Sistemas Operacionais

11/07/2011 20h59 - Atualizado em 14/07/2011 06h37

Acesse os dados do Google Analytics no seu Android

Rudolfh Bantim
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Aplicativo: mAnalytics
Passos: 12

Você possui um blog ou site? E você sempre está de olho nas estatísticas para acompanhar de visitação dele? Então você deve conhecer e usar o Google Analytics, um serviço gratuito oferecido pela Google para otimização de sites.

O serviço é muito utilizado para campanhas de marketing e Google AdSense, através das estatísticas de visitação por dia, palavras-chave dos buscadores, número de páginas visualizadas, acesso de novos visitantes, geolocalização dos acessos, dentre outros recursos.

Estatísticas do site/blog nos últimos sete dias (Foto: Divulgação)Estatísticas do site/blog nos últimos sete dias
(Foto: Divulgação)

Agora, este serviço também está disponível gratuitamente na versão móvel para que você tenha acesso às informações do seu site/blog o tempo todo - e você pode fazer isso pelo aplicativo mAnalytics.

O app inclui recursos avançados para facilitar sua análise, como comparativos de períodos de acessos, gráficos e tabelas para cada relatório do número de novos e antigos visitantes, e quantas pageviews foram realizadas. Fique de olho nas suas estatísticas, instale o aplicativo e configure sua conta Google para acesso ao seu blog/site:

Passo 1. Busque o aplicativo mAnalytics na Android Market e instale;

Passo 2. Ao abrir o aplicativo, clique no menu do seu smartphone para configurar uma conta de acesso. Em seguida, clique em “Add Account”;

Passo 3. Digite seu usuário e senha. Depois, clique em “OK”;

Passo 4. Em seguida, clique na sua conta adicionada para acesso ao seu blog;

Passo 5. Para visualizar o blog, clique sobre ele. Você terá acesso a um menu com estatísticas de hoje até uma data específica;

Acesso as estatísticas

Passo 7. Clique em “Today” para acessar as estatísticas de visitação do dia, em “Yesterday” para visitação de ontem, em “Last 7 Days” para estatísticas dos últimos sete dias, em “Last 30 Days” para acesso aos últimos trinta dias, ou em “Custom date range” para inserir datas específicas para visualizar suas estatísticas;

Gráfico de Visitações no site/blog por período (Foto: Divulgação)Gráfico de Visitações no site/blog por período
(Foto: Divulgação)

Após escolher uma das opções para análise de suas estatísticas, você visualizará um relatório com o número total de visitas, pageviews, visitantes únicos, taxa de rejeição, tempo de acesso no site, novos visitantes, referência de acessos, palavras-chaves buscadas, ranking de posts visitados e o país de acesso dos visitantes.

Verificando sua principal fonte de tráfego

Passo 8. Para verificar as principais fontes de tráfego por onde seu visitante encontrou seu site, seja pelos mecanismos de busca, por links externos, ou até mesmo por acesso direto, clique em “Referrers”;

Analisando as palavras-chave mais buscadas

Passo 9. Para visualizar que palavras-chave foram mais buscadas, clique em “Search Terms”;

Post’s e artigos mais visitados

Passo 10. Clique em “Pageviews by title” para acesso aos seus post’s mais visitados;

Visualize a visitação por países

Passo 11. Para verificar de que países estão vindo seu maior público, clique em “Visit by country”;

Gráfico geral dos acessos

Passo 12. Clique no menu do seu smartphone, depois em “Line Chart” para acessar aos gráficos de visitação e pageviews. Em seguida, escolha uma das opções: “visits” ou “Pageviews”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares