Imagens

12/07/2011 12h56 - Atualizado em 28/02/2014 11h18

Aprendendo a criar linhas luminescentes no Photoshop

Ana Paula Guedes
por
Para o TechTudo

Nível: Intermediário
Aplicativo necessário: Photoshop CS5
Número de passos: 12

Para os usuários do Photoshop que gostariam de aprender a criar o seu próprio papel de parede ou flyers personalizados para festas e eventos, este tutorial será muito útil para ajudá-lo a conhecer um pouco mais sobre a ferramenta “Filter”, que disponibiliza diversos e diferentes filtros capazes de enriquecer o seu projeto. O tutorial foi dividido em 12 passos para facilitar a compreensão:

Resultado final (Foto: Reprodução/Ana Paula Guedes)Resultado final (Foto: Reprodução/Ana Paula Guedes)

Passo 1. Abra o Photoshop e crie um documento com o tamanho de sua preferência. No caso, optamos pelo tamanho convencional de 800 x 600 pixels;

Passo 2. Após a criação do documento, clique na ferramenta de seleção "Paint Bucket Tool" e deixe o seu fundo de tela na cor preta. Não existe recomendação de cor; isso também parte da sua criatividade;

Passo 3. Na barra de ferramentas, clique em "Filter", "Render" e "Clouds". O documento ganhará um aspecto esfumaçado;

Adicionando o efeito Clouds (Foto: Reprodução)Adicionando o efeito Clouds (Foto: Reprodução)

Passo 4. Clique novamente em "Filter". Ao abrir a janela, clique em "Pixelate" e "Mezzotint";

Passo 5. Ao clicar em "Mezzotinti", uma pequena janela será aberta com algumas opções de edição. Em "Type", escolha "Short Strokes";

Passo 6. A partir disso, vamos adicionar outro filtro. Na barra superior, clique em "Filter" novamente, vá até "Blur" e "Radial Blur". Deixe em 100 a opção "Amount".

No tópico "Blur Method", deixe com zoom. Em "Quality", deixe na opção "Best", para manter a qualidade da imagem em alta. Repita esse passo duas vezes;

Usando o filtro Twirl (Foto: Reprodução)Usando o filtro Twirl (Foto: Reprodução)

Passo 7. Adicione também em "Filter, a mistura "Twirl" (Filter > Distort > Twirl). Deixe em um ângulo de 120 graus;

Agora, siga cada passo desse tutorial com atenção, pois existem alguns macetes bem legais e um pouco mais complicados para obter o resultado desejado. Vamos lá?

Passo 8. Crie duas cópias do layer (documento) padrão da imagem (Layer > Duplicate Layer).

Passo 9. Deixe as duas cópias no modo “Lighten”, que está na própria barra de ferramentas, na lateral direita, em "Layers".

Criando os redemoinhos (Foto: Reprodução)Criando os redemoinhos (Foto: Reprodução)

Passo 10. Você precisará repetir, em cada cópia, o passo 7. Na primeira, use o ângulo de 120 graus padrão. Na segunda (que fará toda a diferença) você colocará um ângulo de 506 negativo (para criar um redemoinho inverso).

Após isso, o seu projeto está quase pronto! Basta deixá-lo da cor de sua preferência.

Passo 11. Pinte as cópias e o layer padrão (Se ele estiver bloqueado, basta clicar duas vezes e nomeá-lo para desbloquear).

Colorindo o rodamoinho (Foto: Reprodução)Colorindo o rodamoinho (Foto: Reprodução)

Passo 12. Vá para "Image", "Adjustments", "Hue/ Saturation". Na opção "Preset", se preferir, deixe no modo "Cyanotype" para a imagem ficar com um aspecto mais marcante.

Lembrando que, após entender o funcionamento dos filtros do Photoshop, você poderá criar novos documentos de maneira customizada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares