Sistemas Operacionais

27/07/2011 20h50 - Atualizado em 27/07/2011 20h50

Como habilitar o “Natural Scrolling” do OS X Lion no Ubuntu

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Aplicativos necessários: Natural Scrolling
Número de passos: 7

De acordo com a Apple, o Mac OS X Lion trouxe mais de 250 novidades. Uma delas é o Natural Scrolling, que nada mais é do que uma inversão no sentido de rolagem das páginas, com objetivo de tornar os gestos para rolagem de páginas o mais natural possível.

Natural Scrolling no Ubuntu (Foto: Reprodução)Natural Scrolling no Ubuntu (Foto: Reprodução)

Para quem usa mouse, a novidade não faz muito sentido, e pode mais atrapalhar do que ajudar. Mas se você aderiu ao Magic Trackpad, da Apple, ou usa o touchpad em um notebook, a mudança pode ser positiva - ao deslizar os dedos para baixo, por exemplo, a página descerá.

Para ter o Natural Scrolling e outros recursos em seu Mac, você precisará comprar a última versão do sistema operacional da Apple. Mas se você é usuário do Ubuntu, saiba que é possível habilitar a novidade do Lion em seu computador, e é isso que vamos fazer nos passos abaixo.

Executando aplicativo (Foto: Reprodução)Executando aplicativo (Foto: Reprodução)

Instalando dependências

Antes de instalarmos o aplicativo que simula o recurso do Mac no sistema da Canonical, precisaremos das seguintes dependências: CouchDB, Gawk e o Python Desktopcouch Application.

Passo 1. No Ubuntu, acesse o link a seguir:

apt://couchdb,python-desktopcouch-application,gawk

O navegador perguntará com que aplicativo você deseja abrir o link. Escolha o “Central de Programas do Ubuntu”, clique em “OK” e aguarde até que ele seja carregado;

Instalando dependências (Foto: Reprodução)Instalando dependências (Foto: Reprodução)

Passo 2. Clique no botão “Instalando 3 Itens”, no canto inferior direito da janela e, quando solicitado, digite sua senha do sistema e aguarde até o final do processo.

Ativando o Natural Scrolling

Passo 3. Finalmente vamos instalar o aplicativo Natural Scrolling. Para isso, baixe o arquivo DEB e salve-o em um local de sua preferência;

Passo 4. Para instalar o programa, basta dar um duplo clique sobre ele e aguardar até que a “Central de Programas do Ubuntu” seja carregada;

Passo 5. Por fim, clique em “Instalar” e, se solicitado, digite sua senha do sistema novamente;

Instalando o Natural Scrolling (Foto: Divulgação)Instalando o Natural Scrolling (Foto: Divulgação)

Passo 6. Pesquise por “Natural Scrolling” entre os seus programas e inicie o aplicativo. O programa funciona de forma discreta, adicionando apenas um ícone logo ao lado do relógio do Ubuntu;

Passo 7. Para inverter a rolagem de páginas, clique sobre o ícone do aplicativo e ative a opção “Natural Scrolling”;

Pronto! Se preferir, para que o Natural Scrolling inicie com o sistema, vá até o menu do programa, acesse “Preferences” e marque a opção “Start at login”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares