Sistemas Operacionais

12/07/2011 19h25 - Atualizado em 14/07/2011 06h37

Desinstale programas a partir do menu de contexto do Windows

Emerson Alecrim
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Recurso necessário: MenuUninstaller
Número de passos: 4

Você acaba de instalar um software e, ao testá-lo, percebe que a ferramenta não corresponde às suas expectativas. Tudo bem, basta desinstalá-lo. Para isso, você deve recorrer ao "Painel de Controle" do Windows. Mas que tal executar esse procedimento de maneira mais rápida?

Nós vamos te ensinar a desinstalar programas usando o próprio menu de contexto do sistema - isto é, clicando com o botão direito do mouse no atalho do programa. Veja como a seguir:

Passo 1. A primeira coisa que você deve fazer é baixar o programa gratuito MenuUninstaller (compatível com as versões 7, Vista e XP do Windows). Perceba que o arquivo de instalação possui extensão .zip, portanto, é necessário utilizar um programa como o WinRAR para extraí-lo;

Passo 2. Depois de o programa ter sido extraído, clique em "setup.exe" para instalá-lo e vá clicando em "Next" até finalizar o procedimento;

Passo 3. Com o MenuUninstaller instalado, agora basta procurar o atalho do programa a ser removido, clicar nele com o botão direito do mouse e escolher a opção "Uninstall";

Removendo programas pelo menu de contexto (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)Removendo programas pelo menu de contexto (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)

Passo 4. O MenuUninstaller perguntará se você realmente deseja remover o programa. Vá em frente, clique em "Yes" para confirmar. Em seguida, o procedimento de desinstalação começará. Se, por algum motivo, a ferramenta não conseguir iniciar este processo, ele dará a possibilidade de abrir a opção "Desinstalar ou alterar um programa" do "Painel de Controle".

Confirmando a desinstalação (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)Confirmando a desinstalação (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)

Dica: se você utiliza o Windows 7 de 64 bits, o MenuUninstaller pode não funcionar corretamente na primeira tentativa. Mas esse é um problema fácil de resolver: localize a pasta da ferramenta - geralmente, "C:\Program Files (x86)\Leizer Soft\MenuUninstaller" -, clique com o botão direito do mouse em "MenuUninstaller" e marque a opção "Propriedades". Em seguida, vá à aba "Compatibilidade", marque "Executar este programa em modo de compatibilidade" e escolha a opção "Windows Vista"; e pressione "Ok". A partir daí, a ferramenta funcionará normalmente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares