Antivírus

18/05/2011 17h51 - Atualizado em 10/11/2015 11h03

Como usar o Avast

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Avast é um dos antivírus gratuitos mais populares. Com recursos completos, a ferramenta permite fazer varreduras totais, específicas ou rápidas no computador, assim como mandar arquivos maliciosos para quarentena e fazer agendamentos. Além disso, o programa oferece estatísticas interessantes do sistema.

Avast ou AVG? Veja qual é o antivírus mais completo para Android 

Para ajudar a manter seu PC ou notebook protegidos, confira o tutorial e saiba como usar o Avast, desde a instalação no computador até o uso das ferramentas gratuitas. 

Avast Cover Photo (Foto: Avast)Confira como usar o Avast (Foto: Divulgação/Avast)

Instalação

Passo 1. Baixe a última versão do Avast no TechTudo Downloads. Execute o arquivo ao clicar duas vezes para iniciar a instalação. Clique no botão de “Instalação normal” e depois em “Continuar”;

Inicie a instalação do Avast no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie a instalação do Avast no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Aguarde o processo de instalação e confirme em “Terminar”. A tela inicial do Avast será aberta.

Conclua a instalação e execute o Avast no computador  (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Conclua a instalação e execute o Avast no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Escaneando o computador

Passo 1. Para iniciar a análise do PC em busca de infecções, clique em “Escaneamentos” e depois em “Escanear vírus”;

Conclua a instalação e execute o Avast no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Conclua a instalação e execute o Avast no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Selecione o tipo de escaneamento, no menu do topo. Há opções como “Rápido”, “Completo”, “Mídia Removível”, “Pasta” ou ao “Reiniciar”. Confirme em  “Iniciar”;

Escolha o tipo de escaneamento e inicie o processo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Escolha o tipo de escaneamento e inicie o processo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)


Passo 3. O processo será concluído com os possíveis problemas, arquivos maliciosos, e ao mostrar as soluções necessárias.

O processo será iniciado mostrando os possíveis problemas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)O processo será iniciado mostrando os possíveis problemas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Menu de Ferramentas

Passo 1. Em “Ferramentas”, no menu lateral, o usuário pode encontrar funções para “Secure line VPN”, que permite navegação “oculta” mais segura. Para usar, basta selecionar um local para formular o acesso e concluir no botão de “Conectar-se”;

Ferramenta de VPN do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ferramenta de VPN do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. No segundo item gratuito do menu de “Ferramentas” está a “Assistência Remota”. Com isso, você pode ser auxiliado por alguém com acesso à distância. Essa pessoa também precisa ter o Avast instalado no PC, além de enviar o código para parear;

Ferramenta para assistência remota do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ferramenta para assistência remota do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Já a ferramenta de “Disco de Recuperação” permite salvar as definições do Avast em uma mídia USB ou CD.

Ferramenta para criar disco de inicialização no Avast  (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ferramenta para criar disco de inicialização no Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Estatísticas

Passo 1. No menu lateral há o botão de “Estatísticas”, que permite acessar histórico e gráficos do funcionamento do Avast no computador. Uma nova janela será aberta com os “Dados Atuais” em gráficos interativos;

Acesse as estatísticas de funcionamento no Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as estatísticas de funcionamento no Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Essa função ainda mostra os “Dados históricos” com filtros de datas e módulos no topo. Por fim, o menu de “Componentes” permite saber o número de escaneamentos, vírus encontrados, quarentena e até atualizações.

Veja os dados e o histórico do Avast  (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja os dados e o histórico do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Registro/Conta

Passo 1. Para ter um acesso mais completo ao Avast, é fundamental criar um perfil. Para isso, acesse o menu de “Conta”. Depois disso, clique em “Registrar”;

Inicie o registro no Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie o registro no Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Escolha entrar pelo Facebook, conta do Google ou informar o e-mail pessoal. Confirme em “Criar nova conta”. Com isso, você receberá um e-mail de confirmação;

Escolha o método de acesso da conta Avast  (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Escolha o método de acesso da conta Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Em seguida, faça o login pelo e-mail no Avast ou pelas redes sociais. A tela inicial de perfil será aberta.

Faça o login e acesse sua conta do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça o login e acesse sua conta do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Comprar contra Premium

Passo 1. Para quem quer investir um pouco mais em recursos avançados no Avast, é possível atualizar para uma conta paga. A opção fica no menu “Conta”. Selecione “Compre uma nova licença”;

Faça a compra de um pacote pago do Avast se preferir (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça a compra de um pacote pago do Avast se preferir (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Depois disso, escolha o pacote que preferir e confirme em “Compre”;

Escolha o pacote e confirme no botão de Compre (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Escolha o pacote e confirme no botão de Compre (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Confirme as informações e clique em “Continuar”. A partir disso, basta concluir, ao adicionar as informações pessoais e de pagamento, para realizar a ativação da Conta Premium.

Adicione as informações de pagamento e pessoais e confirme para fazer a atualização do Avast  (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione as informações de pagamento e pessoais e confirme para fazer a atualização do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares