TechTudo

18/05/2011 17h51 - Atualizado em 27/08/2013 14h21

Tutorial Avast!: como usar o antivírus

Arize Oliveira Da redação

Para não correr o risco de ter o computador danificado por vírus, como cavalo de troia, um bom antivírus para proteger o sistema é mais do que essencial. Neste tutorial, você vai aprender a usar o Avast! e proteger de vez o seu computador das pragas da Internet.

O Avast! é um dos mais usados, mas existem outros programas também eficientes. Em Conheça os principais antivírus do mercado, você poderá escolher qual o antivírus se adequa melhor a sua necessidade. Em Top 5: Os melhores antivirus, listamos os que vão garantir mais proteção ao seu computador. Para os que só usam as opções gratuitas e ficam na dúvida entre o Avast! e o Avira, leia Avast x Avira: Descubra qual é o melhor antivírus gratuito.

A versão mais atual do avast! é a de número 6 (Foto: Divulgação)Tutorial Avast!: aproveite os melhores recursos do antivírus (Foto: Divulgação)

INSTALAÇÃO

Passo 1. O processo de instalação do Avast! é similar ao processo de instalação de outros softwares. Você deverá fazer o download do programa no BaixaTudo, clicar no arquivo executável na pasta de download e seguir as instruções do assistente para a instalação.

Na instalação, você pode definir o idioma e outras confirgurações. Se, depois de instalado, for preciso alterar alguma dessas configurações, é só clicar com o botão direito do mouse no ícone do Avast! que fica ao lado do relógio, na tela.

Se sua versão for a gratuita, depois de 30 dias será necessário ter uma licença para continuar usando o programa. Para saber mais detalhes, consulte nossa dica Licença para o Avast!: saiba como fazer.

CONFIGURAÇÃO

Você pode habilitar ou desabilitar funções de acordo com as suas preferências. A melhor configuração do antivírus varia de acordo com cada perfil de usuário e com a capacidade técnica do seu PC.

Neste tutorial você encontra algumas sugestões de configuração, mas você deve fazer adequações quando for necessário. Você fará todas elas a partir da página inicial do Avast!.

Passo 2. Para acessar o painel do Avast! basta clicar com o botão direito no ícone laranja ao lado do relógio no canto inferior da tela. Selecione "Abrir a interface do Avast!" para que a tela com as opções se abra;

Passo 3. Para definir as preferências clique no botão "Configurações" ao lado de "Centro de Ajuda";

Passo 4. A tela "Avast! Configurações" aparecerá e em cada aba no canto esquerdo é possível alterar características específicas do programa. As opções nas abas são agrupadas nas categorias básico, atualizações, quarentena, alerta de vírus, exclusões, senhas, modo silencioso, painel, idioma, sons, manutenção, comunidade e solucionando problemas.

Configure o avast! de acordo com sua preferências (Foto: Divulgação)Configure o avast! de acordo com sua preferência (Foto: Divulgação)

 

Uma das grandes vantagens do Avast! é que ele orienta algumas ações que devem ser tomadas pelo usuário. Além disso, o programa já vem com uma pré-configuração dos recursos. Ou seja, se você preferir, pode deixar seu Avast! como ele foi instalado. Ainda, assim, procuramos oferecer uma configuração mais prática para a maioria dos usuários. Confira:

Passo 5. Na aba Básico é interessante deixar marcada a opção de manter o ícone do Avast! na bandeja do sistema, porque isso agiliza o acesso aos recursos do antivírus;

Passo 6. Na aba Atualização, você pode deixar o campo de "Atualizar automaticamente" marcado para evitar trabalhos manuais depois;

Passo 7. Para Quarentena, alguns especialistas recomendam deixar o "tamanho máximo para quarentena" em "0", para que não exista um limite na capacidade de armazenamento de arquivos isolados. E para o "tamanho dos arquivos" deixar um número bem alto, para não restringir que um arquivo grande seja enviado para quarentena;

Passo 8. Em Alerta de vírus, caso você considerar interessante, pode configurar um e-mail para receber mensagens quando um vírus for dectado pelo Avast!;

Passo 9. Na aba Exclusões, você insere extensões a serem ignoradas pelo escaneamento. Essa opção é útil porque às vezes você pode ter um arquivo no computador que pode ser reconhecido como vírus, mas não é.

Em casos assim, você pode adiocionar uma exceção e ter o seu arquivo mantido no computador sem problemas com o antivírus. Vale lembrar que essas exclusões devem ser feitas com cuidado e apenas se você estiver bem certo de que o tal arquivo ou extensão não contém vírus.

Passo 10. Se você quiser ter uma senha para usar o Avast!, na aba Senha é possível configurar uma. Nas demais abas existem mais detalhes para ajustar no antivírus. Como todas elas possuem uma explicação rápida embaixo, você pode alterar como prefirir.

Passo 11. Não se esqueça de clicar no botão Ok depois de ter feito suas alterações. E se não quiser alterar nada, é só não mexer nessas configurações. O programa já vem com um padrão habilitado.

RECURSOS

Na interface inicial do Avast!, estão exibidos os quatros pricipais serviços do antivírus: Resumo, Escaneamentos, Módulos Residentes e Manutenção. Cada um deles apresenta múltiplas opções de segurança.

Passo 12. Na parte de Resumo, você encontra o nível de segurança do seu PC e as indicações de ações. Também é possível registrar a sua licença avast!. Uma observação importante é que sem o plugin do Adobe Flash Player talvez seja difícil visualizar os dados da subcategoria "Estatísticas".

Os principais recursos do avast! são acessados a partir da tela inicial (Foto: Divulgação)Os principais recursos do avast! são acessados a partir da tela inicial (Foto: Divulgação)

Passo 13. Na janela de Escaneamentos, você terá opções para configurar a verificação de vírus de muitas maneiras possíveis. De maneira geral, você pode escolher um escaneamento rápido ou um outro mais completo e também é possível agendar uma varredura específica num determinado momento;

Passo 14.  Para configurar a maneira como cada varredura é realizada, clique em "Mais detalhes" e depois em "Configurações". E para quem prefere configurar o escaneamento do seu jeito, é só clicar no botão "Criar escaneamento personalizado";

Escaneamento personalizado (Foto: Divulgação)Escaneamento personalizado (Foto: Divulgação)

Passo 15. Na janela de configuração do escaneamento personalizado é possível ativar opções que não são habilitadas no Avast!. Na primeira aba, Escaneamento, você escolhe um local no PC para fazer uma varredura melhor;

Passo 16.  Na aba Sensibilidade é possível definir a força da verificação. E você pode descompactar alguns arquivos para o escaneamento ficar ainda melhor na aba "Arquivos compactados";

Passo 17. Na aba Desempenho você pode alterar alguns perfis para alterar a velocidade com a qual a verificação por arquivos infectados acontecerá. Vale lembrar que essas configurações também interferem no processamento geral do seu PC e dependendo da opção o seu computador pode ficar mais lento.

Passo 18. Uma das ferramenta mais interessantes nas opções de escaneamento do é o agendamento de varredura. Na aba Agendamento você define detalhes do momento para executar a varredura;

Passo 19. Voltando ao painel inicial, ao clicar em Módulos Residentes, você terá outras opções para proteção em tempo real de arquivos, e-mail, Internet, P2P, mensagens, rede e comportamento.

Como são muitas opções, vale a pena o usuário verificar o que é mais interessante e o que não achar legal, é só desmarcar. É possível marcar opções de verificação em anexos de e-mail, pendrives, CDs e muito mais.

Passo 20. Por fim, na aba Manutenção do menu inicial, você confere arquivos em quarentena, acha links e atualiza o banco de dados do programa rapidamente.

Passo 21. Como você pode notar, as opções que o Avast! oferece são muitas. Para tirar alguma outra dúvida, o Avast! ainda oferece a sua Central de Ajuda na tela principal.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero


    TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade