Tablet

27/07/2011 17h57 - Atualizado em 27/07/2011 17h57

De Fender a Ukulele: transforme seu iPad em um instrumento musical

Camila Porto
por
Para o TechTudo

Nível: Intermediário
Aplicativo necessário: Miso Music: Plectrum
Passos: 9

Tocar violão, guitarra ou baixo é uma coisa que muitas pessoas gostariam de fazer. Mas você compraria um instrumento apenas para dedilhar por alguns segundos? Se você ainda não está tão interessado a esse ponto mas tem um iPad, que tal então usá-lo para tocar um pouco? O Miso Music: Plectrum tem várias opções de instrumentos, que vão desde os instrumentos de corda mais tradicionais até opções mais incomuns, como o banjo ou bandolim.

Dentre as opções de instrumentos do Miso Music estão: violão, baixo, guitarra, banjo, bandolim, baixo de 5 cordas e - o mais curioso - Ukulele, famoso nas belas praias do Hawaii. Com um visual impecável, músicos profissionais e amadores certamente vão se surpreender com a fidelidade dos sons e dos instrumentos deste aplicativo.

Passo 1. Para começar a arrasar nas cifras, acesse o iTunes e faça o download do Miso Music: Plactrum.

Passo 2. Ao abrir o aplicativo, já é possível perceber o refinamento e cuidado com os detalhes de cada instrumento. Logo na abertura, uma réplica da Fender Stratocaster dá as boas-vindas aos músicos.

Passo 3. Para saber como funciona o Miso Music, toque no ícone que leva ao Tutorial, na área de músicas.

Passo 4. Mesmo que você já saiba tocar muito bem, vale a pena passar pelo Tutorial para conhecer as funções do app.

Passo 5. Assim que estiver pronto, vá até a estante de músicas e, no canto inferior esquerdo, toque em “Change” para conhecer as verdadeiras raridades que o app oferece para sua diversão.

Acervo de Instrumentos (Foto: Reprodução/Camila Porto)Acervo de Instrumentos (Foto: Reprodução/Camila Porto)

Passo 6. Toque em “Change Type” para conhecer as demais categorias de instrumentos. Ali é possível encontrar desde Fenders até banjos Eagle. O mais interessante é que cada instrumento possui um resumo de sua história, o que ajuda aos interessados a conhecerem melhor cada instrumento.

Passo 7. Ao escolher um instrumento, é necessário visitar a loja de músicas para encontrar as canções que você deseja tocar em cada um deles. Toque em “Library” e, em seguida, em “Shop Songs” para encontrar as cifras.

Loja de Músicas (Foto: Reprodução/Camila Porto)Loja de Músicas (Foto: Reprodução/Camila Porto)

Passo 8. Na loja de músicas, quem já acessa o iTunes vai se sentir em casa. Há cifras gratuitas, mas a maioria custa US$0.99. Ao lado de cada música há ícones indicando o nível de dificuldade e para qual instrumento ela serve. Obviamente, instrumentos mais populares possuem mais cifras.

Passo 9. Assim que comprar ou baixar a música, você é direcionado à estante de cifras e pode começar a se divertir imediatamente.

Passo 10. Caso você queira usar o Miso Music como um afinador musical, basta tocar no ícone “…”, na parte superior direita, para contar com um super afinador de instrumentos ou uma opção mais simples.

Afinador (Foto: Reprodução/Camila Porto)Afinador (Foto: Reprodução/Camila Porto)

Passo 11. Para tocar as músicas usando o seu instrumento de verdade, o Miso Music também tem uma outra função bem legal: basta escolher uma música e, quando a tela com as cordas se abrir, tocar no ícone com uma engrenagem para optar entre tocar pelo iPad ou com o seu instrumento.

O Miso Music é, sem dúvida, um dos apps mais bem produzidos e completos na categoria de simuladores de instrumentos. Com uma elegância inegável, seu acervo de músicas é interessante e a quantidade de opções, mesmo que gratuitas, permitem muita diversão.

Além disso, como mostrado, o aplicativo ainda possui um afinador de violão, guitarra e outros instrumentos de corda, o que pode ser muito útil antes de tocar a sua música preferida. Realmente vale a pena conferir este aplicativo impressionante.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares