01/06/2011 21h22 - Atualizado em 14/07/2011 06h44

Formatando o Windows XP: deixe o seu PC novinho em folha

Arize Oliveira
por
Da redação

Nível de dificuldade: Intermediário
Número de passos: 12

Quando usar o computador passa a ser um desafio, formatar o sistema operacional pode ser uma boa opção. E ao contrário do que muitas pessoas pensam você não precisa pagar especialistas para executar a tarefa.

Você mesmo pode formatar o seu SO. Antes de mais nada vale lembrar que se você decidir formatar o Windows XP, salve uma cópia de tudo que estiver na sua máquina. Mesmo seguindo o passo a passo você pode ter algum problema e em todo caso você terá a salvo seus documentos e aplicativos importantes.

Como formatar o Windows XP (Foto: Divulgação)Como formatar o Windows XP (Foto: Divulgação)

Isso porque ao formatar o seu Windows XP você perde as informações que você uma vez salvou no sistema.

Logo, é mais do que importante fazer o backup do sistema. É essencial ter os arquivos que você não quer perder salvos em algum lugar para poder restaurá-los depois.

Outra coisa importante é lembrar que formatar o Windows XP corretamente demanda, dentre outras coisas, tempo e trabalho. Ainda mais se você for um usuário leigo. Sendo assim, avalie bem se é necessário formatar o SO.

É prudente analisar quais são as outras opções de solução disponíveis antes da formatação. Ainda mais com a quantidade de caminhos existentes para resolver problemas, seja com softwares ou no próprio sistema.

Nós do TechTudo só recomendamos a formatação do Windows XP nos casos de problemas sem solução aparente ou com caminhos mais longos. Do contrário, é melhor não arriscar a medida.

Se mesmo depois de algumas tentativas o desempenho do seu sistema continuar estranho, talvez formatando o Windows XP ele melhore.

E o que é formatar ?

O processo de formatação deixa o seu computador 'zerado'. Ou seja, formatando o Windows o seu PC fica limpinho. Isso porque essa medida apaga todos os arquivos contidos no seu disco rígido.

Depois que você deixar seu disco rígido vazio, será realizada uma nova instalação do Windows. Ou seja, você deverá instalar novamente os drivers e outros aplicativos que precisar. Por isso que ele fica 'novinho em  folha'.

Guardando tudo

Já salientamos a importância de fazer backup do sistema e aqui vai a listinha de componentes que não podem ser deixados para trás na hora de fazer uma cópia de segurança:

:: O antivírus e programas do gênero: para manter sua nova formatação segura é importante ter softwares de proteção. Você pode ter um CD de instalação desses programas ou então deixar para baixar algum antivírus depois.

:: O instalador do Service Pack no seu backup é útil para depois deixar o seu Windows compatível com diversos softwares atualizados.

:: Faça uma cópia dos seus drivers (aplicativos que fazem ligação entre as partes física e virtual do PC). Pode ser que você ainda tenha o CD com os drivers da sua placa mãe. Mas se não tiver é necessário fazer uma cópia deles. O software DriverMax pode ajudar nessa tarefa. Aproveite e salve o DriveMax também, porque ele será útil no momento da restauração.

Depois de ter salvado em um DVD ou em um pendrive os componentes essenciais você pode dar inicío ao seu processo de formatação no Windows XP. Também  vale lembrar que nessa dica você encontra algumas orientações padrões, o que significa que pode ser que no seu PC não funcione exatamente assim.

Isso varia de acordo com modelos e marcas dos dispositivos, mas no geral o passo a passo deve ser feito como é mostrado a seguir.

Passo 1. Tecle 'Delete' ou 'F2' na primeira tela exibida para acessar as opções da placa mãe. Aqui, você acessará a opção 'Advanced BIOS Features', irá selecionar a opção 'First Boot Device' e depois indicar 'CD-ROM';

Formatando o Windows XP (Foto: Divulgação)Formatando o Windows XP (Foto: Reprodução)

Passo 2. Depois de salvar, ligue o computador e insira o CD do seu Windows XP nele;

Passo 3. O sistema operacional irá sugerir 'Pressione qualquer tecla para iniciar do CD'. Clique em qualquer botão do teclado e aguarde o sistema ser carregado;

Passo 4. Quando a tela azul aparecer você deverá seguir as instruções para reinstalar o Windows XP nele.

Passo 5. Depois de aceitar os termos, duas opções aparecerão na tela. Tecle 'Esc' para reinstalar o Windows XP;

Passo 6. Selecione a partição que contém o seu Windows e a exclua, com a tecla D. Confirme a exclusão;

Passo 7. Selecione 'Espaço não particionado' e tecle 'Enter' para instalar o Windows XP neste espaço;

Passo 8. Escolha a opção 'Formatar a partição utilizando o sistema de arquivos NTFS' e aguarde a cópia dos arquivos e a reinstalação automática do sistema. Isso pode levar alguns minutos;

Passo 9. Depois disso, deixe o seu PC iniciar normalmente e siga orientações da tela. Antes dessa etapa era mais difícil descobrir o que fazer, mas a partir desse momento o Windows 'conduz' o usuário e indica o que deve ser feito.  No final desse processo seu Windows XP estará reinstalado;

Passo 10. Depois que o PC reiniciar você deve instalar os drivers do seu computador. E nesse instante o backup dos drivers entra em cena. Com o instalador do DriverMax, basta clicar em 'Importar Drivers' e selecionar a pasta salva com os aplicativos;

Passo 11. Depois da instalação, reinicie novamente o seu computador e depois instale o Service Pack. Em seguida será necesssário reiniciar mais uma vez o PC;

Passo 12. Agora é só instalar os outros aplicativos que você quer e voltar a usar sua máquina sem ter os problemas que você tinha antes.

Pode parecer difícil para iniciantes, mas você pode chamar algum amigo para ajudar também. E no final das contas você terá economizado um dinheiro formatando o Windows XP em casa, sem ter que pagar por isso.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Adrisson Prado
    2013-09-10T19:52:42

    no passo 1 eu nao consegui encontrar esse 'Advanced BIOS Features' nas configuraçoes da placa mãe, alguem me ajuda!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Hélio Godoy
    2011-11-14T17:59:26

    Só foi esquecido de comentar um erro muito comum. No passo 9 quando o PC reiniciar já no meio da formatação, vai pedir de novo pra apertar uma tecla pra iniciar pelo CD, e dessa vez não pode teclar em nada e deixar ele iniciar sozinho, mas muito bom esse tuto.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário