lembrando de alterar o tamanho do pincel de acordo com a sua imaginação.

Layers e Swatches (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Layers e Swatches (Foto: Reprodução/Juliane Costa)
Faíscas (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Faíscas (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 24. Para tornar o efeito ainda mais interessante, crie uma nova layer e, em seguida, selecione um pincel comum (não o que personalizamos), com opacidade de 50% e clique nas partes do pescoço, corpo e cabelo. Veja abaixo como fica o efeito.

Efeito final (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Efeito final (Foto: Reprodução/Juliane Costa)
Resultado (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Resultado (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Agora que você aprendeu este efeito de fogo, você pode testar a variação de suas opções e tentar utilizá-lo em outras imagens para descobrir novos resultados.

Via PSDTUTS

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